Durante a idade média, nos idos do século XV, era comum às elites da época a prática de aplicação de penalidades que resultaram na morte de inúmeros cientistas que “ousavam” desafiar os limites do saber. Saindo do fato histórico, é fato que, a falta de valorização do cientista, bem como a escassez de recursos e de infraestrutura, provocam o êxodo dos talentos profissionais de nosso país.
Em primeiro lugar, é latente que, os centros de pesquisa e ciência no Brasil necessitam, urgentemente, de investimentos em infraestrutura e de novos saberes nesse campo. De acordo com o CNPq, os recursos relacionados ao segmento de ciência e pesquisas devem zerar em 2019. Por analogia, é como se estivéssemos na Idade Média e “matássemos a ciência e seus pesquisadores. Por conseguinte, é mister que precisamos de novas fontes de investimentos, além do público, que podem ser financeiros e/ou de incentivos a ciência e pesquisa, por meio da valorização do cientista, por exemplo.
Segundamente, a retenção de talentos passa pela valorização do profissional e da ampliação do seu campo de atuação. No filme, “O Jogo da Imitação, que retrata a história de um jovem cientista que cria uma máquina para decifrar os códigos do exército alemão e resulta na vitória dos aliados na 2a Guerra Mundial. Isso posto, verifica que tal fato reflete, sobremaneira, a importância da valorização do profissional em sua área de atuação.
Enfim, diante da problemática apresentada, urge que o Estado, por meio do Ministério da Ciência e Tecnologia, reserve recursos para investimento em infraestrutura e crie campanhas de incentivo voltadas às empresas privadas para que promova e valorize o cientista. Ademais, faz necessário tornar a execução de seu conhecimento em solo pátrio, prazeroso e rentável, para que estes possam continuar em nosso país, decifrando códigos de toda ordem e que possam vencer a guerra contra o êxodo de talentos formados e qualificados “em nossa pátria mãe gentil.”
MaryP
Olá! Vou corrigir seu texto por competência e depois com a nota final!
C1 – Cuidado com o queísmo, a repetição de “que”, substitua por “a qual”, “o qual”. // Faltou fechar aspas em algumas situações. // Faltou a vírgula na conclusão, antes de “para que”. NOTA: 180 PONTOS.
.
C2 – Achei super válido as visões de mundo utilizadas! NOTA: 200 PONTOS.
.
C3 – Analisando a estrutura de informações, na introdução o tema da redação tem que se fazer presente, acho que faltou isso para ela ficar completa. Visão de mundo + reafirmar o tema afirmando ser um problema + teses. /// No 2° parágrafo você utilizou uma sigla, para deixar sua informação mais clara seria necessário colocar o nome completo dessa sigla, além disso faltou mais crítica nos dois parágrafos, baseie seu ponto de vista criticando com o auxílio de adjetivos. NOTA: 140 PONTOS
.
C4 – Os conectivos foram bem empregados, no caso sua coesão textual ficou muito boa, entretanto no 1° parágrafo é colocado como início de um período a palavra em gerúndio “saindo..”, nas redações evite sempre o gerúndio, pois para o corretor isso é visto como falta de gramática sua em não empregar um conectivo no lugar do gerúndio. // Na conclusão você repetiu duas vezes a expressão “para que”, a qual pode ser substituída por “com o intuito de”, “com o fito de”. // Cuidado com a repetição de palavras como “cientistas”, utilize sempre sinônimos. NOTA: 160 PONTOS
.
C5 – Na conclusão modelo ENEM, a regra é colocar duas propostas de intervenção, no seu texto eu vi apenas uma sem detalhamento e no fim uma grande finalização. No modelo ENEM basta responder essas perguntas: quem vai fazer / o que vai fazer / como vai fazer (detalhado) / o intuito da ação. Se montar duas intervenções respondendo bem essas perguntas você fecha a competência. Faltou detalhar, as campanhas serão em quais veículos? Como vai ser essa abordagem? NOTA: 120 PONTOS
.
NOTA FINAL: 800 PONTOS
.
Considerações finais: Redação bem escrita, parabéns! Apenas falta pegar essas dicas e continuar escrevendo que chegará na nota máxima.
thatsu
Nota = 920
Competência 1 = 160 pontos. O candidato apresenta um bom domínio da escrita, mas com alguns desvios. Procure fechar as Aspas que você usa no texto.
Competência 2 = 200 pontos. O candidato compreendeu a o tema e aplicou um repertório legítimo e muito eficiente.
Competência 3 = 200 pontos. Os fatos foram muito bem selecionados e explicados em todo o texto.
Competência 4 = 160 pontos. O texto estava bastante coercivo, mas houve uma repetição da palavra “fato” extremamente desnecessária na Introdução.
Competência 5 = 200 pontos. A conclusão apresentou todos os elementos necessários, apenas tente melhorar o 5º elemento ” DETALHAMENTO”.