Iniciante

O desafio do combate a obesidade na sociedade brasileira.

  • 1

Na obra “Utopia”, do escritor inglês Thomas More, é retratada uma sociedade perfeita, na qual o corpo social padroniza-se pela ausência de conflitos e problemas. No entanto, o que se observa na realidade contemporânea é o oposto do que o autor prega, uma vez que o combate a obesidade no Brasil ainda é um desafio o qual dificulta a concretização dos planos de More. A partir desse contexto, é fundamental discutir a causa da obesidade presente na sociedade, bem como o principal impacto dessa questão para os indivíduos, a fim de propor medidas que, de fato, combatam tal problema.

O primeiro aspecto a se considerar é a mentalidade capitalista advinda do governo como um problema. De certo, isso ocorre pelo falo de o indivíduo colocar o lucro acima das relações interpessoais e não se preocupar com os efeitos disso. Do mesmo modo, a mercantilização de produtos essenciais também torna-se prejudicial de alguma forma, uma vez que para obter uma alimentação de qualidade, no Brasil, custa caro e as pessoas muitas vezes não têm condições favoráveis para se dar ao luxo. Logo, percebe-se que o aumento de peso da população está ligado a fatores econômicos e culturais atingindo principalmente o público infantil como discutido no seriado “Ginny e Georgia”, no qual o diretor prefere distribuir fast food como café da manhã na escola por sair mais barato e agradar as crianças.

Ademais, é inegável que o excesso de peso acarreta em sérios problemas para a saúde humana. Isso se dá pelo fato de que, a pessoa ao estar com sobrepeso pode criar motivos de diversas doenças metabólicas como a hipertensão, a diabete tipo 2 e o sedentarismo. Também, a naturalização de problemas  sociais tem como reflexo uma população ignorante frente aos hábitos alimentares ideais, tendo assim jovens e adultos em que 8,4% são obesos e mais de 30% das crianças apresentam o nível de peso muito acima do ideal, segundo uma pesquisa feita pelo Ministério da Saúde.

Portanto, é necessário que se obtenha uma visão revolucionária sobre tal questão. Para mitigar o problema, o Ministério da Saúde junto com a OMS (Organização Mundial da Saúde) deve criar o movimento “alimento bom é aquele que nos faz bem”, que deve ocorrer duas vezes por mês nas escolas do fundamental e ensino médio. Tal ação acontecerá, por meio de palestras com os pais e os mestres, ministradas por um nutricionista e um professor, a fim de ensinar aos alunos sobre a importância da prática de exercícios físicos e uma alimentação adequada. Desse modo, atenuar-se-á, em médio e longo prazo com a diminuição da obesidade alcançara a utopia de More.

Compartilhar

4 Correções

  1. Introdução: contextualizou e explicou o tema. Apresentou sua tese de forma clara ao leitor. Você poderia ter apresentado seus breves argumentos na tese. Não é necessário mas isso demonstra um projeto de texto que pode te ajudar na competência 3.

    Desenvolvimentos: apresenta o tópico frasal, argumentação e conclusão. Para sempre tornar seus repertórios produtivos, tente enxerga-los como uma forma de explicar sua argumentação, o contrário de apenas exemplificar. Um desenvolvimento está bem maior que o outro também… isso pode te afetar na competência 3 pelo projeto de texto.

    Conclusão: cobra a proposta de intervenção, e a sua está completa!

    Encontrei acho que 2 erros de vírgula, junto com é redundância e o verbo acarretar não rege a preposição em.

    C1 – 160
    C2 – 160
    C3 – 160
    C4 – 200
    C5 – 200

    Nota: 880 REPRESENTOU
    Parabéns!! Continue assim que logo você alcança seus objetivos ;)

    • 0
  2. C1:apresenta o texto nos padrões da língua portuguesa, porem há alguns desvios gramaticais. 160
    C2:desenvolve uma argumentação no primeiro paragrafo de introdução que ficou confusa ao tema proposto . 160
    C3: possui um repertório amplo, mas apresenta falhas ao desenvolver sua argumentação. 120
    C4: utilize mais os conectivos em sua redação para ganhar mais pontos. 160
    C4:apresentou ação, agente, modo, efeito, finalidade e detalhamento sendo coesa a proposta : 200

    total: 800

    espero ter ajudado :)

    • 0
  3. Olá. Vou apontar alguns erros que encontrei e algumas mudanças que eu faria no seu texto.

