o desemprego no brasil contemporâneo

  • 1

“Nada é permanente, exceto a mudança” Heráclito de Éfeso afirma algo incontestável e muito presente na questão do desemprego no qual observava-se um futuro incerto. O desemprego não acarreta problemas apenas na economia, mas também em cultura, educação e qualidade de vida. Diversas questões são a chave para desencadear a demissão de funcionários, ou a falência de empresas e pequenos empreendedores, dentre elas crises econômicas e de saúde pública em soma com um rápido desenvolvimento de tecnologias no setor industrial e comercial.

Crises apesar de passageiras deixam sempre rastros e cicatrizes por onde passam, o desemprego é uma dessas consequências, tal qual afeta a vida de milhões de brasileiros que se encontram em situações de busca por serviço incansável e sem sucesso. Em 2020 o mundo está passando por um ano mais do que difícil, enfrentar uma pandemia afeta todas as áreas de um país, educação, saúde e economia podem facilmente serem aqui citadas. Com as medidas de quarentena adotadas durante a proliferação da doença, quase todos os ambientes foram afetados, ocasionando uma queda drástica nos lucros resultando na necessidade de demissão de funcionários e gerando falência de pequenos empreendedores.

Após o ano de 1760 tem-se o início da relevante revolução industrial, em que a maquino fatura ganha um espaço importante nas indústrias da época e perdura até os dias atuais. Todavia foi palco para muita insatisfação da parte de funcionários que foram substituídos por essas máquinas, levando a perca de seus trabalhos. Ademais na atualidade é possível visualizar um cenário parecido, diversas profissões encontram-se aos poucos em extinção, visto que máquinas custam mais barato do que mão de obra humana, tornando mais vantajoso para o contratante.

Em suma para cortar o mal pela raiz, é crucial que o governo atue efetivamente na luta contra o desemprego fornecendo toda ajuda necessária ao funcionário inativo. Realizando de forma rápida e eficaz a liberação de auxílios emergências, como visível no atual cenário brasileiro em vista da pandemia, além de não negligenciar no pagamento do seguro desemprego, para que assim o funcionário não fique desamparado. Desse modo o Brasil fará jus ao lema de sua bandeira.

 

 

 

 

Compartilhar

1 Correção

  1. “Nada é permanente, exceto a mudança” Heráclito de Éfeso(1) afirma algo incontestável e muito presente na questão do desemprego no qual(2) observava-se(3) um futuro incerto(4). O desemprego não acarreta problemas apenas na economia, mas também em cultura, educação e qualidade de vida. Diversas questões são a chave para desencadear a demissão de funcionários, ou a falência de empresas e pequenos empreendedores, dentre elas crises econômicas e de saúde pública em soma com um rápido desenvolvimento de tecnologias no setor industrial e comercial.
    (1)- tinha que tem uma vírgula separando o autor da frase
    (2)- o certo é “o qual” já que vc esta falando o desemprego e não de um lugar
    (3)- a palavra ficou estranha na frase, fazendo a frase perde o sentido.
    (4)- essa frase ficou sem sentido devido esse final, por que o futuro incerto ficou jogado nela.
    ESPERO TER AJUDA

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.