Iniciante

O Desafio da Segurança Pública

  • 0

   Atualmente, no Brasil, os órgãos da segurança pública encontram-se previstos no artigo cento e quarenta e quatro da Constituição Federal. Nesse sentido, vale destacar que tais entidades passam por problemas corriqueiros que os desafiam a prestarem um serviço de qualidade, como por exemplo: o baixo efetivo; o sucateio; bem como o baixo incentivo do Estado.

      No que diz respeito ao baixo efetivo, tem-se que é calamitoso, pois as forças de segurança pública trabalham com a metade ou menos da metade do quantitativo adequado previsto na legislação. Dessa forma, o policiamento será ineficaz e a segurança da sociedade estará comprometida. Consequentemente, a taxa da violência tenderá a crescer.

    Em relação ao sucateio das unidades da segurança pública, compreende-se que é um problema atual, pois o investimento em materiais de qualidade e seguros para a função policial são inadequados. Dessa forma, o combate a criminalidade estará comprometida, porque os agentes públicos terão dificuldades em combater os infratores de forma eficaz. Ademais, é visível a falta de objetos tecnológicos por parte de alguns órgãos públicos, tal como a Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro.

    Por fim, quanto ao baixo incentivo por parte do Estado, entende-se que é insuficiente, haja vista o congelamento das remunerações e a falta de local de trabalho adequado. Como consequência, os servidores públicos estarão desmotivados a desempenhar um serviço de qualidade e com eficiência à população.


Minha primeira redação nesse site, ainda estou me adequando.

Compartilhar

3 Correções

  1. Primeiramente tenho que falar que não sou corretor profissional, longe disso.
    Mas notei que a estrutura da sua redação é de certa forma peculiar em relação ao modelo exigido pelo enem. Eu diria para você estudar um pouco mais o que tem que ter em cada parágrafo, achei seus argumentos um pouco fracos, sua conclusão não contem os 5 aspectos exigidos pelo enem.

    • 0
  2. Olá, boa tarde.
    Primeiramente, esclareço que não sou nenhum especialista em correções de redação, pois sou estudante ao contrário de profissional da área.
    Ademais, tentarei ajudar com base no que sei soube o gênero textual dissertativo argumentativo e o que poderá te ajudar em melhorias no seu texto.
    Portanto, é de importância questionar a estrutura do seu texto, pois nota-se que ele não está com um bom planejamento estrutural. Conquanto, teclo na tecla que uma redação cobrada em vestibulares (tipo ENEM) deve conter a introdução/1°parágrafo (local que irá dar uma contextualização para o tema, apresentar seu ponto de vista e dar uma idéia no que irá argumentar nos desenvolvimentos), desenvolvimentos/2° e 3° parágrafo ( lugar aonde irá justificar/argumentar a defesa da sua tese) e por fim a conclusão/ 4° parágrafo ( aqui você irá exibir uma solução/proposta de intervenção para conter ou diminuir a problemática. Dessa forma, vale lembrar que ela precisa vir acompanhada da ação que deve ser realizada, do agente que é quem irá realiza-la, o meio em que ela será feita, o detalhamento dessa sua proposta e o efeito que a sua ação irá causar). Neste seu texto, infelizmente não está nessa estrutura, pois observa-se a ausência de clareza da tese na introdução, assim acarretando danos no desenvolvimento e o seu último parágrafo/conclusão deve conter uma proposta de intervenção o que você não trouxe e ficou parecendo mais um desenvolvimento. Todavia, recomendo que busque mais sobre estrutura de redação e leia modelos de redações nota mil, pois vai te ajudar e muito.
    É isto, continue a praticar, refaça sua redação e não esqueça da proposta de intervenção.

    • 0
  3. C1: 200 – Demonstrou domínio da norma culta da língua portuguesa
    C2: 160 – Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo (Nesse caso, acredito que em alguns momentos os argumentos que você apresentou ficaram meio sem sentido, pouco explicativo. Talvez se você explicasse melhor o que está querendo passar no seu argumento, o seu texto irá melhorar).
    C3: 120 – Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista (Aqui vejo que você poderia deixar seu texto mais coeso, utilizar mais conectivos, lembrando que o seu texto precisa ser de fácil entendimento, então busque conectivos mais simples e objetivos. Além disso, não consegui enxergar sua tese com clareza, você precisa focar mais nela e apresenta-la ao longo do seu texto)
    C4: 160 – Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação (voltando ao que eu disse anteriormente: sua tese não ficou tão clara e atrapalhou um pouco na construção da sua argumentação, mas nada que não possa ser corrigido)
    C5: 80 – Elaborar proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural (Nessa competência se trata da conclusão e ela precisa vir acompanhada da ação que deve ser realizada, do agente que é quem irá realiza-la, o meio em que ela será feita, o detalhamento dessa sua proposta e o efeito que a sua ação irá causar)
    TOTAL: 720
    OBS:
    1 – Sugiro que leia mais sobre o texto dissertativo-argumentativo, assim conseguirá desenvolver melhor os seus textos
    2 – Lembre sempre de apresentar sua tese com clareza e retoma-la no seu texto
    3 – Conectivos são extremamente importantes
    4 – Estude o que precisar sem feito em cada competência
    5 – Traga argumentos que realmente façam sentido pro seu texto e pro seu argumento
    6 – Não tenha medo de explicar detalhadamente seu argumento, essa é a intenção!
    É isto, espero que eu tenha te ajudado com meu breve conhecimento sobre redação, boa sorte!

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.