“O desafio de reduzir as desigualdades entre as regiões do Brasil”

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Ps: Manuscrito coube as 30 linhas.

 

A série distópica da Netflix “3%” ilustra emblematicamente a divisão entre duas realidades no mesmo mundo, a primeira realidade mostra-se miserável, todavia, a segunda é rica e possui uma vasta gama de possibilidades para a população. Analogamente, observa-se na conjuntura brasileira a demasiada desigualdade entre as regiões do Brasil, nas quais, nota-se a tamanha diferença de infraestrutura fornecida pelo estado. Por conseguinte, a carência de medidas tomadas pelo governo brasileiro agrava a disparidade entre os estados, ademais, a má distribuição de verbas entre as regiões brasileiras estimula tal desigualdade. 

A priori, a insuficiência de ações governamentais que proponham o crescimento da igualdade são raramente propostas. A paridade entre as regiões brasileiras desde outrora possuem diferenças, entretanto, foi durante a década de 60 que o êxodo rural promoveu maior distinção, tendo em vista, que durante o quarto período da industrialização no Brasil as regiões Sudeste e Sul cresceram exponencialmente, possuindo apoio do governo para que a economia crescesse e consequentemente a infraestrutura. Dessa forma, as outras regiões, especificamente, Norte e Nordeste tiveram o avanço e visibilidade suprimidos.

Outrossim, de extrema importância é a escassez na repartição de quantias necessárias para o investimento nas regiões desfavorecidas. Segundo o Artigo 5.º da Constituição Federal, alega que o princípio da isonomia deve ser seguido, ou seja, fornecer igualdade para todo o corpo social sem qualquer distinção, todavia, na prática, difere, já que a implementação e/ou aplicações de legislações que incitem o crescimento, tanto econômico como social, não são devidamente aplicadas. Portanto, tal discrepância no tratamento dos estados brasileiros acarreta na piora da desigualdade.

Diante dos fatos expostos acima, é imprescindível que as regiões afetadas reajam em busca da equidade. Nesse sentido, faz-se necessário a atuação do Ministério da Economia em conjunto com o Ministério da Justiça e Segurança Pública na criação de secretárias, que deverão ser especializadas na distribuição e aplicação de verbas, através de mapeamento de gastos, a fim de proporcionar o aumento na igualdade entre as regiões. Além, que é dever da indústria midiática proporcionar esclarecimentos para a população, através de reportagens, preferencialmente atingindo todas as faces da sociedade, através da investigação na infraestrutura dos estados, de modo a informar o povo brasileiro.

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5 Correções

  1. oi boa noite, eu sou apenas uma estudante de cursinho básicos de redação. eu tenho que te parabenizar pela excelente redação. amei seus conectivos e também sua proposta eu amei e com certeza corretor amaria tua redação hsshhshshshshhshshshs, sua tese, seu embasamento e seus repertórios.. uma dica : eu não usaria o a priori. enfim sua redação tiraria mais que 900. parabéns eu amei.

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  2. Oii NaCl, boa noite!! tudo bem? Não sou nenhuma professora ou algo assim, então desculpa se destacar alguma coisa que esteja da forma correta. Sobre o seu primeiro parágrafo, achei sua contextualização ótima, trouxe uma boa referencia que é coesa com o tema. No entanto na hora de apresentar o tema (Analogamente, observa-se na conjuntura brasileira a demasiada desigualdade entre as regiões do Brasil, nas quais, nota-se a tamanha diferença de infraestrutura fornecida pelo estado.) você esqueceu de citar o “desafio de reduzir”, uma das partes chaves desse tema, tornando possível uma tangência ao tema. Eu acho que sua tese poderia ficar um pouco mais clara se você invertesse a posição das frases. EX : “Por conseguinte, a carência de medidas tomadas pelo governo brasileiro (ARG1) e a má distribuição de verbas entre as regiões brasileiras (ARG2), agrava a disparidade entre os estados e estimula tal desigualdade. Se quiser a continuação da correção é só me seguir =) S2

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  3. De modo geral seu texto está bom, só que algumas palavras ficaram estranhas no texto tipo Analogamente pode mudar para ” de forma análoga”, ficaria mais interessante, no Ademais poderia ser colocado “além disso”. Já no D1não entendi a parte da paridade entre as regiões. No D2 vc trabalhou bem a parte do artigo 5° da Constituição. Na conclusão vc usou todos os agentes, mas na parte da indústria midiática ela não é obrigada, quem deve fornecer esses dados é o governo local em conjunto com os canais de midiáticos, no último período vc usou um conectivo de modo errado, o certo seria “além de quê”. No mais, continue treinado, a prática leva a perfeição ;)

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  4. Oiie, bom primeiramente sou uma vestibulanda e não uma especialista, mas eu gosto de corrigir redações kkkk rs Bom vamos lá, eu costumo avaliar primeiramente as 5 competências exigidas pelo Enem na redação:
    1⁰ competência que é o domínio da norma culta da língua escrita: você arrasou!! Os conectivos usados enriqueceram muito o seu texto, não vi repetições nem muito menos erros, você usou diversos sinônimos para se retratar o que demonstrou grande ampliação no vocabulário.
    2⁰ competência que basicamente é não fugir do tema e usar áreas do conhecimento: mais uma vez você arrasou!! Usou referência histórica (década de 60 êxodo rural), citou a constituição que é muito bacana também e citou uma série que demonstra o conhecimento popular/ cultural.
    3⁰ competência que é defender corretamente o tema proposto que você fez com aptidão!!
    4⁰ competência que é a coesão textual: uso de pontos, crases, vírgulas… só teve um momento que eu senti que não havia necessidade (talvez) de uma vírgula que foi no 2⁰ parágrafo de argumentação: “…, todavia, na prática, difere,…”, acredito que seria: “…, todavia na prática difere, já que…”
    5⁰ e última competência é a proposta de intervenção: sua proposta de intervenção fechou com chave de ouro a redação!! Você arrasou nela!! Muito boa a ideia dos ministérios!! Eu arrumaria no penúltimo ponto: “Além, que é…” por: “Além de que é um dever…”
    De resto MEUS PARABÉNS, sua introdução me prendeu a atenção de uma forma que foi inevitável não clicar e terminar de ler!! S2
    Continue assim!! 1000 na redação tá próximo demaaaaaais!!
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    Gostou da minha correção?? Então me segue e classifique a minha correção!! Vou estar bem ativa esse ano!! Beijos de luz e sucesso!!

    ps. Perdoa qualquer coisa… S2

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  5. Oii NaCl, eu não sou doutora no quesito redação, mas quero te parabenizar pelo texto, ele ficou coeso do inicio ao fim. Nenhuma ideia ficou “solta” e a argumentação ficou muito embasada, repleta de informações que prendem o leitor e certamente o corretor da banca também kkkkk. Não vi nenhum erro de concordância nem de pontuação, parabéns acredito que tiraria uns 900 e pouco com essa redação! :)

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