O combate ao crime organizado no Brasil: como enfrentar o poder paralelo?

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Segundo o filósofo grego Pitágoras, “Eduquem as crianças e não será necessário castigar os homens”. A fala do pensador remete à ideia de que o conhecimento pode transformar os seres e evitar falhas futuras. No entanto, o cenário atual do mundo hodierno não condiz com pensamento, já que o crime organizado no Brasil está se agravando e, consequentemente, promovendo não só a violência nas cidades como também o pânico na sociedade.

Primeiramente, vale ressaltar que, mesmo com políticas públicas voltadas para a promoção da segurança coletiva, a violência decorrente do crime organizado ainda se consolida no país. Outrossim, é possível observar no seriado “La casa de papel”, um assalto a casa da moeda que fora totalmente organizado e que utiliza a violência para disciplinar os reféns. Em suma, fica evidente que a ficção retrata o que ocorre na infração esquematizada, pois muitos criminosos, aplicam a força física sobre suas vítimas a fim de conseguirem o objeto de valor.

Ademais, é importante destacar que o medo direcionado aos cidadãos, é em virtude a violência dos ladrões que circundam as cidades. Sob essa ótica, a rotina dos indivíduos que necessitam transitar diariamente torna-se algo dificultado, uma vez que a possibilidade de sofrer um assalto é o pivô para o pânico desses. Desse modo, fica evidente que o crime organizado precisa ser combatido, e, uma forma de se resolver essa problemática é materializar o argumento de Aristóteles, que defende a importância do conhecimento para a formação individual.

Portanto, cabe ao Governo, por meio de verba, investir na educação infantil e média, com o intuito de explicitar para os estudantes a importância de viver em comunidade sem causar prejuízo ao próximo. Tudo isso deve ser passado aos alunos de maneira didática e variada a fim de formar seres humanos justos e críticos, o que contribuirá para o progresso do país e um futuro melhor.

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4 Correções

  1. Segundo o filósofo grego Pitágoras, “Eduquem as crianças e não será necessário castigar os homens”. A fala do pensador remete à ideia de que o conhecimento pode transformar os seres e evitar falhas futuras. No entanto, o cenário atual do mundo hodierno não condiz com (1)pensamento, já que o crime organizado no Brasil está se agravando e, consequentemente, promovendo não só a violência nas cidades como também o pânico na sociedade.(2)
    1 – o pensamento
    2 – tese por consequências
    Primeiramente, vale ressaltar que, mesmo com políticas públicas voltadas para a promoção da segurança coletiva, a violência decorrente do crime organizado ainda se consolida no país. Outrossim, é possível observar no seriado “La casa de papel”, um assalto a(3) casa da moeda que fora totalmente organizado e que utiliza a violência para disciplinar os reféns. Em suma, fica evidente que a ficção retrata o que ocorre na infração esquematizada, pois muitos criminosos,(4) aplicam a força física sobre suas vítimas a fim de conseguirem o objeto de valor.
    3 – à
    4 – sem vírgula
    5 – Parágrafo pouco desenvolvido.
    Ademais, é importante destacar que o medo direcionado aos cidadãos,(6) é(7) em virtude a violência dos ladrões que circundam as cidades. Sob essa ótica, a rotina dos indivíduos que necessitam transitar diariamente torna-se algo dificultado, uma vez que a possibilidade de sofrer um assalto é o pivô para o pânico desses. Desse modo, fica evidente que o crime organizado precisa ser combatido, e, uma forma de se resolver essa problemática é materializar o argumento de Aristóteles, que defende a importância do conhecimento para a formação individual.(8)
    6 – sem vírgula aqui
    7 – ocorre em virtude dos[…]
    8 – de que forma a materialização do conhecimento para formação individual? ajudaria contra o pânico dos indivíduos?

    Portanto, cabe ao Governo(agente), por meio de verba(meio), investir na educação infantil e média(ação), com o intuito de explicitar para os estudantes a importância de viver em comunidade (finalidade) sem causar prejuízo ao próximo. Tudo isso deve ser passado aos alunos de maneira didática e variada a fim de formar seres humanos justos e críticos, o que contribuirá para o progresso do país e um futuro melhor(detalhamento)

    C1: 160
    C2: 160
    C3: 160
    C4: 200
    C5: 200

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  2. INTRODUÇÃO:
    ▪︎Segundo o filósofo grego Pitágoras, “Eduquem as crianças e não será necessário castigar os homens”. [1] A fala do pensador remete à ideia de que o conhecimento pode transformar os seres e evitar falhas futuras. No entanto, o cenário atual do mundo hodierno não condiz com [2] pensamento, já que o crime organizado [3] no Brasil [4] está se agravando e, consequentemente, promovendo não só a violência nas cidades [5] como também o pânico na sociedade.

    OBS:
    ▪︎1- Ausência de conectivo, SEMPRE inicie um novo período com um conectivo. Poderia ter usado “Nesse sentido/Nesse parâmetro/Nesse viés…”.
    ▪︎2- Faltou uma palavra pra ligar. Use “esse” para retomar ao pensamento de Pitágoras.
    ▪︎3, 4 e 5- Ausências de vírgulas.

