No contexto da sociologia moderna, Pierre Bordieu comenta a força das violências simbólicas na sociedade. Estas que, sendo caracterizadas como formas invisíveis de violência adotadas por meios simbólicos de comunicação e conhecimento, podem ser associadas à prática da pedofilia. Nessa perspectiva, o ato criminoso se vale de persuasão ideológica à figura infanto-juvenil, que carece de senso crítico e poder de fala na defesa da situação. Logo, viabilizado pelo processo de adultização infantil e ofuscado na luta social, pela invisibilidade aos olhos da vítima, a questão urge soluções no vínculo social-familiar.
A priori, como principal meio de influência da pedofilia, a adultização do modo de vida infantil retoma valores da Grécia Antiga. Em Esparta, por sua vez, o militarismo era caracterizado pela introdução de crianças a partir dos sete anos no treinamento para guerras. De modo análogo, no hodierno, a juventude é caracterizada pela indução de valores adultos e sexuais, como o Funk vem se desenvolvendo: o estilo musical brasileiro apresenta clipes musicais com crianças, em um ambiente de sexualização, como o caso da cantora Mc Melody – alvo de críticas e acusações em relação à erotização de sua figura para fins publicitários e econômicos. Assim, percebe-se que os valores da infância são substituídos pelo interesse externo e adulto e a formação criativa e de lazer da criança é comprometida.
Em seguida, a violência simbólica da pedofilia é apartada por motivações familiares e pela inocência infantil. Nesse meio, o papel paternal é o principal caminho que difunde tais práticas. Historicamente, também na Grécia Antiga, atestava-se a passagem da infância para a suposta adolescência por meio de relações sexuais com adultos, em maioria, de elo familiar. Nesse contexto, um levantamento realizado pela UFRGS revelou o percentual de mais de 75% na participação de conhecidos nos atos de estupro, o que revela um impasse na denúncia da situação: a coerção pela figura familiar e a vulnerabilidade frente à força adulta. Portanto, a ideia de normalização do ato configura o perigo de tal conjuntura.
Sendo assim, é notória a repetição histórica do cenário espartano no que diz respeito à adultização do pensamento infantil, o que leva à pedofilia. À vista disso, é inadiável que o Ministério da Educação amplie o conhecimento das crianças sobre tal condição, por meio da implantação de aulas de educação sexual nas escolas e da conciliação do poder do Ministério da Justiça na denúncia, através do ambiente escolar e da grade introduzida, de tais atos. Assim, o vínculo familiar, escolar e social é fortalecido pela cooperação na mitigação do ato criminoso e na visibilidade dessa “violência simbólica”.
[email protected]
Introdução: ótima abrangência do tema, no entanto a contextualização( filme, fato histórico…), foi executada por meio de uma citação. Dessa forma, seria proveitoso se você invertesse, ao invés de citar o sociólogo na introdução, o colocasse no desenvolvimento 1, abrangendo a alusão histórica na introdução. Além disso, faltou sua tese( parte do texto, na qual você abordará o que irá falar nos dois desenvolvimentos).
Desenvolvimentos: Ótima argumentação, mostrando uma boa prática dissertativa. ( OBS! faria a inversão citada acima.)
Conclusão: Desenvoltura ao abordar os 5 elementos da conclusão. Parabéns
Competência 1:Parabéns, a estrutura sintática do seu texto ficou excelente! Siga praticando para continuar assim.Sobre os desvios, também não tem mistério: continue praticando.
Competência 2: você apresenta repertório legitimado no desenvolvimento, é necessário repertório aprofundado na introdução, siga praticando!
Competência 3:Seu projeto de texto está muito bom, mas ainda tem poucas falhas. Revise-o com calma. Você está quase lá, mas não deixe nenhuma informação mal contextualizada. Exemplo: ao fazer uma afirmação como “o desemprego é ruim para o país”, é preciso dizer o porquê.
Competência 4:A presença de elementos coesivos em seu texto é expressiva. Muito bem! Quanto à repetição, há raras ou nenhuma
Competência 5: uma proposta de intervenção com os seguintes elementos: agente (quem faz?), ação (o que faz?), modo/meio (como faz?), efeito/objetivo (para que faz?) e detalhamento. Em seu texto, há todos eles. Parabéns!
Lucy2004
Vamos lá
Achei a sua redação ótima continue assim progredindo a cada dia, porém com alguns erros de fácil resolução.
Então, sobre a sua introdução você começou bem, com um repertório pertinente, entretanto, teve uns erros de pontuação que dificultaram a compreensão do textos. Ficaria bom assim:
No contexto da sociologia moderna, Pierre Bordieu comenta as(TEM QUE SER NO PLURAL) força das violências simbólicas na sociedade,(substituir por uma vírgula) estas que, sendo caracterizadas como formas invisíveis de violência adotadas por meios simbólicos de comunicação e conhecimento, podem ser associadas à prática da pedofilia no Brasil. Assim ficaria mais compreensível.. mas gostei do seu repertório e relacionou bem com o tema.
Sobre a outra parte ficou meio confuso,
Nessa perspectiva,(ESSE CONECTIVO FOI PERFEITO) o ato criminoso se vale de persuasão ideológica à figura infanto-juvenil, que carece de senso crítico e poder de fala na defesa da situação.(FICOU MEIO CONFUSO, QUE PERSUASÃO SÃO ESSAS?) Logo, viabilizado pelo processo de adultização infantil e ofuscado na luta social(faltou um conectivo) pela invisibilidade aos olhos da vítima, a questão urge soluções no vínculo social-familiar.(NÃO ERA BOM TER COLOCADO ESSA PALAVRA SOCIAL -FAMILIAR)
Certo sobre o seu desenvolvimento um você começou bem com um tópico frasal sobre a sua primeira causa e você apresentou um repertório de analogia do passado para o presente mas teve algum erros de pontuação.
De modo análogo, no hodierno, a juventude é caracterizada pela indução de valores adultos e sexuais, como o Funk,(era pra colocar vírgula) esse gênero de música (seria bom colocar essa frase pra dá fluido no texto) vem se desenvolvendo(tirar esse dois pontos) com o estilo musical brasileiro,(vírgula) apresentando clipes musicais com crianças, em um ambiente de sexualização(sem vírgula) como o caso da cantora Mc Melody – alvo de críticas e acusações em relação à erotização de sua figura para fins publicitários e econômicos-. ASSIM FICARIA MELHOR SUA REDAÇÃO
CERTO VOCÊ CONCLUI COM PERÍODO CONCLUSIVO MAS FALTOU UM POUCO DE DETALHAMENTO NO SEU DESENVOLVIMENTO
Sobre o seu desenvolvimento 2, você começou com um tópico frasal e relatou que o papel paternal era um dos motivos, mas não explicou logo depois, ficou vago .depois você apresentou um repertório, mas não relacionou ele com o que você tinha citado anterior sobre a figura paternal e apresentou outro dado estatístico, porém não explicou e já foi colocando uma frase conclusiva.
Sobre a sua conclusão achei ótima, você voltou com suas causas e o tema isso foi bom, você apresentou uma intervenção isso foi bom, mas teve alguns erros de pontuação.. e também voltou trazendo repertório de volta isso é ótimo!
O que eu aconselho é: estudar pontuação e estudar a estrutura da redação.
Espero ter ajudado bons estudos e que logo logo venha os 900+