A Segurança Pública é a garantia da proteção aos direitos individuais de cada cidadão, fazendo com que possam exercer seu direito de cidadania em segurança, como trabalhar, conviver em sociedade e se divertir. Contudo os desafios em torno do sistema de segurança pública apresentam-se como um problema de caráter social que afeta continuamente a população. Segundo Ivenio Hermes “Segurança Pública se faz com pessoas que conseguem aliar boas ideias, planejamento e ação”.
É relevante abordar, primeiramente, que a Constituição Federal de 1998 prevê como dever do Estado assegurar a segurança pública aos seus cidadãos. Entretanto, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil é o 9° país mais violento no ranking mundial divulgado em 2018, pelo relatório anual da ONG. Em virtude disto, a palavra que melhor define a segurança pública brasileira é “crise”; já que quase diariamente nos jornais, ela vem sendo comparada até mesmo com a Guerra da Síria, tendo correlações entre o número de pessoas assassinadas em ambos os países.
Paralelo a isso, também vale ressaltar a importância de se entender a estrutura desse sistema e pensar em ações e estratégias para a redução desses números que é essencial para uma sociedade desenvolvida e preocupada com o bem-estar dos seus cidadãos. Evidentemente o papel de profissionais habilitados no entendimento dessas problemáticas é essencial, tendo assim como responsáveis por essa proteção os órgãos representantes do Estado: as policiais federais , rodoviárias e ferroviárias, que respondem à união, e as polícias militares, civis e corpo de bombeiros, que são subalternos ao governo estadual.
Dessa forma, torna-se evidente a necessidade de superar os desafios em torno do sistema de segurança . Para tanto, o Governo Federal deve criar políticas para distribuir mais verbas para melhorar a segurança na sociedade. Cabe ainda, ao Ministério da Educação, investir na escolarização de crianças em situação de extrema pobreza, construindo mais escolas públicas, voltadas para esta camada da população e realizando campanhas que insiram as mesmas no meio escolar, impedindo que estes menores fiquem vulneráveis ao mundo do crime. Ademais, cabe às ONGs criar projetos sociais, tendo como auxílio palestras e debates com especialistas, tendo em vista incentivar os indivíduos a cobrar melhorias no sistema de segurança dos órgãos governamentais.
Thamirysbds
Muito bom o texto! Você repetiu a palavra “segurança” inúmeras vezes ao decorrer do texto, se tornou um problema pois as repetições ficaram muito próximas umas das outras, so na introdução foram 4! Você não evidenciou com clareza as duas problemáticas na introdução, apenas detalhou a tese. Utilizou muito bem os conectivos mas se atrapalhou um pouco no desenvolvimento do texto. Sua conclusão ficou muito boa, mas você deu tantos detalhes e esqueceu de responder a perguntar principal: “a fim de que?”! Você escreve muito bem! Nota: 800. Bjs!
Brunamb_
Oioi, tudo bem ? Vou falar um pouquinho da sua redação, lembrando que não sou professora, mas tentarei ajudar :).
Introdução: Na introdução o seu primeiro período ficou ok, você apresentou o tema logo no comecinho quando citou segurança pública, entretanto repetiu três vezes segurança pública e eu não consegui encontrar a sua tese.
D. 1 : Não entendi o seu desenvolvimento, você fez citação de muita coisa e não desenvolveu-os direito, não deixando claro o seu argumento(Lembrando que é pedido no Enem texto dissertativo-argumentativo).
D. 2: Há uma parte em seu primeiro período que poderia vir no final do desenvolvimento 2, quando você fala “pensar em ações e estratégias para a redução desses números que é essencial para uma sociedade desenvolvida e preocupada com o bem-estar dos seus cidadãos.”, não tem claro também o seu argumento, está um parágrafo confuso.
Conclusão: Sua conclusão está com uma boa estrutura, aborda o tema novamente, deixa claro quem deve intervir, o que deve ser feito, como será executada, mas faltou responder a resposta “a fim de quê”? todas essas ações devem ser executadas visando resolver tal problema.
Uma dica é: escrever antes um rascunho de cada parte do texto, o que irá ter em cada uma delas, pra na hora você conseguir deixar o parágrafo organizado.
[email protected]
Achei bem apresentado, com termos bem colocados e diversas referencias, o que torna o texto bem informativo ao leitor, achei bem bacana a introdução pois primeiro foi contextualizado o assunto e após isso problematizado, dando assim argumentos e uma suposta solução ao decorrer da redação, os parágrafos também os vejo como bem apresentados ao possuírem divisões por frases dentro deles, tornando um texto mais pausado e não desviando o foco do leitor.