Na série “O Gambito da Rainha”, é contada a história da órfã Beth Ramon que, apesar de ser uma das maiores enxadristas do mundo, luta contra seus vícios. Infelizmente a narrativa não destoa da realidade brasileira, na qual, é perceptível a dificuldade de combater o tabagismo. Nesse sentido, esse problema se perpetua tanto pela romantização dessa prática inidônea, como também pela negligência governamental.
Constata-se, a princípio, uma expansão e conquista de novos adeptos pelo consumo de tabaco durante a época áurea de Hollywood, com intuito de idealizar a prática em suas produções e criar uma imagem ilusória deste artigo. No livro “Sociedade do Espetáculo”, escrito pelo marxista Gay Debord, por exemplo, é criticada a interferência midiática nas relações sociais ao estimular o usufruir de mercadorias por meio da personificação. Dessa maneira, fica evidente que essa atividade produz um panorama utópico, mediado pela indústria capitalista em conjunto com a mídia, para obter vantagens lucrativas na produção deste produto.
Ressalta-se, ademais, o ausente investimento do Poder Judiciário para o combate imediato da dependência do fumo, dificultando a diminuição dos problemas derivados desse hábito. Sendo assim, indivíduos ficam suscetíveis a desenvolver doenças graves pela falta de auxílio e acesso a recursos terapêuticos. De acordo com o contratualista Thomas Hobbes, uma vez que o estado viola o “Contrato Social” deixa de garantir direitos indispensáveis aos cidadãos. Deste modo, ocorre um retardamento do empecilho já que a indiferença do governo a problemática contribui para a perpetuação da prática do tabagismo na sociedade brasileira.
Depreende-se, portanto, medidas que possam combater esses obstáculos. Nesse contexto, urge que o Ministério da Saúde crie, por intermédio de verbas governamentais, campanhas de conscientização, a fim de informar a população sobre os males ocasionados por esse vício. Outrossim, para minimizar os efeitos da dependência, as secretarias municipais devem, por meio de parcerias público-privadas, disponibilizar acesso a casas de reabilitação especializadas no tratamento derivado do consumo de tabaco. Dessa forma, se consolidará uma sociedade mais saudável, onde o estado desempenha corretamente seu “Contrato Social” – conforme afirma Thomas Hobbes -, divergindo do cenário retratado na obra cinematográfica.
OBSERVAÇÃO: Gostaria que avaliasse por competências do ENEM. Obrigada.
Yane00
Redação bem embasada, os argumentos ficaram bem claros no primeiro parágrafo, com uso de conectivos corretos e entre períodos, repertórios legítimos e bem utilizados, proposta de intervenção com todos os elementos. E finalizando mostrando que fez um projeto de texto.
C1 = 200
C2 = 200
C3 = 200
C4 = 180
C5 = 200
Nota = 980
Hipólito
Oi, sou iniciante na plataforma e um mero estudante.
O parágrafo de introdução está bem estruturado e com a presença dos argumento, já nos desenvolvimentos recomendo que você argumente mais. Quanto a sua proposta de intervenção ela está incompleta, pois falta apenas o detalhamento, recomendo que você detalhe pelo menos 2 elementos como ação e meio/modo.
C1:160 C2:160 C3:160 C4:120 C5:160
NOTA:760
[email protected]
C1: Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa
e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão
aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizarem reincidência. 200.
C2: Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. 160.
C3: Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma
consistente e organizada, configurando autoria, em defesa de um ponto de vista. 200.
C4: Articula as partes do texto, com poucas inadequações, e apresenta repertório
diversificado de recursos coesivos. 160.
C5: Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão
desenvolvida no texto. 160.
Total: 880
VitoriaMB
Olá!
C1: Domínio da língua portuguesa: Você deve mostrar que possui bons conhecimentos da língua portuguesa na modalidade formal. Nota: 160
C2: Compreensão da proposta: Você deve demonstrar que compreendeu e definiu o recorte temático apresentado. Nota: 160
C3: Organização e defesa: Você deve fazer um projeto de texto, que consiste em planejar o que vai ser escrito, que argumentos serão utilizados, o momento de apresentá-los. Nota: 160
C4: Conhecimentos linguísticos e argumentação: Você deve entender bem os conectivos (conjunções, advérbios, locuções, preposições, etc.) e a função de cada um deles com certeza será proveitoso para deixar seu texto ainda mais coerente. Nota: 160
C5: Proposta de intervenção: Você deve apresentar soluções para o que foi abordado, isso tudo tendo em conta aspectos como a cidadania, os valores humanos e a diversidade cultural. Nota: 160
Nota final: 800, a nota é apenas simulação, para uma nota exata é necessário de um profissional para avaliar.