Na obra “Ensaio sobre a cegueira”, José Saramago aborda uma reflexão acerca da cegueira ética e moral no meio social. Nesse sentido, semelhante a tal obra literária, uma majoritária parte da população brasileira expressa uma falta de visibilidade diante aos entraves que o retorno do suicídio de jovens ocasiona. Sob essa ótica, aponta-se que o bullying e a negligência governamental são as principais causas da problemática, sendo necessário coibir esse cenário.
A princípio, vale ressaltar o preconceito como fator determinante para a permanência da barreira. Nessa perspectiva, o filme chamado “Garota Interrompida” retrata uma mulher depressiva, a qual sofre com a sociedade preconceituosa, além de passar por aflições psicológicas, o que agrava a depressão. Fora da ficção, essa realidade mantém-se presente e muito influente nas relações sociais. Em virtude disso, a população depressiva passa por dificuldades quanto à aceitação e efetivação dos seus direitos. Dessa forma, é inaceitável que os malfeitores tenham a postura de agravar a situação atual, dado que praticar o preconceito e o bullying incentiva o isolamento social.
Destaca-se, ademais, o descaso governamental de cumprir com a Carta Magna de 1988, na qual garante o acesso à saúde de qualidade para os cidadãos. infere-se que, uma das medidas tomadas pelo governo brasileiro para atenuar os problemas do cenário financeiro foi a diminuição de investimentos na saúde, como consequência, diversos hospitais públicos apresentam uma infraestrutura escassa e um longo tempo de espera para o atendimento. Nessa ótica, constata-se que o controle do suícidio de jovens será dificultado por conta da falta de equipamentos e investimentos de qualidade na rede hospitalar.
Diante do exposto, é necessária uma ação do Estado para amenizar o obstáculo atual. Portanto, o Ministério da saúde, órgão responsável pelos aspectos medicinais, por intermédio de uma parceria com os meios de comunicação, compartilhar propagandas sobre a importância de combater o bullying. Além disso, o Tribunal Federal deve, por meio de uma lei, aumentar o orçamento anual na área da saúde, visando melhorar e inovar a estrutura hospitalar. Dessa forma, a cegueira ética e moral brasileira acerca do suicídio de jovens caminham-se para a resolução no século XXI.
Gabriel Marques Corrêa
Olá ! Gostei da sua redação. Você apresenta uma boa tese . Apresenta repertório sócio cultural para sustentar seus argumentos . Faltou a utilização de mais conectivos e locuções conectivas ,para separar melhor os períodos . Achei que poderia desenvolver mais o seu segundo desenvolvimento ( dando uma maior criticidade do problema) mostrando um pouco mais da sua opinião . Na sua conlusão, senti falta de deixar sua finalidade em evidencia ( utilizando afim de que… ou com o intuito de ..) . Você utilizou duas propostas de intervenção , corrige pela que estava mais completa delas .
Parabéns pela redação, continue treinado que você vai alcançar um ótima nota na sua redação!
Competência 1: 180
Competência 2: 200
Competência 3: 160
Competência 4: 180
Competência 5: 180
Nota final: 900
Nathalima
apresentou ótimo desenvolvimento e mostrou dominacia linguística ,ótimos conectivos em si uma estrutura muito boa de um redação poucos erros gramaticais fiquei atento bastante nisso pois pequenos erros faz com que perca pontuação, tem muita coesão bons argumentos e citações também
introdução
dica não coloque aspas para evidenciar o nome da obra
D1
a mesma coisa das aspas
bons conectivos
ótima ideia citar o filme e depois falar que fora da ficção a realidade é a mesma
D2
fez bem em citar a Constituição de 1988 pois poucas pessoas citam como Carta Magna de 1988 achei excelente que escreveu de forma certa pois muitas pessoas não sabem que tem que ser escrito letras maiusculas a inicial ( C e M )
conclusão
ficou ótima disse o agente o meio e o modo e a finalidade de como resolver as problemáticas.
madriele03
Nota 01 – 180 – Poucos erros gramaticais.
Nota 02 – 200 – Excelente estrutura textual e aplicação adequada de outras áreas de conhecimento.
Nota 03 – 180 – Excelente argumentação, mas, use mais seu senso crítico.
Nota 04 – 200 – Uso excelente dos conectivos
Nota 05 – 180 – Não está tão evidente os elementos conclusivos.