Na obra “Utopia”, do escritor inglês Thomas More, é retratada uma sociedade perfeita, na qual o corpo social padroniza-se pela ausência de problemas e conflitos. No entanto, observa-se na realidade contemporânea, o oposto da coletividade sublime defendida pelo autor, uma vez que o Ensino a distância em questão no Brasil, apresenta barreiras, dificultando a concretização dos planos de More. Esse cenário antagônico é fruto tanto da negligência governamental em relação a ineficiência educacional, quanto da ausência de recursos tecnológicos fornecidos para os estudantes.
Precipuamente, é fulcral pontuar que o desleixo governamental tem sido um dos precursores para tal problema. Segundo uma pesquisa divulgada pelo IBGE por Amostra de Domicílios Contínua, o Brasil tem pelo menos 11,3 milhões de pessoas com mais de 15 anos analfabetas. Esse fator, é bastante grave e afeta diretamente a sociedade brasileira na formação de indivíduos capacitados intelectualmente.
Ademais, é imperativo ressaltar a falta de mecanismos tecnológicos como um problema agravante no ensino dos alunos. “No meio do caminho tinha uma pedra, tinha uma pedra no meio do caminho”. Essa afirmação do poeta e cronista brasileiro Carlos Drummond de Andrade, representa de maneira verídica os problemas enfrentados no Brasil, tendo em vista que, de acordo com pesquisas feitas pelo IBGE, cerca de 46 milhões de brasileiros não tem acesso à redes de internet, no que confirma ainda mais a afirmação de Drummond, tendo essa problemática como uma pedra na sociedade.
Portanto, diante dos desafios supramencionados, é necessário que o Governo Federal, na figura do Ministério da Educação, crie projetos Educação-Solidária, com o intuito de mitigar tais problemas. Por meio de ONG’S comunitárias, fornecendo meios de acesso à tecnologia e doando dispositivos móveis para os cidadãos estudantes que sofrem com essa desigualdade, a fim de romper as barreiras do Ensino a distância. Assim, a coletividade e união de todos, alcançarão a utopia de More.
O ENSINO A DISTÂNCIA EM QUESTÃO NO BRASIL (se possível, atribuam nota por favor, obrigado)
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cartola682
Na obra “Utopia”, do escritor inglês Thomas More, é retratada uma sociedade perfeita, na qual o corpo social padroniza-se(1) pela ausência de problemas e conflitos. No entanto, observa-se(2) na realidade contemporânea, o oposto da coletividade sublime defendida pelo autor, uma vez que o (3)Ensino a distância(4) em questão no Brasil, apresenta barreiras, dificultando a concretização dos planos de More. Esse cenário antagônico é fruto tanto da negligência governamental em relação (5)a ineficiência educacional,(6) quanto da ausência de recursos tecnológicos fornecidos para os estudantes.
1 – ‘na qual’ é um pronome, logo você deveria escrever “se padroniza”.
2 – vírgula
3 – letra ‘e’ deveria ser minúscula.
4 – vírgula
5 – ‘a’ tem crase aqui.
6 – não se usa vírgula entre ‘tanto… quanto’.
Precipuamente, é fulcral pontuar que o desleixo governamental tem sido um dos precursores para tal problema. Segundo uma pesquisa divulgada pelo IBGE por Amostra de Domicílios Contínua, o Brasil tem pelo menos 11,3 milhões de pessoas com mais de 15 anos analfabetas. Esse fator,(8) é bastante grave e afeta diretamente a sociedade brasileira na formação de indivíduos capacitados intelectualmente.(7)
7 – Esse repertório não tem relação com a educação a distância, além de que você argumentou muito pouco em relação a ele.
8 – não usa vírgula entre sujeito e verbo.
