Durante a Ditadura Militar, pessoas foram mortas e seus corpos escondidos pelo regime acentuando a repressão e a angústia familiar. Diante disso, a atual desatenção a vulnerabilidade infanto-juvenil e a falta de manutenção em programas de segurança agravam o drama de crianças e adolescentes desaparecidos no Brasil. Nesse sentido, torna-se relevante analisar os efeitos do problema na sociedade.
A princípio, a negligência sociofamiliar a fácil persuasão de jovens e crianças desqualificam o teor humano da problemática. Segundo a ONG Mães da Sé, cerca de 40 mil menores de idade desaparecem anualmente no país, consequentemente, a ausência de uma maior mobilização social ocasiona o esquecimento dos casos. Dessa forma, a ocorrência de raptos e sequestros acaba sendo pré-determinada pelo perfil comportamental dos responsáveis.
Outrossim, o abandono do Estado na atualização de banco de dados compromete a resolução dos casos. De acordo com o pintor holandês Van Gogh, grandes ações são feitas por uma série de pequenos atos. Nessa perspectiva, é válido ressaltar que a má distribuição de câmeras de vigilâncias, policiais em zonas escolas e seguranças em espaços públicos alavancam a ação de criminosos. Logo, as falhas de medidas complementares acentuam a insegurança, pois, contrariam o viés de trabalho em equipe para a solução de problemas como dito pelo artista.
Faz–se necessário, portanto, medidas para atenuar o impasse. Para tanto, o Ministério da Educação deve propagar a temática, por meio da criação da Semana de atenção, explorando não só uma maior adesão de policiais fazendo rondas semanais em zonas escolares, como também o impacto informativo aos pais, esperando inibir a negligência social. Além disso, as Secretárias de Segurança Pública devem otimizar as buscas, por meio da adesão de novas contratações de profissionais, bancos de dados e filmagens online, a fim de amparar as resoluções. Assim, garantindo a proteção ao contrário da Ditadura.
FelipeReZ
Olá, bom dia!!
Segue a sua correção de acordo com as competências Enem.
C1: 200 ( Domínio da escrita formal da língua portuguesa)
C2: 200 (Compreender o tema e não fugir do que é proposto)
C3: 160 (Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista)
C4: 200 (Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação)
C5: 160 Respeito aos direitos humanos)
Total: 920.
Vhgujkjkh
Boa noite,
Na introdução,faltou a problematização ,você já foi logo citando os argumentos,além disso no 3 período ,você deveria colocar um fechamento de maior força
Seu D2 está ótimo ,boa argumentação ,porém no seu D1,acho que você poderia ter desenvolvido um argumento de maior força
Sua proposta de intervenção está muito boa,tem todos os elementos ,mas você deveria ter marcado de forma mais clara a finalidade,com um conectivo adequado:a fim,por exemplo
Competência I:180
Competência II:120
Competência III:180 Bom repertório
Competência Iv: 180
Competência V:200
brunafeyh83
No primeiro parágrafo precisa de vírgula depois de “regime”. Ótima contextualização, planejamento e tese bem definida.
Para concordar com negligência o verbo deve ser desqualifica.
O seu segundo parágrafo está confuso, sem escolha certas das palavras, muito vago.
Boa argumentação no terceiro parágrafo e boa conclusão dele.
A sua proposta de intervenção está ótima.
Nota: 780