O desemprego pode expandir em um aspecto alarmante durante os próximos meses

  • 0

 Em “A procura da felicidade”, o personagem Chris Gardner é um pai solteiro e desempregado que precisa viver em um abrigo pois não tem mais seu apartamento onde vivia com seu filho, e consegue um estágio não remunerado em uma grande empresa e empenha-se para mostrar seu potencial e evoluir. Diante disso, pode-se observar que o índice de desemprego acresce a cada dia mais, trazendo a relevância de disputa de cargos. Em vista disso é visível a desigualdade social perante aos fatos citados acima, contudo, é fundamental analisar as razões que tornam essa problemática uma realidade no mundo contemporâneo.

      Em primeiro lugar, é imprescindível não abordar o fato de que a sociedade atual é correspondente aos acontecimentos históricos, durante a idade média os reis,se aproveitavam de seus servos, por conseguinte podemos enxergar traços dessa época nos dias de hoje.

Atualmente no Brasil a taxa de desemprego aumenta a cada dia, de acordo com IBGE, 12,8% dos brasileiros estão desempregados, os empresários se aproveitam de crises para reduzir salários e aumentarem seus lucros às custas dos empregados. Contudo presenciamos inúmeros fatores relacionados a isso, que impedem uma sociedade igualitária para todos, em vista disso o desemprego segundo o ministério da saúde, pode também contribuir para um índice extremamente alto de suicídios, depressões e ansiedades.

     Ademais, outro fator a salientar é a falta de oportunidades que a classe mais baixa percorre diante ao mercado de trabalho, em virtude de que atualmente as empresas contam com um desenvolvimento do uso das tecnologias, que consequentemente não é disponível para todos, devido a desigualdade social. Muitos brasileiros introduzem-se muito cedo em qualquer contratação disponível, e sua carreira pode ficar limitada, diante aos cargos disponíveis nos dias de hoje, no entanto quando um funcionário perde seu emprego, possivelmente irá arranjar um emprego justo e que supra suas necessidades. Além disso grande parte das taxas de violência contra mulher estão relacionadas a esses fatores, em vista que a sociedade atual é excessivamente machista, onde relaciona-se o homem como nascente de subsistência à família.

     Torna-se evidente, portanto, que o desemprego pode, e está provocando imensuráveis problemas a nossa sociedade atual, cabe ao Ministério do Trabalho e Previdência Social (MTPS), que invista em infraestrutura para resolver os impasses, por meio de novas leis que tenham como alvo o crescimento da economia brasileira, e de igualdade a todos como consta na constituição federal. Rumo ao amplo acesso de todos os cidadãos, de modo que todos tenham acesso a cursos profissionalizantes, que complementam para um avanço mais adequado, tanto para o funcionário, quanto para a empresa. 

Compartilhar

1 Correção

  1. amos aos comentários? Sua redação no geral está bem escrita e estruturada, coesa e coerente do começo ao fim e tem uso diversificado de recursos coesivos, e você demonstrou ter um domínio razoável de gramática e da variedade padrão da língua. Entretanto, antes de tudo, recomendamos que você se atente mais à Competência I: atente-se ao uso da vírgula. Confira algumas aulas do MeSalva! sobre o uso da vírgula, na parte de Língua Portuguesa!. Há também uma playlist no Youtube. Pesquise “mesalva pontuacao” e aparecerá nas primeiras indicações. Apesar disso, achamos que seu texto ainda necessita desenvolver o tema e seu ponto de vista. Para isso, primeiramente, traga repertório sociocultural adequado para o tema, bem como mais exemplos e informações que mostrem o que são e como ocorrem, efetivamente, essas dificuldades de acesso ao mercado de trabalho. É necessário ainda mostrá-las mais claramente ao leitor, de modo a ilustrar a realidade do tema. Com relação à Competência III, seria interessante dizer algo a mais acerca do que você trouxe: algo que ainda não tenha sido dito, visto ou percebido por ninguém, algo que chame sua atenção. Por que isso tudo ocorre? Quais são as consequências disso tudo, a longo prazo? O que essas causas têm a ver com a dificuldade de acesso ao trabalho? Pense mais no tema, tendo essas perguntas como norte. Relativo à Competência IV, procure utilizar mais recursos coesivos variados (como pronomes, catáforas, anáforas, conjunções). Evite a repetição de conjunções, por exemplo. Por fim, relativo à Competência V, seu texto teve garantidos a ação, o agente e o efeito, mas sentimos falta de um meio mais concreto e do detalhamento que possam tornar essa proposta mais exequível. Também não são necessárias duas propostas, apenas uma, nem com tanto detalhamento, por questão de espaço. Aguardamos sua próxima redação! Um abraço e bons estudos!

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.