O enfrentamento de xenofobia no Brasil

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Na obra “utopia”, do escritor inglês Thomas More, é retratada uma sociedade perfeita, na qual o corpo social padroniza-se pela ausência de conflitos e problemas. No entanto, o que se observa na realidade contemporânea é o oposto do que o autor prega, uma vez que o enfrentamento da xenofobia no Brasil apresenta barreiras, as quais dificultam a concretização dos planos de More. Esse cenário antagônico é fruto tanto dos acontecimentos históricos da cultura, quanto dos outros preconceitos como racismo se juntam pela a xenofobia. Diante disso, torna-se fundamental a discussão desses aspectos, a fim do pleno funcionamento da sociedade.

Precipuamente, é fulcral pontuar que o ato de discriminação e preconceito que refugiados enfrentam deriva da baixa atuação dos setores governamentais, no que concerne á criação de mecanismos que cabiam tais recorrências. Segundo o pensador Thomas Hobbes, o estado é responsável por garantir o bem-estar da população, entretanto, isso não ocorre no Brasil. Devido á falta de atuação das autoridades, momentos históricos trouxeram uma imagem errada pela sociedade e trazendo o preconceitos de pessoas fora da nossa cultura, para isso a vítima deve denunciar, na delegacia mais próxima após sofrer qualquer discriminação. Desse modo, faz-se mister a reformulação dessa postura estatal de forma urgente.

Ademais, é imperativo ressaltar os demais preconceitos como o racismo como promotor do problema. Partindo desse pressuposto, a xenofobia e como outros preconceitos são crimes, que contém uma lei que são punidos os que praticarem qualquer discriminação. Tudo isso retarda a resolução do empecilho, já que outros preconceitos contribui para a perpetuação desse quadro deletério.

Assim, medidas exequíveis são necessárias para conter o avanço da problemática na sociedade brasileira. Destarte, com o intuito de mitigar o ato discriminatório, necessita-se, urgentemente, que o tribunal de contas da união direcione capital que, por intermédio do Ministério de direitos humanos, será revertido em mais segurança nas ruas e comércios, através de profissionais de segurança pública, e disponibilizar benefícios trabalhistas. Desse modo, atenuar-se-á, em médio e longo prazo, o impacto nocivo do preconceito xenofóbico, e a coletividade alcançará a utopia de More.

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3 Correções

  1. Olá, a sua redação está ótima em algumas formulações, mas atente-se sempre a deixar evidente a sua posição sobre o tema! E faltou o recursos de alguns usos do conectivos, usando eles, você consegue formular uma ideia ligada a outra, e uma contextualização melhor!
    Na proposta de intervenção, faltou também deixar os agentes mais claros, “o que?”, “Quem?”, “como?”.
    470, continue praticando, bons estudos!!

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  2. 1º parágrafo: “ Na obra “utopia”,” deve-se isolar o nome da obra por vírgulas.

    2º parágrafo: “… no que concerne á criação…” este ‘a’ possui crase. Bem como em “ Devido á falta de atuação das autoridades…”
    Neste parágrafo houveram alguns erros na grafia e acentuação.
    Lembre-se de manter a neutralidade no texto, não expondo opniões diretamente.

    3º: nesse parágrafo senti falta de argumentos, já q vc apenas expôs dados. No mais, faltou desenvolver mais os argumentos.

    4º: Lembre-se de citar com a primeira letra maiúscula o nome do agente da intervenção.
    Neste parágrafo, devem ser respondidas às seguintes perguntas: QUEM, O QUE, COMO E PORQUÊ. Nesse caso vc não detalhou COMO será feita a resolução do problema, logo, não atendeu todos os requisitos dessa competência.

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  3. Oi, Luana. Bom, irei corrigir a sua redação (de acordo com as competências do ENEM), não sou profissional, mas tentarei fazer o meu melhor.

    Competência 1: Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa.
    A sua redação apresenta desvios gramaticais, uso incorreto de vírgula, o artigo não segue o plural em alguns substantivos. Se atente mais um pouco a isso.
    NOTA: 120

    Competência 2: Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, nos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa.
    Entendi o que você tentou desenvolver no D1 e D2, porém, ao meu ver, fugiu um pouco do tema
    NOTA: 120

    Competência 3: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
    O D1 foi bem trabalhado, porém no D2 senti falta de argumentos que reforçassem a tese sobre os preconceitos.
    NOTA: 80

    Competência 4: Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
    Tente usar mais os conectivos, eles são usados em redações para ligar uma ideia a outra. Isso ajuda na compreensão do seu texto e que ele fique mais sólido na mente. Te aconselho a ver alguns vídeos no youtube explicando o uso correto dos conectivos.
    NOTA: 80

    Competência 5: Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
    Ação (o que?) Não ficou claro qual ação deve ser feita.
    Agente (quem?) “Tribunal de Contas da União”
    Efeito (para quê?) Não consegui achar o efeito na sua conclusão
    Modo (como?) “segurança nas ruas e comércios, através de profissionais de segurança pública, e disponibilizar benefícios trabalhistas”
    Detalhamento (explicação e exemplos) Senti uma carência de detalhamento, explore mais, dê exemplos, etc.
    Exemplo de conclusão:
    “Torna-se imperativo, portanto, que cabe ao Ministério da Cidadania, como importante autoridade na garantia dos direitos dos cidadãos brasileiros, facilitar o processo de retirada de documentos pessoais no Brasil. Tal medida deve ser realizada a partir do aumento de vagas ofertadas diariamente nos principais centros responsáveis pelos registros civis, além do estabelecimento de um maior número de funcionários, a fim de tornar o procedimento mais dinâmico e acessível, bem como garantir o acesso à cidadania aos brasileiros. Ademais, fica a cargo do Ministério das Comunicações estimular o engajamento social por meio de propagandas televisivas e nas redes sociais, com o fito de dar visibilidade à temática e assim assegurar os direitos cidadãos.”
    NOTA: 40

    C1: 120 + C2: 120 + C3: 80 + C4: 80 + C5: 40 = 440
    Concluindo, a dica que posso dar a você é praticar, a prática leva a perfeição. E é sempre bom ler algumas redações nota 1000 de vez em quando. Ademais, atente-se de que a conclusão deve estar em direta ligação com o que foi trabalhado os desenvolvimentos. ; )
    Qualquer coisa estou a disposição.

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