Na obra literária “Os 13 Porquês” de Jay Asher, a protagonista, Hannah Baker encontra na morte uma solução para o ‘bullying’ que sofria na escola e a personagem Skye Miller, descobre na automutilação uma forma de controlar suas emoções (uma realidade que não esta presente apenas na ficção) e que estimula a uma reflexão crítica acerca de um tema considerado, ainda, tabu na sociedade: o suicídio e a automutilação na adolescência.
Primordialmente, a autolesão é m termo utilizado para designar a pessoa que pratica o ato de se cortar em alguma parte do corpo, para obter, de alguma forma desesperada, um alívio de uma dor psíquica intensa. Após o ato, surge o sentimento da vergonha, sendo preciso esconder os cortes para evitar outra sensação: a culpa por ter agido daquela maneira. Desse modo, vale ressaltar que os jovens estão muito vulneráveis por sua exposição excessiva na internet, ausência parental e até mesmo o ‘bullying’, levando-os muita das vezes a casos de depressão que desencadeia o comportamento do “cutting”, como é conhecido nos EUA, além de poder abrir caminho para os pensamentos suicidas. Exemplo disso foi o caso do desafio da baleia-azul, um jogo russo que chamou atenção da mídia ao recrutar jovens ao redor do mundo para uma série de cinquenta tarefas que seriam seladas com a autodestruição.
Com isso, convém analisar a relação que o suicídio egoísta – aquele que o individuo não se sente mais parte da comunidade em que vive e decide tirar a própria vida por não suportar mais esse sentimento – tem com o âmbito social, conforme o sociólogo francês Émile Durkheim fez no livro “O Suicida”. A depressão no Brasil, segundo a OMS, atinge cerca de 11,5 milhões de jovens. E de acordo com o blog Psicologia Viva, essa prática acomete, principalmente, adolescentes dos 12 aos 17 anos. Jovens que na maior parte dos casos, sofrem ou já sofreram ‘bullying’ dentro das escolas. Tal realidade é inquietante e, mais uma vez, chamou atenção da mídia com a fatalidade da garota-propaganda australiana, de apenas 14 anos, que cometeu suicídio no início de 2018, após ser vítima dessa perseguição.
Frente a tais impasses, urge, por conseguinte a necessidade de debates conscientes sobre a temática para a prevenção dos atos. Para modificar o atual cenário que o Brasil se encontra, é de suma importância que o Ministério da Educação além do auxílio do Ministério da Saúde, promovam palestras com psicólogos para os jovens onde essas agressões se fazem presentes. Além de abrir canais de diálogos com esses profissionais capazes de amparar não somente alunos, mas também as instituições a tomar conhecimentos dos casos para que possam ser revertidos em conjunto aos pais, que devem se atentar aos comportamentos dos seus filhos. Dessa forma, as taxas de suicídio e automutilação amenizarão e construirá uma sociedade mais empática.
felipejesus
1-“Na obra literária “Os 13 Porquês” de Jay Asher, a protagonista, Hannah Baker encontra na morte uma solução para o ‘bullying’ que sofria na escola e a personagem Skye Miller, descobre na automutilação uma forma de controlar suas emoções (uma realidade que não esta presente apenas na ficção) e que estimula a uma reflexão crítica acerca de um tema considerado, ainda, tabu na sociedade: o suicídio e a automutilação na adolescência.”
-Contextualização boa, mas extensa;
-Tese poderia ser melhor apresentada;
-Reveja algumas partes da pontuação e conectivos;
-Apenas umas oração no parágrafo todo: isso cansa o leitor e deixa o texto desorganizado e confuso;
– Eu reescreveria o seu parágrafo dessa forma:
No livro “Os 13 Porquês” de Jay Asher, a protagonista Hannah Baker encontra no suicídio uma solução para o “bullying” que sofria na escola e a personagem Skye Miller, descobre na automutilação uma forma de controlar suas emoções. No entanto, o que devia apenas ser ficção, nas últimas décadas tornou-se parte do cotidiano de vários jovens. Essa conjuntura estimula a reflexão crítica acerca do suicídio e da automutilação na adolescência.
2-“Primordialmente, a autolesão é m termo utilizado para designar a pessoa que pratica o ato de se cortar em alguma parte do corpo, para obter, de alguma forma desesperada, um alívio de uma dor psíquica intensa. Após o ato, surge o sentimento da vergonha, sendo preciso esconder os cortes para evitar outra sensação: a culpa por ter agido daquela maneira. Desse modo, vale ressaltar que os jovens estão muito vulneráveis por sua exposição excessiva na internet, ausência parental e até mesmo o ‘bullying’, levando-os muita das vezes a casos de depressão que desencadeia o comportamento do “cutting”, como é conhecido nos EUA, além de poder abrir caminho para os pensamentos suicidas. Exemplo disso foi o caso do desafio da baleia-azul, um jogo russo que chamou atenção da mídia ao recrutar jovens ao redor do mundo para uma série de cinquenta tarefas que seriam seladas com a autodestruição.”
