Na série de gibis desenvolvidos pelo renomado escritor Mauricio de Souza “Turma da Mônica”, é retratada uma realidade utópica, onde os personagens são padronizados pela felicidade mútua e o total proveito da infância. Contudo, em contraste com a realidade descrita por Maurício, está o atual cenário da sociedade brasileira. Sob a ótica que, fatores como a desigualdade econômica e a ineficiência do setor jurídico do país vem contribuindo para o conceito democrático de direito integral à infância se tornar cada vez menos existente neste âmbito.
Em primeira instância, evidencia-se que a deficiente estrutura econômica do país, que é caracterizada principalmente por desigualdade, contribui para a perpetuação do problema. Nesse contexto, onde a incompatibilidade da renda de um cidadão de renda mais baixa com a manutenção financeira de um ciclo familiar o faz, muitas vezes, obrigado a colocar menores de idade no mercado de trabalho do país. Dessa forma, tornando a utilização plena do direito social da infância, previsto pelo 6° artigo da constituição federal, totalmente incabível.
Outro ponto relevante, nessa temática, é o conceito de instituições zumbis de Zygmunt Bauman, que afirma a existência dos órgãos estatais, no entanto não cumprem seus devidos papéis sociais. Assim, nota-se que o atual sistema judiciário exemplifica perfeitamente tal teoria, visto que, a imposição de penas leves somadas ao tempo extremamente prolongado de julgamento para a condenação de agressores físicos e sexuais de menores é muito presente no atual meio. Dessa forma, tornando a ação de tais indivíduos mais suscetíveis a ocorrer no âmbito nacional, evidenciando-se a ineficiência do estado no que diz respeito oferecer a devida segurança e tutela sobre as crianças e jovens do país.
Infere-se, portanto, que medidas são imperiosas para reverter o atual panorama. Para tal, é necessário que o governo federal juntamente ao Ministério da Economia, por meio de legislações trabalhistas, aumente o salário mínimo do país, com a finalidade de tornar as ações de menores no mercado de trabalho menos presentes. Outrossim, é cabível ao Ministério da Justiça, por meio de reformas no setor jurídico, aumentar os tempos de condenação de violentadores de menores e tornar o processo de julgamento mais rápido, para assim, tornar a vida pública dos jovens mais segura em meio a atual sociedade. Só assim, será possível a criação de uma realidade mais democrática e próxima da mostrada pela série de gibis “Turma da Mônica”.
Daniel Barbosa
Boa noite Pedro, tudo bem?
Sua introdução está muito boa;
Desenvolvimentos bons, porém ainda achei que você deveria se aprofundar mais em sua opnião e fazer um fechamento mais crítico, no mais tudo bem.
Intervenção muito boa, parabéns!!!
=====================
C1 = 160
C2 = 200
C3 = 180
C4 = 200
C5 = 200 ==================== 940 PONTOS
[email protected]
Olá!
Primeiramente achei sua citação sociocultural muito inteligente analisando o tema e o contraste entre eles que vc mostrou. Invista mais em conectivo, eles são fundamentais para que cada parágrafo complete o outro.
Gostei muito da sua proposta de intervenção e da sua estruturação no geral da sua redação.
Parabéns e não deixe de treinar pois a base de tudo é treino
Sou apenas uma estudante então é apenas o meu ponto de vista
jheniffer0407
Olá Pedro, ressalto que minha análise será de interpretação, e não de cunho profissional. Aliás, me chamo Jheniffer é um prazer ajuda-lo.
Primeiramente queria dizer que gostei bastante da sua introdução, porém, uma coisa ou outra prendeu minha leitura durante o período, o fato de você não especificar sua tese, me encontro perdida, mas ao reler sua introdução umas duas vezes, creio que a tese seja essa: ” desigualdade econômica e a ineficiência do setor jurídico” OBS: TENTE DEIXAR SEU TEXTO MAIS COESO E CUIDADO COM O USO DOS CONECTIVOS “(Sob a ótica que, )” deixou seu texto fraco. Ademais, notei erros de ortografia, onde deveriam haver vírgulas você não as colocou.
Aconselho que procure expandir seu vocabulário para deixar seu texto mais rico.
Na minha concepção sua tese ficou consistente, e você adiantou de maneira correta o seus desenvolvimentos.
Os dois desenvolvimentos na minha visão estão bem construídos, porém esses dois não tem relação DIRETA um com o outro, assim fiquei esperando dois desenvolvimentos de causa e efeito, e me frustou um pouco (vale ressaltar que é uma preferência minha e não uma regra do ENEM).
Achei as informações num geral muito soltas e sem aprofundamento, busque aprimorar-las e deixa-las mais concretizadas e objetivas.
por fim, achei a conclusão bem elaborada, mas não surpreendente(já esperada e dentro do senso comum) tente ser diferenciado e o corretor achará sua redação chamativa.
finalizo…
“Estudar é um privilégio e só o seu esforço pessoal te levará a conhecer pessoas e mundos que os acomodados jamais conhecerão!”
não cesse de estudar! qualquer coisa me chama no pv