“No meio do caminho tinha uma pedra, tinha uma pedra no meio do caminho”. De maneira análoga ao trecho do poema de Carlos Drummond de Andrade, pode-se estabelecer uma relação metafórica entre as “pedras no caminho” e o combate ao crime de stalking na sociedade brasileira, uma vez que o entrave precisa ser retirado do âmbito social. Tal problemática se deve, majoritariamente, à omissão governamental e às falhas no sistema educacional.
Sob esse viés, é lícito postular a omissão governamental como impulsionadora desse revés. Segundo Jean-Jacques Rousseau, célebre filósofo, na medida em que o Estado isenta-se de suas garantias, há um descumprimento do contrato social. À luz dessa perspectiva, é válido ressaltar que, embora existam leis para combater o problema, o Governo é negligente, visto que são poucas as delegacias especializadas e preparadas para solucionar esses crimes. Consequentemente, esse crime de stalking continua aumentando.
Ademais, outro fator a ser salientado é as falhas no sistema educacional. De acordo com Vera Maria Candau, o sistema educacional está preso nos moldes do século XIX e não oferece propostas significativas para as inquietudes hodiernas. Nesse sentido, as escolas brasileiras falham ao não debaterem esse assunto em salas de aula e o que fazer para se manter em segurança na internet. Dessa forma, as pessoas desconhecem o assunto e viram alvos fáceis de criminosos.
Logo, constata-se que o combate ao crime de stalking é um tema relevante e que carece de soluções. Portanto, o Governo Federal, como instância máxima da administração executiva, deve investir no aprimoramento da legislação, voltada para esses crimes de stalking, por meio da criação de leis mais rígidas e delegacias aptas a tratar desses delitos, a fim de diminuir a impunidade. Além disso, o Ministério da Educação, por intermédio de alteração na base comum curricular, deve oferecer estudos sobre esses crimes, com o intuito de educar as crianças e adolescentes. Tais medidas visam combater o impasse de forma precisa e democrática.
kaiquerib30
Competência 1- Demonstrar domínio da norma da língua escrita: 200
Competência 2- Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo: 180
Competência 3- Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista: 180
Competência 4- Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação: 200
Competência 5- Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos: 160
MaiconMian
Sou iniciantes e venho estudando redação também, então vou tentar ajudar com o pouco que sei.
Achei que no último parágrafo faltou detalhamento, pois o que aprendi é que quanto mais enfeitado, melhor.
De resto, achei seu texto muito bom e acho que se for fazer o enem se sairá extremamente bem.
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O combate ao crime de stalking na sociedade brasileira
1“No meio do caminho tinha uma pedra, tinha uma pedra no meio do caminho”. De maneira análoga ao trecho do poema de Carlos Drummond de Andrade, pode-se estabelecer uma relação metafórica entre as “pedras no caminho” e (2o combate ao crime de stalking) na sociedade brasileira, uma vez que o 2entrave precisa ser retirado do âmbito social. Tal 2problemática se deve, majoritariamente, (2à omissão governamental e às falhas no sistema educacional.)
1 – SUGIRO INICIAR COM UM ELEMENTO INTRODUTÓRIO
2 – TESE E ARGUMENTOS EXPLÍCITOS, MUITO BEM
(1Sob esse viés, é lícito postular a omissão governamental como impulsionadora desse revés). Segundo Jean-Jacques Rousseau, célebre filósofo, na medida em que o Estado isenta-se de suas garantias, há um descumprimento do contrato social. À luz dessa perspectiva, é válido ressaltar que, embora existam leis para combater o problema, o Governo é negligente, visto que são poucas as delegacias especializadas e preparadas para solucionar esses crimes. Consequentemente, esse crime de stalking continua aumentando.
1 – SUGIRO INTRODUZIR DE ALGUMA FORMA O TEMA NO SEU TÓPICO FRASAL
QUAIS LEIS QUE EXISTEM? FALTOU APROFUNDAR NAS CONSEQUÊNCIAS.
Ademais, outro fator a ser salientado (1é as falhas) no sistema educacional. De acordo com Vera Maria Candau, (2o sistema educacional está preso nos moldes do século XIX e não oferece propostas significativas para as inquietudes hodiernas). Nesse sentido, as escolas brasileiras falham ao não debaterem esse assunto em salas de aula e o que fazer para se manter em segurança na internet. Dessa forma, as pessoas desconhecem o assunto e viram alvos fáceis de criminosos.
1 – É A FALHA, OU SÃO AS FALHAS
2 – ESSA FRASE É DA PRÓPRIA AUTORA, PORTANTO DEVE SER COLOCADA ENTRE ASPAS.
DESENVOLVIMENTO BOM.
Logo, constata-se 1que o combate ao crime de stalking é um tema relevante e 1que carece de soluções. Portanto, o Governo Federal, como instância máxima da administração executiva, deve investir no aprimoramento da legislação 2, voltada para esses crimes de stalking, por meio da criação de leis mais rígidas e 3 delegacias aptas a tratar desses delitos, a fim de diminuir a impunidade. Além disso, o Ministério da Educação, por intermédio de alteração na base comum curricular, deve oferecer estudos sobre esses crimes, com o intuito de educar as crianças e 4 adolescentes. Tais medidas visam combater o impasse de forma precisa e democrática.
1 – SUGIRO SUBSTITUIR UM DOS QUES POR PRONOMES
2 – RETIRE A VÍRGULA
3 – E DE DELEGACIAS
4 – E OS ADOLESCENTES
NAS DUAS PROPOSTAS FALTOU DETALHAMENTO, PROCURE FAZER SOMENTE UMA COMPLETA QUE RESOLVA OS DOIS PROBLEMAS. ALÉM DO MAIS VC NÃO RETOMOU O POEMA DA INTRODUÇÃO.
C1 – 120
C2 – 160
C3 – 160
C4 – 200
C5 – 160
960
MariaLuiza1313
Olá, vou tentar te ajudar um pouco…
C1:160. Cuidado que após as conjunções é necessário colocar vírgula “De acordo,”. E cuidado com a concordância “isenta-se dAS suas garantias”.
C2: 160. Bons repertórios. Porém, não ficou explicito na sua introdução o motivo de abordar sobre a omissão governamental e às falhas no sistema educacional com o tema proposto, poderia ter explicado melhor.
C3: 180. Bons argumentos, mas poderia explorar mais o argumento sobre a omissão do governo.
C4: 200. Ótimos conectivos.
C5: 160.
AGENTE: Contém.
AÇÃO: Contém.
MODO: Contém.
EFEITO: Contém.
DETALHAMENTO: Não contém. (não consegui identificar).
NOTA: 860.
Você tem uma ótima escrita, continue praticando para se aperfeiçoar.
Parabéns, pelo texto!