Estudante

O desafio de reduzir as desigualdades entre as regiões do Brasil

  • 0

A obra “Ensaio sobre a cegueira” retrata a invisibilização de certos problemas pela sociedade. Na realidade brasileira, a crítica de Saramago é verificada no desafio de reduzir as desigualdades entre as regiões do país, que persiste de maneira invisibilizada pela sociedade. Nesse contexto, observa-se que a presente situação reflete um cenário desafiador, intensificado tanto pela insuficiência governamental quanto pela falta de debate.

Em primeiro lugar, nota-se a inoperância do governo como um impasse latente no problema. A esse respeito, o filósofo grego Aristóteles explica que o Estado é responsável por garantir o bem-estar da sociedade. Entretanto, tal responsabilidade não está sendo honrada no que tange à redução das desigualdades de riqueza entre as regiões brasileiras, visto que o governo investe pouco na criação de políticas públicas que visem o desenvolvimento econômico dos estados que constituem a federação, principalmente aqueles situados nas regiões Norte e Nordeste do país. Dessa forma, para que o bem-estar seja plenamente usufruído pela população, é necessário que o governo saia da inércia em que se encontra.

Além disso, o silenciamento desse panorama lamentável é outro fator preocupante. Sob esse enfoque, a escritora Nadejda Mandelstam disserta que “o silêncio é o verdadeiro crime contra a humanidade”. Tal silêncio contua-se presente no desafio de minimizar as desigualdades entre as regiões do Brasil, posto que esse tema, muitas vezes, não é abordado nas escolas e nas mídias sociais, o que gera um desconhecimento generalizado das pessoas acerca da questão. Desse modo, urge que esse “crime” contra à sociedade seja combatido.

Portanto, faz-se imprescindível intervir nessa problemática. Nesse sentido, cabe ao Governo Federal criar políticas públicas que visem o crescimento econômico das regiões Norte e Nordeste do país por meio da destinação de verbas federais para a ampliação das atividades econômicas desenvolvidas nesses locais. Paralelamente, essas ações devem ser divulgadas pelo Ministério da Educação nas escolas e nas mídias sociais, a fim de torná-las publicamente conhecidas. Assim, espera-se com efeito, retirar essa situação da invisibilidade.

Compartilhar

1 Correção

  1. (Nota: também sou uma uma simples mortal – e estudante – que tenta aprimorar a redação).

    C1: 160
    C2: 200
    C3: 160
    C4: 200
    C5: 200
    TOTAL: 920

    Primeiramente, parabéns pela coerência e coesão do seu texto! Notei que a tese foi abordada da forma correta (isto é, na ordem em que foi citada, ao longo dos parágrafos de desenvolvimento), com repertórios bem interessantes. Pontuarei aqui algumas coisas para melhorar seu texto, que são apenas sugestões (já que não sou nenhuma especialista).

    ° “A obra “Ensaio sobre a cegueira” retrata a invisibilização de certos problemas pela sociedade. Na realidade brasileira, a crítica de [1]Saramago […]”. Aqui, seria muito interessante relacionar explicitamente o nome de Saramago como autor dessa obra, já que só se pode inferir isso com conhecimentos próprios (não sei se com isso haveria alguma penalização, mas é sempre bom prevenir).

    ° “Tal silêncio [2]contua-se […]”. Não consegui identificar essa palavra, mas sugiro que troque por “continua”, por exemplo.

    ° “Assim, espera-se[3] com efeito, retirar essa situação da invisibilidade.” Acho que aqui caberia uma vírgula, já que a expressão “com efeito” é uma constatação, que precisa estar separada da palavra “espera-se”.

    Enfim, essas seriam minhas poucas contribuições para esse texto que está bem “fechado”, seguindo todas as normativas do ENEM. Mais uma vez parabéns pelo seu esforço; espero que consiga alcançar seus objetivos. um abraço!

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.