Na antiguidade o esbanjo e o luxo eram considerados pecados e imorais na visão humana. Porém, com o tempo essas visões foram mudando e com as revoluções industriais, inicio das indústrias e adesão dos métodos de manufatura e maquinofatura, a nossa sociedade foi se tornando cada vez mais a favor das compras em grandes quantidades, mas como consequência surgiram os impactos ambientais desse sistema, impulsionado pelos desejos de posses e riquezas .Dentre eles, podemos citar o acúmulo de lixo e o desmatamento para a pecuária.
Portanto, devemos notar que o consumismo desenfreado, acaba gerando o acúmulo de lixo em nossas cidades e muitas das vezes esses lixos são descartados de maneira incorreta ocasionando o entupimento de esgotos causando, em estações chuvosas, os alagamentos que chegam tanto nas rua como alagam moradias, a proliferação de insetos e animais transmissores de doenças como o mosquitos da dengue e os ratos, e tantos outros fatores que advém dessas práticas.
A seguir, deve-se visar o derrubamento desenfreado da nossa flora para criação de animais bovinos, o que dá sequência para proliferação de gases poluentes, como metano que são produzidos por estes mamíferos e o desaparecimento das árvores que transformam gases como o dióxido de carbono em oxigênio tornando nosso ambiente mais limpo. É importante frisar que sem esses agentes naturais pode haver a escassez de oxigênio tornando o ar impuro e levando a uma abertura para novas enfermidades e outras consequências que podem surgir.
Portanto, pretendendo assegurar a uma vida mais limpa e sem dificuldades causadas por manejos e desejos antrópicos atuais, devem os governantes do nosso país criarem projetos que conscientizem a população acerca do consumo exagerado, por meio de campanhas ou divulgações midiáticas e a fiscalização de leis já existentes com a finalidade de frearmos o que pode ser acarretado por tais atos. Só assim se pode criar e preservar uma sociedade consciente e que valoriza os bens naturais.
n4thalya
Olá!
Sua redação está boa, mas tente melhorar os desenvolvimentos. Cuidado com os conectivos no lugar errado, como você utilizou no início do segundo parágrafo. Atente-se com a repetição de palavras. E tente colocar um agente mais específico, como o Ministério do Meio Ambiente.
Lembre-se “A prática leva à perfeição!”
pedronunes145
Olá!
Estruturalmente, seu texto está correto. Na introdução, você apresenta as faixas e as questões que irá desenvolver, e as desenvolve sem se desviar do tema. Todavia, sua proposta introdutória está incompleta e contém alguns erros gramaticais. Lembre-se de sempre mencionar quem será o agente da proposta, dizendo que apenas o governante deixa muitas vagas.
No desenvolvimento 2, há uma carência estrutural devido a falta de um reportório sociocultural, bem como um conectivo.
Enzo4150p
Sua redação está boa, está de acordo com a estrutura do Enem.
Tente colocar sua tese de forma mais clara, lembre-se que ela é tópico frasal do 1° parágrafo. Seu repertório sociocultural está ótimo.
Na sua conclusão tente colocar um agente mais específico, como o Ministério do Meio Ambiente.
Parabéns !!!!!
pedroftw
Olá, irei corrigir sua redação usando as competências prevista pelo Enem.
Sua introdução obedece as normas da redação, porém aconselho usar repertorio linguístico nela, aumenta sua nota e facilita a leitura. Suas teses são verídicas.
No desenvolvimento 1 você usou um conectivo de finalidade no inicio, o que discorda com a continuidade da introdução, substitua por um conectivo diferente (Em primeiro lugar, Nesse sentido, A priori e etc. ). Além disso a utilização das virgulas não estão boas, poderia utilizar alguma outra forma de explicar, isso deixa a dissertação mais dinâmica.
No desenvolvimento 2 o conectivo inicial não encaixa com o desenvolvimento 1, poderia utilizar (Outrossim). Seu desenvolvimento 2 não possui repertorio linguístico o que deixa o paragrafo meio vazio.
Sua conclusão obedece as normas, propõem intervenção, evidencia como e quem vai fazer e o objetivo, porém não aconselho utilizar “governantes de nosso pais”, isso soa como critica, tenta utilizar alguma esfera politica ou outras palavras.
C1: 120
C2: 160
C3: 120
C4: 160
C5: 160
isa56cris
Oii, vamos lá:
Estruturalmente seu texto está correto. Na introdução você apresenta repertório e as problemáticas que desenvolverá, e os desenvolve sem fugir do tema, parabéns por isso :). Contudo, sua proposta de introdução está incompleta e tem alguns erros gramaticais. Se lembre de citar sempre quem será o agente da proposta, dizer apenas governantes deixa muito em aberto.
Outra coisa que observei é que você repete algumas palavras e tem alguns erros de concordância também. Evite usar palavras em primeira pessoa (como “podemos”, “devemos” e “nosso”).
Se atente a esses erros gramaticais, a repetição de palavras e estude mais conectivos. Esses detalhes não só fazem a diferença na sua nota final, como também deixam seu texto mais organizado.
É isso, continue estudando! Você está no caminho certo.
Espero ter ajudado :)