    Na obra “Utopia”, do escritor inglês Thomas More, é retratada uma sociedade perfeita, na qual o corpo social padroniza-se pela ausência de conflitos e problemas. No entanto, o que se observa na realidade contemporânea é o oposto do que o autor prega, uma vez que o combate a obesidade no Brasil ainda é um desafio o(1) qual dificulta a concretização dos planos de More. A partir desse contexto, é fundamental discutir a causa da obesidade presente na sociedade, bem como o principal impacto dessa questão para os indivíduos, a fim de propor medidas que, de fato, combatam tal problema.
    (1) Aqui não é um erro, mas você poderia ter errado facilmente, já que sua frase aqui ficou bem longa. Quanto mais longa a frase, maior a chance de você errar, concorda?
    Você poderia ter colocado uma vírgula ou ponto final mesmo. Mas é só uma sugestão.
    Não encontrei erros aqui, parabéns.

    O primeiro aspecto a se considerar é a mentalidade capitalista advinda do governo como um problema. De certo, isso ocorre pelo falo de o indivíduo colocar o lucro acima das relações interpessoais e não se preocupar com os efeitos disso. Do mesmo modo, a mercantilização de produtos essenciais também torna-se prejudicial de alguma forma, uma vez que para obter uma alimentação de qualidade, no Brasil, custa caro e as pessoas muitas vezes não têm condições favoráveis para se dar ao luxo. Logo, percebe-se que o aumento de peso da população está ligado a fatores econômicos e culturais atingindo principalmente o público infantil(1) como discutido no seriado “Ginny e Georgia”, no qual o diretor prefere distribuir fast food como café da manhã na escola por sair mais barato e agradar as crianças.
    (1) Aqui teria uma vírgula.

    Não colocarei o seu desenvolvimento 2 pois não encontrei nenhum erro.

    Portanto, é necessário que se obtenha uma visão revolucionária sobre tal questão. Para mitigar o problema, o Ministério da Saúde junto com a OMS (Organização Mundial da Saúde) deve criar o movimento “alimento bom é aquele que nos faz bem”, que deve ocorrer duas vezes por mês nas escolas do fundamental e ensino médio. Tal ação acontecerá,(1) por meio de palestras com os pais e os mestres, ministradas por um nutricionista e um professor, a fim de ensinar aos alunos sobre a importância da prática de exercícios físicos e (2)uma alimentação adequada. Desse modo, atenuar-se-á, em médio e longo prazo(4) com a diminuição da obesidade alcançara a utopia de More.(3)
    (1) Vírgula desnecessária.
    (2) “e DE uma alimentação…”.
    (3) Achei essa frase final um pouco estranha. Não está errado, pelo menos não encontrei, mas acho que iria uma vírgula aqui (4).

    Você escreve muito bem, e já entendeu o que a redação ENEM quer. Meu foco é procurar erros gramaticais, e você tem poucos. Provavelmente consegue alcançar os 200 na competência 1. Não posso dar uma nota nas outras pois não sei muito ao certo kkkk.
    Fora isso, o que eu posso recomendar é ler redações nota mil que ajudam muito.
    Sua redação ficou muito boa e admito que foi um pouco difícil encontrar os erros.

    Parabéns, e continue treinando!

    • 1
  4. Competência 1 – Demonstrar domínio da norma culta(160)
    Competência 2 – Compreensão da proposta
    (160)
    Competência 3 – Selecionar, relacionar argumentos(160)
    Competência 4 – Demonstração de conhecimento para a construção da argumentação(120)
    Competência 5 – Elaboração de propostas de solução para o problema(200)
    Nota:800

    • -1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.