O desmatamento na Amazônia e suas consequências

  • 1

Ao analisar a abundante floresta amazônica, é de se imaginar que ela seja inesgotável, acontece que o desmatamento é a intervenção humana que mais prejudica a sustentabilidade ambiental deste imenso ecossistema. Essas desflorestações acabam trazendo grandes consequências para a natureza: um grande desequilíbrio florestal, a perda da sua biodiversidade e a extinção de espécies.

Em primeiro plano, de acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), o desmatamento na Amazônia cresceu quase 85,3% no ano de 2019 em relação a 2018, foi a maior devastação registrada nos últimos cinco anos. O que alavanca esse impasse são as atividades humanas como: expansão agropecuária, atividade mineradora, extração de madeira para fins comerciais, extrativismo vegetal e as queimadas; que acabam intensificando o efeito estufa e contribuindo para o degelo e aumento do nível do mar.

Em segundo plano, de acordo com Theodore Roosevelt – ex presidente americano – “É nosso dever proteger o maior patrimônio nacional, pois a nação que destrói o seu solo, destrói a si mesma”, essa citação mostra o quanto a exploração humana com a natureza e a falta de preservação e reflorestamento causa diversos problemas, sendo eles: as mudanças climáticas, diminuição dos índices pluviométricos, desertificação e aumento de pragas e doenças. Além disso, afeta diretamente a vida dos povos indígenas, comprometendo a qualidade da água e o estoque pesqueiro do principal formador do Pantanal.

Consoante os aspectos supramencionados, a implementação de políticas públicas ambientais efetivas e perenes seriam totalmente eficazes nesse quesito, outro termo a ser mencionado é a eliminação do mercado de carne ilegal que é proveniente de uma área desmatada, junto ao apoio a usos sustentáveis da floresta e melhores práticas agropecuárias, somados a restrição drástica do mercado para produtos associados a novos desmatamentos, seriam formas de pôr um fim nesse grande problema.

Compartilhar

4 Correções

  1. Oi tudo bem ? Bom estou começando agora a estudar sobre redações e não vou poder fazer uma correção mais aprofundada e objetiva sobre sua redação ,porém, na minha visão sua redação está perfeita nota 10 pra você. Tenho certeza que conseguirá uma boa nota no Enem e realizar seus objetivos

    • 0
  2. Olá, irei ajudar como aprendi algumas coisas.
    -Na sua introdução poderia ter algum repertório, chamaria mais atenção do leitor.
    -Senti falta conectivos, nos desenvolvimentos seus repertórios ficarão relacionados com o que quis defender.
    – Aconselho a não usar gerúndio(ando,endo e indo), da ideia de uma coisa que não acaba.
    – Na conclusão deve conter os 5 eventos: agente

    • 0
  3. Oie!
    .
    — Você apresenta um bom repertório cultural. Continue assim!
    .
    — A competência 5 da redação do Enem exige que o aluno faça um detalhamento da proposta de intervenção. É importante lembrar que a proposta deve responder a quatro perguntas fundamentais:
    O que?
    Quem?
    Como?
    Para que?
    Foque bastante em responder essas perguntas, elas são responsáveis pelo detalhamento da conclusão e lhe garantirá uma boa nota.
    .
    — Você possui domínio da norma escrita, com alguns deslizes na pontuação. Também possui domínio da estrutura de uma dissertação, sabe posicionar os elementos que a compõe, como a introdução, o desenvolvimento e a conclusão.
    .
    Espero que tenha gostado da correção. Beijinhos! :)

    • 0
  4. OLÁ, gostei do tema da sua redação, se possível corrija a minha tbm
    Em suma, sua redação ficou muito boa, seu repertório é bom e mostra que vc tem conhecimento sobre o tema, a estética da redação está ótima. Parabéns .Fique atenta (o ) os pequenos erros.
    Competência 1:160 ( fique atento a pontuação, utilize sinônimos )
    Competência 2:200
    Competência 3:200
    Competência 4:160 ( apresente repertório diversificado de recursos coesivos )
    Competência 5:140 ( vc precisa detalhar a proposta de intervenção )

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.