Estudante

O combate ao tráfico de pessoas no Brasil. PFV LEIAM, EU CORRIJO DE VOLTAAH

  • 1

Na novela ´´Salve Jorge´´ a personagem Morena é levada para o exterior acreditando que iria apenas trabalhar como garçonete, quando na verdade foi enganada e levada para uma casa de prostituição. Fora do mundo fictício, a realidade não é tão distante como a da novela, no Brasil são muitos os casos em que as pessoas são enganadas* por traficantes. E a falta de conhecimento por parte dessas vítimas, facilita ainda mais para os criminosos. Não só isso, mas a fragilidade e a falta de fiscalizações por parte das autoridades políticas facilitam bastante para que esse problema aconteça.

Em primeiro lugar, vale destacar que não é de hoje que este tema é presente em nossa sociedade. Desde o Brasil colônia, pessoas eram trazidas de outros lugares, sendo escravizadas e usadas para diversos trabalhos forçados. Atualmente não é tão diferente, mas o que mais acontece é que os criminosos usam da vulnerabilidade emocional, econômica, o fato dá pessoa ser criança, de sua orientação sexual, para enganar e ´´seduzir´´ sua vítima, com propostas de uma vida melhor e com mais benefícios. E por falta de informações sobre o assunto, estes indivíduos muitas vezes são enganados facilmente.

Em segunda análise, de acordo com o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, entre 2011 e 2019 foram feitas 683 denúncias de tráfico humano no país, onde as vítimas eram crianças e adolescente. Esses dados só mostram o quanto ainda é frágil as políticas públicas presentes no nosso país. E que por mais que tenhamos leis e instituições que visam a segurança e direitos dos cidadãos, os dados deixam evidente que ainda é preciso que haja mais esforço para que assim, seja possível resolver essa problemática.

Em virtude dos fatos mencionados acima, medidas são necessárias para se resolver o impasse de maneira que este seja solucionado. Segundo Immanuel Kant “o ser humano é aquilo que a educação faz dele´´. Diante deste pensamento é importante que o Ministério da Educação junto com as escolas promova aulas, palestras com profissionais capacitados do assunto, para que os pais e alunos cheguem a ter conhecimento sobre este tema. Ademais, é também importante que os governantes juntamente com as mídias criem propagandas que alertam a população sobre este dilema divulgando em rádios, televisão, redes sociais. Para que assim, chegue a todos os cidadãos em diversas plataformas. Para que assim, com estes pontos positivos, possamos chegar a uma mudança significativa no nosso país.

Compartilhar

2 Correções

  1. … garçonete, quando na verdade foi enganada e levada para uma casa de prostituição. Fora do mundo fictício, a realidade não é tão distante como a da novela, no Brasil são muitos os casos em que as pessoas são enganadas* por traficantes. [ essa parte não precisava de um ponto final, já que possui a condição “e” + a frase final da sentença]E a falta de conhecimento por parte dessas vítimas, facilita ainda mais para os criminosos.

    legal já começar com conhecimento de outra área, eu tento fazer assim tbm.

    ps: cuidado com a cópia de trechos motivadores, isso pode zerar a redação > de acordo com o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, entre 2011 e 2019 foram feitas 683 denúncias de tráfico humano no país.

    na conclusão não acho que é necessário citar Kant, já que você cita a novela no primeiro parágrafo e faz alusão histórica no segundo. isso demonstra seu conhecimento de outra área. não sou corretor kk, mas acho que dois conhecimentos de outra área já bastam.
    fora que você perde espaço na conclusão, seria mais interessante retomar as citações anteriores para dizer que esse sua solução deve resolver tal quadro do passado ou da ficção.

    quando vocÊ diz ” é também importante que os governantes juntamente com as mídias”,
    governantes fica vago, pois há o poder legislativo, o executivo e etc. mídias é ok, mas você pode especificar os veículos na qual serão divulgadas as propagandas: midias sociais, tv, rádio, etc, jornais, etc.

    “para que assim, chegue a todos os cidadãos em diversas plataformas. Para que assim, com estes pontos positivos, possamos chegar a uma mudança significativa no nosso país.”

    > “para que, assim, chegue…” seria o correto.
    você repete “para que assim” desnecessariamente.
    sugestão: para que, assim, a informação chegue aos cidadãos em diversas plataformas (especificar plataformas, lá na parte de mídias) e, dessa maneira, possamos chegar a uma mudança significativa em nosso país.

    em relação as causas e consequencias:
    causa 1: a falta de conhecimento por parte dessas vítimas
    causa 2: a fragilidade e a falta de fiscalizações por parte das autoridades políticas
    argumentou bem sobre cada uma das causas e suas consequencias

    na solução, fala sobre a informação, causa 1, e agentes – escolas e professores.
    mas a causa 2 fica rasa. por se tratar de leis, acho que o agente Poder Legistativo seria o mais adequado para resolver o problema de endurecimento das leis.

    ps2: tudo que escrevo aqui é apenas minha opinião, não sou um expert, espero ter ajudado!

    • 1
  2. Olá, boa noite!

    Sua redação apresenta um ótimo domínio da língua portuguesa, compreendeu bem a proposta, selecionou e organizou bem os fatos, soube usar os métodos linguístico adequadamente e escreveu um ótimo método interventivo. A alguns erros de digitação mas pouco interferem em sua nota final.

    Parabéns pelo texto!

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.