Na série norte americana “Friends”, diferentes composições familiares são evidenciadas, tais como pais que não se relacionam conjugalmente, filhos provenientes de barriga de aluguel e adoção. Muito além dela, na sociedade brasileira atual novos conceitos de família estão sendo difundidos e vivenciados, no entanto, em virtude do Estatuto da Família, que legitima apenas aquelas formadas por casais heterossexuais, muitas dessas conjunções familiares são obrigadas a viver à margem do preconceito e às vezes nem sequer podem ser formadas.
Apesar de a Constituição brasileira vigente determinar que o Estado seja laico, é notória a influência judaico-cristã na determinação do conceito legal e tradicional do que seja família, uma vez que essa crença difunde a percepção de que mulheres nascem para procriar e casais homossexuais vão para o inferno. Isso abre espaço para que ocorram ondas de preconceito e, em alguns casos, de violência, impedindo o livre arbítrio de cada um.
Além disso, há no Brasil um índice muito grande de pais que abandonam seus filhos, ocasionando numa maternidade solo ou abandono. Por ser difícil no país adotar quando se é mãe ou pai solteiro, ou um casal homoafetivo , é inevitável não perceber quantas crianças poderiam ter um lar seguro e abundoso de afeto se pelo menos a lei não o dificultasse, porém os governantes parecem não entender o que Heráclito de Éfeso afirmou quando disse que somente a mudança é permanente.
Destarte, é necessário que o Estatuto da Família seja modificado por meio de ação do Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos por meio de uma petição online primeiramente como meio de ouvir a população e, posteriormente, levando o projeto à Câmara dos Deputados. Além disso, o Datafolha deve fazer pesquisas com o intuito de comprovar que outras organizações familiares são igualmente válidas, utilizando a internet para tal ação e as redes sociais para sua divulgação e disseminação dos resultados. Assim. torna-se possível a convivência harmônica entre as várias famílias, assim como ocorre em “Friends”.
liviali19Iniciante
O conceito de família no século XXI
Compartilhar
AnaKarineDias
Eu gostei muito da sua tese e do seus argumentos, porém a forma como você tratou o fato do Brasil ser influenciado por uma cultura judaica-cristã foi meio agressiva. Também reparei a repetição da mesma palavra em uma distância relativamente curta. Um conselho para que você turbine a sua conclusão é você antes de apresentar a sua proposta de intervenção, fazer uma retomada da tese. Fora isso a sua redação está muito boa!
blzamanda
Boa tarde.
Gostei muito da sua redação, entretanto essa relação entre Friends e o tema parece meio forçada. Os parágrafos de argumentações estão legais, mas tente colocar dados com autoridade, além do senso comum, daria mais veracidade para a redação;
Por exemplo, no inicio do terceiro paragrafo você escreveu: “Além disso, há no Brasil um índice muito grande de pais que abandonam seus filhos, ocasionando numa maternidade solo ou abandono.” Qual o índice? Quem fez o índice?
Mas sua redação está boa.
anne236678
*Em sua redação há muita repetição de palavras, e para que isso não ocorra procure sinônimos.
*Uma das coisas que você citou sobre a pregação da cultura cristã é erronia, “mulheres nascem para procriar ” foi o maior absurdo que eu li na sua redação, e é perceptível que a sua fala foi puro senso comum. Por isso, procure falar sobre um assunto que voce tenha conhecimento.
* Seu repertório foi mal utilizado, pois , seu texto (desenvolvimento) não teve relação com sua fonte de conhecimento.
Camisoliviera
Boa tarde, achei legal você citar Friends, mas não acho que possa ser uma alusão histórica.
> Os parágrafos também, ia ser legal dividir certinho pra não deixar o texto cansativo.
> A proposta de interverão é boa mas confusa. Ao final do seu texto use uma palavra que mostre que esta no final, ex: Portanto.
C1 120
C2 120
C3 80
C4 160
C5 120
total = 600
[email protected]
Boa tarde . Gostei da sua redação , os argumentos estão bons , gostei da sua proposta de intervenção , sua citação foi cabivel ao tema, continue sempre se esforçando e procurando melhores idéias em todos os seus temas de redação. muito cuidado também pro seu texto não ficar um pouco cansativo pro leitor , mas ficou muito bom, é só focar um pouco em dados isso vai enriquecer bastante seu texto. ademas continue treinando e seja mais uma pouco objetiva na sua conclusão. Espero ter ajudado .
MrsWonder
Deixando claro que não sou nenhuma expert de redação e tudo o que irei citar é para ser levado como crítica construtiva.
Bem, gostei da sua introdução, achei uma citação midiática interessante e cabível ao tema. No entanto, seu desenvolvimento 1 é um pouco problemático por culpar a religião judaico-cristã. Há falta de vírgula em “por meio de uma petição online primeiramente como meio de ouvir a população”, deveria ser “por meio de uma petição online, primeiramente, como meio de ouvir a população” e também a repetição da palavra “meio”.
Dica: Dá um espaço no inicio do parágrafo para que seja identificável, fiquei perdida algumas vezes. Sua redação está ótima, apenas precisa melhorar a forma como traz as informações para que não pareça uma ofensa e prestar atenção na pontuação.
C1: 120
C2: 150
C3: 160
C4: 120
C5: 190
Nota: 740
brunabiankacpc
Olá Lívia!
* Busque apresentar os argumentos que você vai utilizar no seu desenvolvimento ainda na introdução.
* Não limite a sua tese a apenas um aspecto.
* Procure diversificar o seu repertório coesivo.
* Tome cuidado com períodos tão longos,pode ser cansativo para o leitor e acabar deixando seu texto confuso.
* Lembre-se de incluir na sua proposta de intervenção o efeito e o detalhamento.