Desde a colonização portuguesa no Brasil, foi doutrinado a cultura eurocêntrica, aos povos nativos da época, o qual é “correto” a utilização de vestimenta, valorização dos bens materiais e a religião cristã portuguesa. E assim foi se concretizando na sociedade até os dias atuais, no entanto, houve resistência desses povos tradicionais e alguns vivem até hoje, porém essas minorias vivem marginalizadas da sociedade só por ter hábitos diferentes do da grande maioria, na maioria das vezes sem o respeito e direito necessário.
Segundo Marx ser humano é um ser social, e tendo isso em vista é possível compreender que a marginalização das comunidades tradicionais se deve ao medo de que o ser seja isolado, sendo assim o mesmo segue tradições a qual a maioria segue para fazer parte de um grupo ou sociedade.
Além do ser social existe a questão da sociedade capitalista que coloca o valor em bens materiais, também mencionado pelo filosofo Marx, sendo assim mais um fator dificultoso para a inclusão desses povos, pois sua cultura tem foco no sustento pessoal e coletivo ou seja eles trabalham em comunidade para sobrevivência, enquanto a cultura eurocêntrica visa o desenvolvimento pessoal e a ambição cada vez maior.
Tendo esses fatores em vista, é importante que o ministério da educação desenvolva projetos de lei as quais visam a educação das crianças explicando a importância que os povos tradicionais tem para a nação, com palestras ou até mesmo uma intervenção na grade de horário para que haja aulas sobre os povos originários, além da ação governamental em relação de marcação territorial e fiscalização para que a lei 5° da constituição seja cumprida e os direitos humanos estejam a salvo.
Kaline Lemos da Cruz
Olá, Patrick! Costumo corrigir minhas as redações focando no que é mais necessário, por isso não estranhe a nota, pois ela não reflete teu potencial. Ok?
Bora lá!!!
Pontos positivos:
– texto claro
– ponto de vista defendido
– conectivos alinhados e coesos
– citações válidas
Pontos negativos:
– Erros de ortografia (principalmente, uso da vírgula)
– Citação sem aspas
– Senti falta de conectivos mais consistentes
– Erros de ortografia
– Repertório raso e no desenvolvimento houve um “apego” ao Marx que poderia ter sido substituído por outro (no parágrafo seguinte) sem maiores problemas
Sendo assim:
*Introdução: 160
*Desenvolvimento 1: 160
*Desenvolvimento 2: 160
*conclusão: 160
Total: 640
Corrigi com os mesmos critérios que utilizo nas minhas redações. Sei que faltam pontos a serem abordados, porém eu destino meu foco para esses 4 elementos, pois se eles vão bem todo o resto irá.
VOCÊ É CAPAZ DE FAZER, AINDA, MELHOR.
EU ACREDITO EM VOCÊ!!!📝🤝🏻
Alessandraciic
1. Domínio da escrita formal em língua portuguesa
Bom domínio da língua portuguesa com poucos desvios. 160
2. Compreensão do tema e aplicação das áreas de conhecimento
Fundamentação previsível e conhecimento mediano do texto dissertativo-argumentativo.120
3. Capacidade de interpretação das informações e organização dos argumentos
Defende uma tese de forma organizada, com indícios de autoria. Capaz de apresentar opiniões, fatos e informações relacionados ao tema. 160
4. Domínio dos mecanismos linguísticos de argumentação
Coesão pouco diversificada, articulando o texto de forma mediana. 120
5. Capacidade de conclusão com propostas coerentes que respeitem os direitos humanos
Apresenta proposta relacionada ao tema e articulada com a argumentação desenvolvida.160
Total: 720 pontos
Sua redação está boa, só faltou mais desenvolvimento sobre o tema, explorar mais o repertório sociocultural. É um tema que tem muitos referências que podem ser usadas.
O D1 e D2 ficaram parecidos. Pouca exploração de outros elementos.
Gostei da sua conclusão, mas não está tão alinhada com o texto como um todo.
Matheus1021
Parabéns pela redação.
No entanto, algumas observações:
1- Achei que faltou detalhamento nos desenvolvimentos, também ficou muito curto;
2- Faltou fechamento na conclusão e nos desenvolvimentos;
3- Não conseguir identificar a tese da redação;
Corrigindo, aprimorando e fazendo redações você chegará aos 900+
Recomendo ler redações nota mil, pois ajuda muito.