Ademais, é imperativo ressaltar a falta de mecanismos tecnológicos como um problema agravante no ensino dos alunos. “No meio do caminho tinha uma pedra, tinha uma pedra no meio do caminho”. Essa afirmação do poeta e cronista brasileiro Carlos Drummond de Andrade,(8) representa de maneira verídica os problemas enfrentados no Brasil, tendo em vista que, de acordo com pesquisas feitas pelo IBGE, cerca de 46 milhões de brasileiros não tem(9) acesso à redes de internet, no(10) que confirma ainda mais a afirmação de Drummond(11), tendo essa problemática como uma pedra na sociedade.(12)
9 – quando o sujeito está no plural, o ‘tem’ vem com acento circunflexo. No caso, ‘brasileiros’ está no plural, então escreve-se ‘têm’.
10 – ‘a’
11 – Na verdade, não confirma. Drummond não estava se referindo ao acesso do brasileiro à internet.
12 – Achei a argumentação superficial.
VictoriaSoutoo
Abordagem total do tema: Você abordou o tema de forma completa, o que é muito importante. ademais, ficaram algumas lacunas que poderiam ser melhor desenvolvidas.
Acrescente um pouco mais de sua opinião sobre o assunto abordado, e explore mais em sua conclusão.
Concordo com a nota da colega Isabela Melo Silva.
Vhgujkjkh
Olá, sua citação na introdução ficou boa,você apresentou perfeitamente os argumentos a serem desenvolvidos, porém sua problematização ficou muito superficial,desenvolva mais o problema.
No d1 você poderia ter desenvolvido mais as causas e consequências, citado quais são os aspectos que o Estado é desleixado, o que falta ele fazer.
No d2 senti falta do seu ponto de vista ,o parágrafo está expositivo
Eu gostei da intervenção ,tem todos os elementos e retoma a citação do início
Rafildees
Olá!! Parabéns pela sua redação!! De acordo com as competências do ENEM, acredito que tenha alcançado 1000, ou quase. Sendo assim, apenas aconselho a exemplificar mais os desenvolvimento. Por exemplo: no D2, poderia ter dado mais exemplos referente aos obstáculos da aplicação do ensino à distância.
Espero ter ajudado,
Continue assim 👏👏👏👏👏
pedromorete
O texto está realmente muito bom! Não apresenta erros de gramática e seu projeto de texto apresentou uma boa quantidade de informações que enriqueceu a dissertação.
Os dois parágrafos de argumentação não apresentavam uma consequência para o problema que você introduziu: “é fulcral pontuar que o desleixo governamental tem sido um dos precursores para tal problema.” Qual a consequência do desleixo governamental?
“a falta de mecanismos tecnológicos como um problema agravante no ensino dos alunos.” – Outro período de argumentação sem consequência.
Outro incômodo no seu texto foram as quantidades de repertórios que você utilizou. Realmente eles enriqueceram a dissertação, mas não trouxeram para ela a autoria necessária.
Fora isso, você usou bem os conectivos e apresentou uma ótima proposta de intervenção.
Nota: 840
Isabelamelosilva
Boa noite Willyan! Tudo bem? Tenho algumas pontuações a fazer em sua redação. Segue:
Introdução: você apresenta com objetividade o tema problematizado, a tese e os assuntos. Interessante utilizar Thomas More nesse tema. Sem nenhum desvio gramatical. Parabéns!
D1: bom parágrafo, faltou contextualizar mais e você cometeu um erro no uso da vírgula! Depois de “Esse fator” não é necessário pôr vírgula. Fora isso, interessante a ideia.
D2: não consegui observar com clareza o seu ponto de vista. Parece que você só colocou a citação e os dados, mas não contextualizou, não mostrou sua opinião. Seria interessante você contextualizar mais a citação e remover os dados do IBGE que você colocou, ficaria mais interessante e objetiva. Aí está muito expositiva.
Você colocou duas vezes os dados do IBGE. Não é recomendado.
Proposta de intervenção: senti falta de um pouco mais de detalhamento, fora isso, bom parágrafo!
Competência 1: 160
Competência 2: 120
Competência 3: 120
Competência 4: 120
Competência 5: 160
Total: 680