-O argumento no parágrafo não segue a ordem do o que foi dito na tese;
-Parágrafo muito longo;
-Nesse caso, você poderia ter usado apenas o exemplo do ” desafio da baleia-azul” para sustentar e desenvolver seu argumento;
-Tu botou muitas informações nesse parágrafo, mas não desenvolveu com profundidade nenhuma delas. Pode ser informal, mas o termo perfeito para descrever o que fez é “encher linguiça”;
-Ausência do repertório sociocultural produtivo;
-Revise a escrita do seu texto antes de enviar;
-Não fechou o parágrafo;
3-“Com isso, convém analisar a relação que o suicídio egoísta – aquele que o individuo não se sente mais parte da comunidade em que vive e decide tirar a própria vida por não suportar mais esse sentimento – tem com o âmbito social, conforme o sociólogo francês Émile Durkheim fez no livro “O Suicida”. A depressão no Brasil, segundo a OMS, atinge cerca de 11,5 milhões de jovens. E de acordo com o blog Psicologia Viva, essa prática acomete, principalmente, adolescentes dos 12 aos 17 anos. Jovens que na maior parte dos casos, sofrem ou já sofreram ‘bullying’ dentro das escolas. Tal realidade é inquietante e, mais uma vez, chamou atenção da mídia com a fatalidade da garota-propaganda australiana, de apenas 14 anos, que cometeu suicídio no início de 2018, após ser vítima dessa perseguição.”
-Não usou o conectivo no começo do parágrafo;
-Uso do tópico frasal;
-Não aprofundou o tópico frasal;
-Usar Durkheim na redação, apesar de suas péssimas contribuições para a sociedade, é uma boa escolha quando se trata de um tema que fala da pressão da sociedade sobre os indivíduos. Você deveria ter usado ele em seu aprofundamento;
-No trecho, “A depressão no Brasil, segundo a OMS, atinge cerca de 11,5 milhões de jovens. E de acordo com o blog Psicologia Viva, essa prática acomete, principalmente, adolescentes dos 12 aos 17 anos”, existe dois erros: a depressão não é uma prática e o “blog Psicologia Viva” não é uma fonte popular o suficiente para ser de alguma forma confiável.
-Não fechou o parágrafo;
4-“Frente a tais impasses, urge, por conseguinte a necessidade de debates conscientes sobre a temática para a prevenção dos atos. Para modificar o atual cenário que o Brasil se encontra, é de suma importância que o Ministério da Educação além do auxílio do Ministério da Saúde, promovam palestras com psicólogos para os jovens onde essas agressões se fazem presentes. Além de abrir canais de diálogos com esses profissionais capazes de amparar não somente alunos, mas também as instituições a tomar conhecimentos dos casos para que possam ser revertidos em conjunto aos pais, que devem se atentar aos comportamentos dos seus filhos. Dessa forma, as taxas de suicídio e automutilação amenizarão e construirá uma sociedade mais empática.”
-“Frente a tais impasses, urge, por conseguinte a necessidade de debates conscientes sobre a temática para a prevenção dos atos.”, é uma boa paráfrase da tese. Pena que a tese em si não ficou tão legal.
-Sua proposta de intervenção ficou meio incompleta. Ficaria muito boa e você tivesse continuado com a ideia das palestras e ter desenvolvido-a um pouco mais.
QUEM?: Ministério da Educação além do auxílio do Ministério da Saúde
O QUÊ: promovam palestras com psicólogos para os jovens onde essas agressões se fazem presentes
COMO: –
FINALIDADE: –
-” Além de abrir canais de diálogos com esses profissionais capazes de amparar não somente alunos, mas também as instituições a tomar conhecimentos dos casos para que possam ser revertidos em conjunto aos pais, que devem se atentar aos comportamentos dos seus filhos.” O Ministério da Saúde e o Ministério da Educação? Abrir canais de diálogo de que forma? Essa também foi uma boa ideia, mas incompleta;
-Lembre-se de dar detalhamento a sua proposta de intervenção;
-No trecho, “Dessa forma, as taxas de suicídio e automutilação amenizarão e construirá uma sociedade mais empática”, ao invés de “mandar” um clichê, você poderia dialogar com a contextualização da introdução, que foi bem criativa, e fechar o seu texto formando um ciclo.
* Não sou corretor. Me corrijam se houver um equívoco da minha parte.
**Tentei fazer uma crítica construtiva do seu texto. Tenta estudar os pormenores das competências 2,3 e 4 do ENEM. Tenta também dar uma olhada na cartilha do estudante do ENEM. Boa sorte nos estudos!
Anaamoreira
Deixe sua tese mais clara. Poderia ter explicitado um pouco o que seria a aulesão. Apresenta domínio mediano da língua portuguesa. Contém alguns erros gramaticais, e erros de pontuação. Bom domínio do uso de conectivos. Apresenta bom domínio da competência três. Conclusão completa de acordo com os critérios do Enem.
Competência 1: 140
Competência 2: 160
Competência 3: 180
Competência 4: 180
Competência 5: 180
Total: 840
Lara99
No primeiro parágrafo a uma informação “pela metade”, pois autolesão não se trata só de cortes, o termo descreve uma ampla diversidade de comportamentos, incluindo queimaduras, arranhões, bater em ou com partes do corpo, agravar lesões existentes, arrancar cabelos ou ingerir objetos ou substâncias tóxicas.
“palestras com psicólogos para os jovens onde essas agressões se fazem presentes” ficou meio estranho, pois “onde se faz presente” normalmente remete a um lugar e não uma pessoa, seria melhor dizer “para os jovens que apresentam estes comportamentos autodestrutivos”. A não ser que você realmente esteja se referindo a um lugar, ao dizer agressões você se refere ao bullying ou práticas semelhantes? Se for isso, seria bom detalhar que lugar é esse onde isso ocorre (como as escolas). Enfim, seja lá o que quis dizer nesse parágrafo, é bom rever pois deu abertura a mais de um entendimento.