O DESAFIO DE COMBATER O PRECONCEITO LINGUÍSTICO NO BRASIL

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O filósofo brasileiro Raimundo Teixeira, adaptou em 1889, o lema positivista “Ordem e Progresso” não apenas na bandeira nacional, mas também para a sociedade. No entanto, em um âmbito social onde há obstáculos para combater o preconceito linguístico no Brasil, percebe-se o contrário de uma nação em progresso. Diante disso, tais desafios são causados pela ineficácia estatal e pela ignorância da população.

Diante desse cenário, em uma primeira análise, vale pontuar a inércia governamental em relação à problemática. No ano de 1988, o Brasil conheceu o documento mais importante de sua história: A Constituição Federal. Nela é previsto ser dever do Estado – ou deveria ser – assegurar a todos os cidadãos presentes em território nacional a liberdade de expressão. No entanto, nota-se o contrário no que está descrito, visto que essa sociedade contemporânea em que vivemos, todavia prevalece o preconceito linguístico. Logo, a omissão do Governo acerca da temática, faz com que está adversidade se mostre um grave problema.

Outrossim, vale ressaltar a ignorância da sociedade acerca da temática como um fator agravante desse viés. Desse modo, é lícito referenciar o filósofo grego Platão, que, em sua obra “A República”, narrou o intitulado “Mito da Caverna”, no qual homens acorrentados em uma caverna viam somente sombras nas paredes, acreditando, portanto, que aquilo é a realidade das coisas. Dessa forma, é notório que em situação análoga à metáfora abordada a população acredita que só existe um tipo de expressão certa e as pessoas que não se encaixam nos padrões delas são vistas como erradas, então acabam tendo a crença que aquilo é a realidade das coisas. Portanto, não é razoável que esse viés permaneça em uma sociedade que almeja tornar-se nação desenvolvida.

Dessa forma, graças a inércia governamental e a ignorância da população no que se refere ao tema, faz com que o Brasil não prospere. Mediante o exposto em suma, o Governo – órgão de maior hierarquia e importância no âmbito social – por meio de uma campanha nacional intitulado “Zero preconceitos”, essa ação deverá conter exemplificado as punições referentes ao delito, mostrar para a sociedade que essa nação é um país com diversidade em relação às etnias, formas de se expressar e entre outras características. Essa iniciativa terá a finalidade de garantir a todos os cidadãos os direitos descritos na Carta Magna e fazer com que a sociedade progrida.

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3 Correções

  1. Olá tudo bem? Espero que sim, vamos lá:
    Introdução: gostei bastante da introdução, repertório está bem relacionado ao tema. A tese também esta clara, ou seja, fácil de ser encontrada.
    Desenvolvimento: D1- esse parágrafo apresenta uma boa estrutura, mas os argumentos parecem estar um pouco confuso, principalmente quando você fala sobre liberdade de expressão (talvez eu possa ter interpretado essa parte de outra forma, por isso não devo ter compreendido oque oque você queria dizer!). A citação está coerente ao tema.
    D3- ótimo desenvolvimento. Os argumentos usados ficaram pertinentes ao que foi citado na tese. Além disso, o repertório esta de acordo com o tema.
    Conclusão: a sua conclusão possui: agente+ ação+ meio/modo+ detalhamento+ efeito.
    Comp. 1- Gramática: Estrutura sintática regular e alguns desvios (seriam desvios de vírgulas) 160
    Comp. 2- Repertório: possui bons repertórios, e com uso produtivo. 200
    Comp. 3- Projeto de texto: seu projeto de texto esta um pouco comprometido no D1, como escrevi antes a sequência de informações esta um pouco confusa.(Projeto de texto com poucas falhas E desenvolvimento de algumas informações, fatos e opiniões – esta escrito na grade de competências do Enem) 120
    Comp. 4- Coerência: Presença expressiva de elementos coesivos inter e intraparágrafos E raras ou ausentes repetições E sem inadequação. 200
    Comp. 5- Proposta de intervenção: a sua proposta de intervenção esta completa. 200
    Total: 880
    Peço desculpas se interpretei alguma parte errada, não sou profissional :)
    Espero ter ajudado e bons estudos !!!

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  2. Na introdução faltou o parágrafo de conclusão, porém gostei do seu repertório e como você o inseriu bem na redação. No D1 “em uma primeira analise” foi desnecessário pois no texto já apresentava o conectivo “Diante desse cenário”. Tanto no Desenvolvimento 1, tanto no desenvolvimento 2 faltou a explicação do argumento 1e do argumento 2, mas, mesmo assim você utilizou ótimos repertórios e soube desenvolver eles bem. Na conclusão, possui agente + detalhamento + meio + ação + finalidade, o que tiraria alguns pontos é que você usou uma conclusão para os dois argumentos e os corretores do enem não gostam disso. Fora esses pequenos detalhes foi uma boa redação.

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  3. A introdução está boa com a tese nítida.
    D1: tem algumas frases que gera ambiguidade. Ex: A constituição federal nela é previsto ser dever do Estado — ou deveria ser— está um pouco como se a escritora não soubesse a Constituição.
    D2: não tenho o que falar se encaixou muito bem o a tese.
    Conclusão: bem também respeitando os direitos humanos e tem consonância com os dados apontado ao longo da escrita.

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