Iniciante

O Desafio de reduzir as desigualdades entre as regiões do Brasil (CORRIJAM POR FAVOR)

  • 0

A constituição Federal de 1988, prevê, em seu artigo 6 º direitos igualitários à todos os cidadãos brasileiros. Contudo, esse decreto não se faz valer – na prática – quando o assunto é pautado especificamente nas regiões do Brasil.

É possível observar, em primeiro plano, o descaso governamental que impera sobre as regiões e estados brasileiros, o que corrobora para expressivos números de desigualdade. Sob esse ponto de vista, segundo dados estatísticos do IBGE, desde a década de 90, os cidadãos que pertencem as regiões Norte e Nordeste apresentam um índice de rendimento e desenvolvimento inferior comparando com os demais estados.

Em segundo plano, uma das causas para este problema é a globalização e a sua má administração de políticas públicas, que acabam não reorganizando adequadamente as expansões econômicas ao longo do tempo de cada região.

Em virtude desses problemas ocasionados, urge que o Governo Federal – por meio de verbas governamentais – providencie a criação de projetos e campanhas que auxiliem economicamente e socialmente os estados e regiões que apresentam níveis de desenvolvimento menor, colaborando assim, para reduzir as desigualdades entre as regiões do Brasil.

Compartilhar

5 Correções

  1. Parabéns pela redação e a dica é assistir vídeos no YouTube sobre correção para você aprender mais sobre as exigências do enem.
    Pontos nas competências:
    1- Domínio da escrita formal da língua portuguesa
    É avaliado se a redação do participante está adequada às regras de ortografia, como acentuação, ortografia, uso de hífen, emprego de letras maiúsculas e minúsculas e separação silábica. Ainda são analisadas a regência verbal e nominal, concordância verbal e nominal, pontuação, paralelismo, emprego de pronomes e crase. Nota: 120
    2- Compreender o tema e não fugir do que é proposto
    Avalia as habilidades integradas de leitura e de escrita do candidato. O tema constitui o núcleo das ideias sobre as quais a redação deve ser organizada e é caracterizado por ser uma delimitação de um assunto mais abrangente. Nota: 80
    3- Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
    O candidato precisa elaborar um texto que apresente, claramente, uma ideia a ser defendida e os argumentos que justifiquem a posição assumida em relação à temática da proposta da redação. Trata da coerência e da plausibilidade entre as ideias apresentadas no texto, o que é garantido pelo planejamento prévio à escrita, ou seja, pela elaboração de um projeto de texto. Nota: 120
    4- Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
    São avaliados itens relacionados à estruturação lógica e formal entre as partes da redação. A organização textual exige que as frases e os parágrafos estabeleçam entre si uma relação que garanta uma sequência coerente do texto e a interdependência entre as ideias.
    Preposições, conjunções, advérbios e locuções adverbiais são responsáveis pela coesão do texto porque estabelecem uma inter-relação entre orações, frases e parágrafos. Cada parágrafo será composto por um ou mais períodos também articulados. Cada ideia nova precisa estabelecer relação com as anteriores. Nota: 80
    5- Respeito aos direitos humanos
    Apresentar uma proposta de intervenção para o problema abordado que respeite os direitos humanos. Propor uma intervenção para o problema apresentado pelo tema significa sugerir uma iniciativa que busque, mesmo que minimamente, enfrentá-lo. A elaboração de uma proposta de intervenção na prova de redação do Enem representa uma ocasião para que o candidato demonstre o preparo para o exercício da cidadania, para atuar na realidade em consonância com os direitos humanos. Nota: 80
    Continue treinando e sucesso!

    • 0
  2. Oi, Biel. Tudo bem? Gostei da sua redação, mas achei ela pouco detalhada e pouco aprofundada também. Na sua introdução sentir falta de uma tese mais forte e de argumentos mais explícitos, ela é a porta de entrada da sua redação, por isso, eu acho legal deixar bem clara e coesa. No desenvolvimento 1 eu gostei da defesa do seu ponto de vista, mas senti falta de maior aprofundamento e maior solidez de sua tese. Digo o mesmo para o d2. Na conclusão, senti falta do detalhamento, de como e para quê seria feito aquilo, principalmente os meios que aquilo seria executado.

    Comp 1: 140
    Comp 2: 140
    Comp 3: 80
    Comp 4: 120
    Comp 4: 120

    • 0
  3. Boa tarde. Os seus parágrafos ficaram muito reduzidos e senti falta de mais informação. Achei bem vago e os seus argumentos, com exceção do que cita a Constituição, ficaram muito fracos, tanto que no que você citou o IBGE os dados não foram apresentados, o que evidencia ao corretor que só foi citado o instituto para que pudesse funcionar como argumento. No entanto, isso não dá certo… Aliás, nunca é permitido separar o sujeito do verbo, o que foi feito logo no início em ” A Constituição Federal de 1988, prevê…”, assim como “à todos” está incorreto, visto que a expressão todos não vem acompanhada do artigo “a”, de maneira que não haja crase. Os seus dois últimos parágrafos ficaram com um único período, o que não é bom e precisa, em 100% dos casos, ser evitado. Também te aconselharia a evitar o uso de verbos no gerúndio, pois isso empobrece o seu texto. Espero ter ajudado! Treine que você pode melhorar com muito esforço e dedicação. Sucesso!

    • 0
  4. Oi espero ajuda
    .
    Intor: vc trouxe alusão ligou ela com tema, está bom, mas para que sua nota possa aumentar seria melhor vc ter pincelado os argumentos dos Desenvolvimentos e ter colocador sua tese.
    .
    D1- No topico frasal vc mostra o problema depois traz um dado sobre ele e acaba o parágrafo sem argumenta em cima, oq faz com que seu repertório fique invalido.
    .
    D2- desenvolve mais.
    .
    Intervenção- OK

    C1- 200 (tem um erro “Nos(sujeito oculto) Podemos observar” em redação modelo Enem não pode usar primeira pessoa. 2 erros tiram pontos)
    C2- 80
    C3- 80
    C4- 200
    C5- 200

    • 1
  5. olá, tudo bem ?sua introdução esta ótima e seu desenvolvimento eu não entendi muito, acho que deve está faltando palavras, mas fora disso sua redação esta boa , o tema foi muito bem escolhido, podia ter citado mais algumas coisas da globalização, mas fora isso sua redação não esta tão ruim, continue sempre praticando que vc vai longe!, espero ter ajudado vc.

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.