Estudante

O desafio de conviver com a diferença

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” Todos somos livres para fazermos o que quisermos”. Essa é um frase falada e ouvida por muitos. Entretanto, é demasiada hipocrisia falar isso no século em que a indiferença é tão presente na vida de todos. Junto com ela as consequências desastrosas para o indivíduo e a sociedade.
O movimento nazista foi um dos piores massacres do mundo, tirando milhões de vidas de judeus, homossexuais, negros e deficientes, no conhecido holocausto. Devido, a necessidade de um homem, que convenceu uma nação de que o mundo precisava ser “limpo”. Contudo, pouco se mudou até hoje, a indiferença das pessoas por seus semelhantes decorrente das diferenças, são rotineiras. Todavia, são tão bem mascaradas que é possível um cidadão passar ao lado de uma cena de preconceito e não ver, ou fingir não enxergar.
A originalidade é algo que faz parte de cada pessoa, não existe ninguém que seja parecido com o outro, até mesmo os gêmeos têm suas diferenças. Porém, a distinção de pessoas por seus modos culturais e sociais é presente, e faz parte de um mundo que não se libertou de antigos dogmas, seja o preconceito cultural, de gênero, língua ou religião.
Dessa forma, é visível a continuidade das barreiras impostas àqueles que são denominados diferentes. Portanto, o governo, junto com o Ministério da cultura e os demais órgãos competentes, devem implementar uma forma de maior divulgação dessa temática, dando ênfase a importância da denúncia, através de televisão, rádio, jornais ou qualquer outra forma de comunicação, como um meio de chamar a atenção do público para esse assunto e que as pessoas tenham uma visão de que isso é um crime. Some-se a isto, a cooperação da população para denúnciar esse crime, e não aceitar esse ato de preconceito, ajudando a polícia a responsabilizar os autores dessa ação e julga-los conforme a lei. Assim, teremos uma sociedade gradativamente com menos indiferença e então de fato livres.

Por favor, se possível sejam específicos nas suas correções de acordo com as competências usadas no enem. Obrigada!

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3 Correções

  1. Olá, Paloma
    Eu corrigir a sua redação e avaliei alguns critérios.
    Na introdução eu avaliei se você evidenciou qual é o problema? Que eu sentir uma falta desse detalhe, mas ele está presente. E avaliei também se você evidenciou por que é um problema? que também está presente, mas uma pequena falta desse detalhe.
    Já no desenvolvimento eu avaliei quais as causas desse problema? e quais as consequências desse problema? Que você desenvolveu bem esses questionamento e ainda fez citações históricas que particularmente eu gostei, mas comparando seu desenvolvimento com a sua conclusão vemos que o desenvolvimento e menor que a conclusão que na verdade deveria se ao contrario.
    Na conclusão eu avaliei se você colocou se esse problema teria uma solução e esse detalhe está bem presente na sua conclusão, mas como eu disse sua conclusão está maior que o seu desenvolvimento que na verdade deveria está no mesmo patamar da introdução.
    Mas avaliando o contesto da obra sua redação está bem estruturada.
    Parabéns!!!

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  2. Olá, Paloma
    Veja bem, o tema é bem filosófico, no entando, ele requer muita atenção.
    Na introdução, a frase que você a iniciou ela foi dita por quem? (na redação do ENEM temos que deixar claro que falou, e isso a gente vai usar um conector como o Segundo fulando de tal. Eu sempre gosto de fazer o uso das citações e dizer no final de quem é a fala, até porque se não dizer que falou aquela citação vai virá minha, e isso configura como plágio, e isso não querermos.
    Bem, diante disso, o corpo do seu texto não está legal, recomendo dá uma estudada na estrutura da redação do enem, mas deixa eu te explicar o porque não está legal, na introdução é bem visível que vai ser ela mesma kkkk. Mas, nos dois desenvolvimentos não tenho visibilidade disso, e também, sab aquela história que os desenvolvimentos tem que conversar de forma harmônica entre si, então teus desenvolimentos não estão nessa sitonia.
    E na conclusão, a gente pode dá uma melhorada. Mas, vamos ressaltar uma parte legal que foi a retomada do teu texto na concusão, continue a fazer isso, mas não gaste muitas linhas com isso, no máximo 2 a 3 linhas, e explore melhor os teus planos de ação.
    só um lembrete, use e abuse dos conectivos, eles são alma aos textos. É bom revisá-los, e desculpa não avaliar com pontuação nas competências.
    uma dica: no momento, se desprenda das notas, tente escrever o máximo que puder, e depois tente aprender com a escrita!
    abraços!
    Boa sorte!

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