Iniciante

O desafio da mobilidade social ( modelo FUVEST )

  • 0

Nos últimos anos com a pandemia muitas pessoas acabaram perdendo seus empregos ou começaram a trabalhar mais em posições “alternativas” ( Uber, Ifood, criação de pequenos negócios) para continuar ganhando dinheiro, isto acabou criando uma nova relação de trabalho que fez com que muitos erroneamente pensassem que poderiam ganhar dinheiro fácil em qualquer pequena posição ou que criar seu próprio negócio seria fácil.

Entretanto,  isto é muito mais difícil do que imaginado, especialmente com o crescimento da ” hustle culture” que cria ideia de que para mudar de classe social e se tronar rico as pessoas só teriam que trabalhar mais e que ao criar seus próprios negócios estes instantaneamente trariam dinheiro e se tornariam famosos ( como o caso de uma mãe e filho que começaram a vender Cinnamon Rolls em seus prédio e conseguiram abrir sua própria loja ). Mas estes são casos especiais e muitos pequenos negócios acabam desaparecendo e fazem com que seus donos apenas percam dinheiro.

Apesar disto a ideia de mobilidade social e de que aqueles que estão em posições ruins possam mudá-la é muito boa, mas ele raramente ocorre.

Compartilhar

2 Correções

  1. Aqui eu coloco virgula onde acredito que deve ter pra te ajudar a ter um texto melhor pontuado:
    “Nos últimos anos, com a pandemia, muitas pessoas acabaram…”
    ” (como o caso de uma mãe e filho que começaram a vender Cinnamon Rolls em seus prédio e conseguiram abrir sua própria loja ), mas estes são casos..” ao invés de ponto sugiro usar uma virgula.
    “Apesar disto, a ideia de mobilidade social e de que aqueles que estão em posições ruins possam mudá-la é muito boa, mas ele raramente ocorre.”

    Você apresentou a sua tese, mas seria interessante trazer dados estatísticos que a reforcem, ou fazer um paralelo com alguma citação, ou algum fato histórico, tipo a evolução industrial, pensando em como ela pode ser comparada com essa “revolução” de modo de trabalho…

    No primeiro desenvolvimento deu a entender que vc falou das causas, motivações das pessoas escolherem esse novo caminho de negócios, então eu acredito que no segundo desenvolvimento vc deveria discorrer sobre as consequências dessa escolha e como ela impacta a sociedade e o porque que isso deve mudar, por que ao identificar o problema vc pode pensar em como resolver ele na conclusão.

    espero ter ajudado um pouco!!
    Continue escrevendo ;)

    • 0
  2. No segundo parágrafo de seu desenvolvimento, existem alguns erros de coesão e falta do uso da vírgula, espero que você consiga reconhecer esses pontos, tenha um bom desenvolvimento.
    Entretanto, isto é muito mais difícil do que imaginado, especialmente com o crescimento da ” hustle culture” que cria ideia de que para mudar de classe social e se “tornar” rico as pessoas só teriam que trabalhar mais e que ao criar seus próprios negócios estes instantaneamente trariam dinheiro e se tornariam famosos ( como o caso de uma mãe e filho que começaram a vender Cinnamon Rolls em “seu prédio” e conseguiram abrir sua própria loja ). “Mas,” estes são casos especiais e muitos pequenos negócios acabam desaparecendo e fazem com que seus donos apenas percam dinheiro.

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.