O desafio de reduzir as desigualdades entre as regiões do Brasil

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O filme “Akira”, de 1988, retrata a cidade futurista Neo Tóquio, que possui uma área central rica e tecnológica em contraste com uma periferia marcada por problemas sociais. Fora da ficção, tais desigualdades também podem ser vistas entre as regiões do Brasil. Nesse sentido, é notável que, a influência de um legado histórico e a falta de iniciativas governamentais eficazes, são desafios que precisam ser enfrentados para superar essa problemática.

A partir desse cenário, pode-se afirmar que as marcantes diferenças econômicas e estruturais entre as regiões do país têm como origem a política de colonização centrada na exploração. Sob tal perspectiva, de acordo com o trabalho do sociólogo Sérgio Buarque de Holanda, percebe-se que a ocupação das terras nacionais não foi orientada visando a construção de uma sociedade, mas sim pela localização das atividades mais lucrativas. Consequentemente, com a descoberta de ouro em Minas Gerais, o Sudeste tornou-se um grande polo econômico, de forma que monopoliza o contingente populacional e o desenvolvimento industrial até os dias atuais. Com base nisso, é perceptível que tal abismo entre as regiões precisa ser reparado.

Ademais, as medidas adotadas para o desenvolvimento do país, apesar de minimizarem as diferenças, necessitam de maior efetividade para cumprirem seu objetivo. Acerca disso, nota-se que apenas criações pontuais de projetos nas regiões com menos progresso são insuficientes para dirimir as desigualdades, uma vez que promovem um crescimento instável que pode dispersar-se quando uma área mais atrativa surgir. Tal afirmação pode ser comprovada pelos dados do IBGE, os quais mostram que, em 2014, o Sudeste era responsável por mais de 50% do PIB brasileiro, apesar de projetos de integração nacional, como a Zona Franca de Manaus, já atuarem nesse período. Logo, ações mais planejadas e de maior impacto são importantes para mudar essa realidade.

Portanto, providências precisam ser tomadas para resolução desse problema. A fim de diminuir as desigualdades entre as regiões, urge que o Ministério da Economia crie projetos para geração de capital e de empregos no Norte e no Nordeste, já que são as que mais precisam de atenção. Essa ação deve ocorrer por meio do direcionamento de recursos financeiros para a criação de atividades que aproveitem os recursos e as características de cada localidade. Só assim, ao contrário da cidade Neo Tóquio, o Brasil terá uma maior igualdade entre suas áreas.

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6 Correções

  1. C1: 200
    C2: 200
    C3:180
    C4: 180. Você utilizou 11 vezes a palavra ”que”, e isso é chamado de queismo, o que mostra para os corretores a que você não possui um repertório diversificados de palavras e faz você perder nessa competência

    C5: 160 Você precisa deixar sua finalidade mais clara, use o ” com fito de” no lugar do ”para” quando for indicar uma finalidade. Exemplo: Essa ação deve ocorrer por meio do direcionamento de recursos financeiros, com o fito de criar atividades que aproveitem os recursos e as características de cada localidade. Além disso, tente organizar sua conclusão de um jeito melhor. Exemplo: Portanto, providências precisam ser tomadas para resolução desse problema. Logo, cabe ao Ministério da Economia criar projetos geradores de capital e de empregos no Norte e no Nordeste, já que são as carecidas de atenção. Dessa forma, a ação deve ocorrer por meio do direcionamento de recursos financeiros, com o fito de promover atividades que aproveitem os recursos e as características de cada localidade. Só assim, ao contrário da cidade Neo Tóquio, o Brasil terá uma maior igualdade entre suas áreas.

    Treine mais e observe a cartilha do Enem com as redações nota mil para ter um norte na próxima vez que for escrever uma redação. No mais, sua nota ficaria entre 900 e 940, provavelmente, no Enem, mas da pra perceber que você tem potencial e pode chegar a tirar mais de 960 em um futuro proximo.

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  2. Gostei bastante da introdução, usou uma obra para contextualizar e apresentou muito bem o tema, relacionando com o filme. Apresentou sua tese e depois encaminhou o texto para a argumentação.

    Quanto ao desenvolvimento, achei que os argumentos estão bem desenvolvidos. Os dois parágrafos estão fluidos e interligados.

    A conclusão está boa e a proposta de intervenção também. Só acho que poderia ter havido um maior detalhamento.

    Quanto a coesão e ortografia, estão ótimas. Lendo de primeira, não achei erros.

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  3. Olá, vou corrigir sua redação. Desde já desculpe-me algum erro.
    Notei que vc usou apenas 3 períodos, tem q ser no mínimo 4. vc não apresentou o tema na introdução. Seu texto não ficou muito bem “conectado”, digamos assim.
    c1 = 200, não achei erros gramaticais.
    c2 = 150, como eu disse, não achei que seu texto ficou muito bem articulado
    c3 = 120, tente conectar as ideias da introdução e conclusão
    c4 = 200
    c5 = amei sua conclusão, bem desenvolvida

    CONTINUE MELHORANDO, SUCESSO SEMPRE !!!

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  4. C1: Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa
    e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão
    aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizarem reincidência. 200.
    C2: Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório
    sociocultural produtivo, e apresenta excelente domínio do texto dissertativo argumentativo. 200.
    C3: Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada,
    com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. 160.
    C4: Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos
    coesivos. 200.
    C5: Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão
    desenvolvida no texto. 160.
    Total: 920

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  5. Em ralação a estrutura não há o que comentar. É nítido que você sabe produzir um texto dissertativo-argumentativo.

    Introdução: contextualizou e explicou o tema. Apresentou a tese q seus argumentos que, no decorrer, foram desenvolvidos. Há bastante terror de vírgula, devido à quebra da estrutura da sintaxe. Não se utiliza vírgula para separar o complemento do verbo, por exemplo, “é notável que, as influências…”. Percebe-se que as influências está complementando o verbo.

    Desenvolvimentos: apresentam o tópico frasal, argumentos e a conclusão deles. No segundo desenvolvimento você apenas apresentou dados, tente sempre argumentar sobre eles. Não acho que isso descontaria muito da sua nota mas é sempre bom estar ciente.

    Conclusão: proposta de intervenção completa.

    C1 – 160
    C2 – 180 (pelo Enem, um daria 200 e outro 160)
    C3 – 200
    C4 – 200
    C5 – 200

    Creio que sua nota seja algo em torno de 940.
    Parabéns!!

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  6. Introdução: na minha perspectiva, está muito boa. você contextualizou e explicou o tema é também apresentou a tese cujo os argumentos foram abordados nos desenvolvimentos.

    Desenvolvimentos: explicou bem e deixou claro a ideia central do texto. excelente!

    Conclusão: apresentou a proposta de intervenção completa e sem ferir os direitos humanos.

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