A Constituição Federal de 1988 – documento jurídico mais importante do país – prevê em seu artigo 6º, o direito a educação a todo cidadão brasileiro. Entretanto, tal prerrogativa não é plenamente seguida, já que cada vez mais os jovens estão deixando o ensino médio antes da conclusão. Diante dessa perspectiva e notável que problemas relacionados a economia tanto familiar quanto do sistema público são fatores que favorecem esse quadro.
Em uma primeira análise, a necessidade de possuir um emprego para ajudar a família e o principal motivo para a evasão escolar. Apesar de existir programas que ofereçam auxilio econômico, como bolsa família, não é suficiente. Tal conjuntura, segundo as ideias do filósofo contratualista John Locke, configura-se como uma violação do “contrato social”, já que o estado não cumpre sua função fazendo com que os jovens tenham que deixar a escola para ajudar no sustento familiar.
Ademais, é fundamental apontar a falta de verba do sistema público como impulsionador do problema no Brasil. Segundo José Paulo da Rosa, doutor em Educação Física pela PUC-RS, 80% dos custos das escolas coreanas são custeadas pelo governo. Infelizmente, não sendo uma realidade brasileira já que com a falta de verbas destinas as escolas, geram consequentemente falta de dinheiro para pagar os professores e manter a infraestrutura das escolas, gerando um “desanimo” por parte dos estudantes e os desmotivando a permanecerem nas escolas.
Portanto, medidas são necessárias para resolvermos o impasse. Para isso, é imprescindível que o Ministério da Economia aumente a verba dos auxílios governamentais, e o Ministério da Educação convoquem os pais e os informem as consequências da falta de investimento no ensino, por meio, de palestras e assim consolidará uma sociedade mais educada, onde o Estado desempenha corretamente seu “contrato social”, tal como afirma John Locke.
Anaasousa
Oii sou iniciante então não sei dar nota, mas reparei alguns erros de ortografia, são eles “e” que deveria ser ” é”, “destinas” que acredito que era pra ser destinadas e desânimo que faltou o acento no seu texto.
Bem o seu texto ficou muito bom parabéns, acredito que esses erros foi só na hora de passar para o site.
Espero ter ajudado de alguma forma:)
Você tem um grande futuro pela frente
diegohpinheiro
competência I: demonstrar domínio da norma culta da língua portuguesa. nota 120
Competência II: compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo. nota 160
Competência III: selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista. nota 160
Competência IV: demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação. nota 120
Competência V: elaborar proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural. nota 120
raynecrs
Oie, tudo bem? Bom, é o seguinte, segue a baixo minha avaliação. Desde já deixo claro que não sou especialista, mas tento ajudar. Bjs!
C1- Domínio da norma padrão da língua portuguesa. (160)
C2- Compreensão da proposta de redação. (180
C3-Seleção e organização das informações. (180)
C4-Demonstração de conhecimento da língua necessária para argumentação do texto. (160)
C5-Elaboração de uma proposta de solução para os problemas abordados, respeitando os direitos humanos. (180)
NOTA FINAL (860)
esterrcb
Correção:
Ótimo texto, apenas algumas melhorias pequenas em concordância que nem pecisam ser apontadas, a penas uma frase me incomodou: “com a falta de verbas destinas as escolas, geram consequentemente falta de dinheiro para pagar os professores e manter a infraestrutura das escolas, gerando um “desanimo” por parte dos estudantes e os desmotivando a permanecerem nas escolas.”, seria interessante a substituição de alguns termos em “com a falta de verba as escolas, geram consequentemente”, tonar “a falta de verbas destinadas as escolas, gera consequentemente”, mas texto muito bem desenvolvido que apresenta o problema, desenvolve e sugere uma solução
Aliny007
Primeiramente sou estudante assim como você, e estou aqui para aprender.
• A sua redação ficou ótima, são só alguns erros como repetir conectivos você usou muito o já que poderia ter usado o visto que,dado que, uma vez que . No mais a sua redação ficou muito boa, só uma dica tome cuidado ao colocar esse dados não coloque igual ao da proposta sempre faça uma relação se na proposta fala sobre o percentual que faz ,ou que participa faz o cálculo das pessoas que não fazem sabe ?
Continue estudando, não vou ter dar uma pontuação por que não sou uma corretora profissional. Kkkkkk