Iniciante

O combate ao crime organizado no Brasil: como enfrentar o poder paralelo?

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No filme “Até o Céu”, o personagem Ángel intervém em uma organização criminosa, roubando jóias e dinheiro em massa, a fim de altos lucros. Assim como o personagem, muitos brasileiros entram em organizações criminosas a fim de grande lucratividade. Isso se deve por conta da necessidade financeira que tais brasileiros possuem, resultando na maior organização das facções criminosas, dificultando a erradicação.

Primeiramente, é importante ressaltar que a carência financeira de muitos brasileiros torna-se motivo para a dedicação ao crime. A facção PCC(Primeiro Comando da Capital), uma das maiores do país, utiliza desse recurso para aumentar o número de membros da organização, algo que se mostra eficaz já que ela nunca foi erradicada. Na série “Good Girls”, três mulheres se juntam à organização criminosa de Rio por precisarem de dinheiro. Portanto, comprova-se que a necessidade financeira atrai brasileiros para organizações criminosas.

Como resultado, o número de organizações criminosas passa a ser maior e com mais membros, dificultando a erradicação. Especialistas em segurança pública e violência urbana no Brasil, estimam que há pelo menos, 30 organizações criminosas no país, atuando dentro e fora dos presídios. Ademais, o número de membros por facção é altíssimo, na PCC, por exemplo, mais de 200 membros foram presos e a organização ainda não foi erradicada. Ou seja, comprova-se que a quantidade de organizações criminosas, ainda que estimada, é absurda.

Portanto, medidas são necessárias para combater o impasse. A Polícia Federal, deve prender os líderes de facções criminosas, especialmente as maiores, por meio de forças tarefas especializadas, as quais reunirão informações para um melhor conhecimento sobre o grupo criminoso. A fim de que diminua a problemática do crime organizado no Brasil. 

De preferência, corrija de acordo com as competências do ENEM, agradeço!!

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3 Correções

  1. Competência I: demonstrar domínio da norma culta da língua portuguesa
    160
    Competência II: compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo160
    Competência III: selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista
    160
    Competência IV: demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
    120
    Competência V: elaborar proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural
    200
    nota: 200

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  2. Introdução: muito boa, explicou o assunto que será abordado.
    Desenvolvimento: não foi ruim, precisa prestar mais atenção e melhorar o problema de não haver fatos mais incluídos relacionado ao tema.
    Conclusão: muito bom, tem oque deveria ter nessa parte,talvez se tivesse mais alguma coisa ficaria melhor.
    Nota:790

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  3. Introdução: contextualizou e explicou o tema. Você repetiu o conectivo “a fim de” em um intervalo curto. Evite repetir conectivos, ainda mais quando estão próximos uns dos outros.

    Desenvolvimentos: a estrutura está correta, mas tente tornar os repertórios apresentados mais produtivos, argumentando com base neles.

    Conclusão: apresentou a proposta de intervenção completa, nada além disso.

    C1 – 160
    C2 – 160
    C3 – 160
    C4 – 120
    C5 – 200

    Nota: 800

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