O desafio brasileiro de manter na escola o jovem do ensino médio

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A Constituição Federal de 1988 – documento jurídico mais importante do país – prevê em seu artigo 6º, o direito a educação a todo cidadão brasileiro. Entretanto, tal prerrogativa não é plenamente seguida, já que cada vez mais os jovens estão deixando o ensino médio antes da conclusão. Diante dessa perspectiva e notável que problemas relacionados a economia tanto familiar quanto do sistema público são fatores que favorecem esse quadro.

Em uma primeira análise, a necessidade de possuir um emprego para ajudar a família e o principal motivo para a evasão escolar. Apesar de existir programas que ofereçam auxilio econômico, como bolsa família, não é suficiente. Tal conjuntura, segundo as ideias do filósofo contratualista John Locke, configura-se como uma violação do “contrato social”, já que o estado não cumpre sua função fazendo com que os jovens tenham que deixar a escola para ajudar no sustento familiar.

Ademais, é fundamental apontar a falta de verba do sistema público como impulsionador do problema no Brasil. Segundo José Paulo da Rosa, doutor em Educação Física pela PUC-RS, 80% dos custos das escolas coreanas são custeadas pelo governo. Infelizmente, não sendo uma realidade brasileira já que com a falta de verbas destinas as escolas, geram consequentemente falta de dinheiro para pagar os professores e manter a infraestrutura das escolas, gerando um “desanimo” por parte dos estudantes e os desmotivando a permanecerem nas escolas.

Portanto, medidas são necessárias para resolvermos o impasse. Para isso, é imprescindível que o Ministério da Economia aumente a verba dos auxílios governamentais, e o Ministério da Educação convoquem os pais e os informem as consequências da falta de investimento no ensino, por meio, de palestras e assim consolidará uma sociedade mais educada, onde o Estado desempenha corretamente seu “contrato social”, tal como afirma John Locke.

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5 Correções

  1. Oii sou iniciante então não sei dar nota, mas reparei alguns erros de ortografia, são eles “e” que deveria ser ” é”, “destinas” que acredito que era pra ser destinadas e desânimo que faltou o acento no seu texto.
    Bem o seu texto ficou muito bom parabéns, acredito que esses erros foi só na hora de passar para o site.
    Espero ter ajudado de alguma forma:)
    Você tem um grande futuro pela frente

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  2. competência I: demonstrar domínio da norma culta da língua portuguesa. nota 120
    Competência II: compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo. nota 160
    Competência III: selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista. nota 160
    Competência IV: demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação. nota 120
    Competência V: elaborar proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural. nota 120

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  3. Correção:
    Ótimo texto, apenas algumas melhorias pequenas em concordância que nem pecisam ser apontadas, a penas uma frase me incomodou: “com a falta de verbas destinas as escolas, geram consequentemente falta de dinheiro para pagar os professores e manter a infraestrutura das escolas, gerando um “desanimo” por parte dos estudantes e os desmotivando a permanecerem nas escolas.”, seria interessante a substituição de alguns termos em “com a falta de verba as escolas, geram consequentemente”, tonar “a falta de verbas destinadas as escolas, gera consequentemente”, mas texto muito bem desenvolvido que apresenta o problema, desenvolve e sugere uma solução

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  4. Primeiramente sou estudante assim como você, e estou aqui para aprender.

    • A sua redação ficou ótima, são só alguns erros como repetir conectivos você usou muito o já que poderia ter usado o visto que,dado que, uma vez que . No mais a sua redação ficou muito boa, só uma dica tome cuidado ao colocar esse dados não coloque igual ao da proposta sempre faça uma relação se na proposta fala sobre o percentual que faz ,ou que participa faz o cálculo das pessoas que não fazem sabe ?
    Continue estudando, não vou ter dar uma pontuação por que não sou uma corretora profissional. Kkkkkk

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  5. Oie, tudo bem? Bom, é o seguinte, segue a baixo minha avaliação. Desde já deixo claro que não sou especialista, mas tento ajudar. Bjs!

    C1- Domínio da norma padrão da língua portuguesa. (160)
    C2- Compreensão da proposta de redação. (180
    C3-Seleção e organização das informações. (180)
    C4-Demonstração de conhecimento da língua necessária para argumentação do texto. (160)
    C5-Elaboração de uma proposta de solução para os problemas abordados, respeitando os direitos humanos. (180)
    NOTA FINAL (860)

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