    DESENVOLVIMENTO 1:
    ▪︎Primeiramente, vale ressaltar que, mesmo com políticas públicas voltadas para a promoção da segurança coletiva, a violência decorrente do crime organizado ainda se consolida no país. Outrossim, é possível observar no seriado “La casa de papel”, um assalto a casa da moeda que fora [1] totalmente organizado e que utiliza a violência para disciplinar os reféns. Em suma, fica evidente que a ficção retrata o que ocorre na infração esquematizada, pois muitos criminosos, [2] aplicam a força física sobre suas vítimas a fim de conseguirem o objeto de valor.

    OBS:
    ▪︎1- Acredito que o correto é “foi”.
    ▪︎2- Equívoco de vírgula.
    ▪︎Você argumentou pouco sobre o tema.
    ▪︎1° DICA: seja mais breve no tópico frasal, uma vez que este serve para você RESUMIR, em uma frase, o conteúdo do parágrafo. A parte da argumentação fica no próximo período.
    ▪︎2° DICA: Faça quatro períodos em cada desenvolvimento. Assim, o parágrafo fica mais estruturado e evita ficar um período muito longo e cansativo no momento da leitura.
    ▪︎Divida os parágrafos de desenvolvimentos em 4 partes: Tópico frasal, repertório, argumentação e fechamento do parágrafo. A ordem do repertório não importa, você pode usar no terceiro período também, o que não pode é usar no início e no final. Isso serve para os dois desenvolvimentos.

    DESENVOLVIMENTO 2:
    ▪︎Ademais, é importante destacar que o medo direcionado aos cidadãos, é em virtude a violência dos ladrões que circundam as cidades. [1] Sob essa ótica, a rotina dos indivíduos que necessitam transitar [2] diariamente [3] torna-se algo dificultado, uma vez que a possibilidade de sofrer um assalto é o pivô para o pânico desses. Desse modo, fica evidente que o crime organizado precisa ser combatido, [4] e, uma forma de se resolver essa problemática é materializar o argumento de Aristóteles, que defende a importância do conhecimento para a formação individual. [5]

    OBS:
    ▪︎1- Seu tópico frasal ficou um pouco confuso. Poderia ter feito assim: “Ademais, é importante destacar que o medo direcionado aos cidadãos está relacionado à violência dos ladrões que circundam as cidades.”
    ▪︎2 e 3- Ausência de vírgulas.
    ▪︎4- Equívoco de vírgula.
    ▪︎5- Aqui têm dois erros, 1° por ter usado o repertório no final, uma vez que o último período é o encerramento do parágrafo, 2° por ter falado o que fazer para resolver o problema, já que isso é na conclusão e não no desenvolvimento.
    ▪︎Siga a estrutura que eu te passei acima.

    CONCLUSÃO:
    ▪︎Portanto, cabe ao Governo, por meio de verba, [1] investir na educação infantil e média, com o intuito de explicitar para os estudantes a importância de viver em comunidade sem causar prejuízo ao próximo. Tudo isso deve ser passado aos alunos de maneira didática e variada [2] a fim [3] de formar seres humanos justos e críticos, o que contribuirá para o progresso do país e um futuro melhor.

    OBS:
    ▪︎1- Coloque “verbas”
    ▪︎2- Ausência de vírgula.
    ▪︎3- Você repetiu “a fim” duas vezes, uma aqui e outra no D2. Isso afeta a competência 4, talvez, no ENEM, nem fosse descontado, porém é bom não arriscar. Poderia substituir esse último por “Com a finalidade/ Com o fito/ Com o objetivo…”
    ▪︎Faltou o detalhamento, explique COMO seria essa maneira didática, seria por meio de aulas? Se sim, inclua, também, alguns profissionais.

    NOTA:
    ▪︎C1: 160
    ▪︎C2: 160
    ▪︎C3: 160
    ▪︎C4: 180
    ▪︎C5: 160
    ▪︎TOTAL: 820

    Parabéns pela redação, qualquer dúvida que surgir me pergunte!

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  3. Introdução: apresenta a contextualização e explicação do tema. Está bem estruturada!
    Desenvolvimento: apresenta os tópicos frasais e os argumentos fortalecidos por repertórios. Sugiro que você conclua a desenvolvimento retomando o tópico frasal (tese).
    Conclusão: apresenta, de forma clara, a proposta de intervenção completa.

    C1 – 160
    C2 – 160
    C3 – 160
    C4 – 160
    C5 – 200

    Nota: 840

    Continue assim que logo você alcança o 900+

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  4. Olá!

    C1: Domínio da língua portuguesa: Você deve mostrar que possui bons conhecimentos da língua portuguesa na modalidade formal. Nota: 160

    C2: Compreensão da proposta: Você deve demonstrar que compreendeu e definiu o recorte temático apresentado. Nota: 160

    C3: Organização e defesa: Você deve fazer um projeto de texto, que consiste em planejar o que vai ser escrito, que argumentos serão utilizados, o momento de apresentá-los. Nota: 120

    C4: Conhecimentos linguísticos e argumentação: Você deve entender bem os conectivos (conjunções, advérbios, locuções, preposições, etc.) e a função de cada um deles com certeza será proveitoso para deixar seu texto ainda mais coerente. Nota: 120

    C5: Proposta de intervenção: Você deve apresentar soluções para o que foi abordado, isso tudo tendo em conta aspectos como a cidadania, os valores humanos e a diversidade cultural. Nota: 160

    Nota final: 720, a nota é apenas simulação, para uma nota exata é necessário de um profissional para avaliar.

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