O combate ao assédio moral em ambiente de trabalho

  • 0

Apesar da Constituição Federal de 1988 assegurar legalmente o direito a condições justas e favoráveis de trabalho, vê-se que há muito tempo o combate ao assédio moral em ambiente de trabalho é visto como um problema. Isso acontece não só pela falta de denúncias, mas também a dependência em relação ao emprego.

Sob esse viés, muitas vítimas de assédio acabam não denunciando o violentador seja por medo de perder o emprego, ou por na maioria das vezes o culpado estar em uma posição elevada, isso  acaba contribuindo na ausência de punição para os assediadores. Segundo uma pesquisa feita pelo site Vagas.com, 52% dos profissionais já sofreram algum tipo de assédio.

Ademais, a necessidade pelo emprego faz com que muitas pessoas se vejam obrigados a continuarem nessa situação, sem poder se demitir ou tomar uma atitude sobre essa adversidade. Além disso, trabalhadores tem medo que após se demitirem não consigam entrar de novo no mercado de trabalho. De acordo com a Declaração Universal Dos Direitos Humanos, todos nascem iguais em dignidade e em direitos. Porém, no Brasil o problema do assédio moral não encontra respaldo político ou social para ser solucionado.

Portanto, cabe ao Ministério do Trabalho oferecer uma maior assistência e fiscalização frente aos casos, com o objetivo da diminuição dos assédios, em conjunto o Governo Federal deve criar propagandas divulgando os canais de denúncias, com o intuito de informar os trabalhadores a importância de se fazer a queixa.

Compartilhar

1 Correção

  1. Olá! Não sou expert em redação, mas conforme critérios do Enem, vejamos:
    Domínio da norma padrão da língua portuguesa. … Bom! Sugiro substituir termos como “problema” e “posição elevada” por outro vocabulário que evite ambiguidade, podendo ser por sinônimos como questão ou divergência hierárquica, respectivamente.
    Compreensão da proposta de redação. …Bom!
    Seleção e organização das informações. … Bom!
    Demonstração de conhecimento da língua necessária para argumentação do texto. … Bom!
    Elaboração de uma proposta de solução para os problemas abordados, respeitando os direitos humanos… Bom. Sugere-se conhecer melhor nossa legislação, tanto os direitos, quanto os deveres. Desvios de finalidades das entidades do Estado, além de contravenção, podem infringir o Artigo 8 da declaração universal dos direitos humanos: “Todo ser humano tem direito a receber dos tribunais nacionais competentes remédio efetivo para os atos que violem os direitos fundamentais que lhe sejam reconhecidos pela Constituição ou pela lei.”

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.