Historicamente causadora de inúmeras vítimas, a pedofilia é um infortúnio social brasileiro que deve ser defrontado de imediato. Contudo, é visível que muito de seus autores são pessoas próximas à vítima e, com o apoio das negligências governamentais, impetem uma resolução definitiva desse transtorno social. À vista disso, vê-se a imprescindibilidade de um prélio definitivo frente a esse problema social, que coíba e previna a sua ocorrência.
Em primeira instância, é mister salientar a ilustre obra literária russo-americana do século XX “Lolita”, do escritor russo Vladimir Nabokov. Na obra literária supracitada a personagem Lolita, de doze anos, é submetida aos delírios sexuais de seu padrasto Humbert e, com a morte da mãe da garota, as relações entre padrasto e enteada se deterioram. Fora da ficção, observa-se uma grande semelhança entre a obra literária de Nabokov e a realidade, uma vez que muitos abusos sexuais, ocasionados em decorrência da pedofilia, ocorrem pela ação de parentes próximas à vítima, o que acarreta em vários problemas psicológicos que, por muitas vezes, acompanharão a criança pelo resto de sua vida. Sendo assim, é essencial uma diligência do Estado frente à problemática analisada, a fim de defrontar, por meio de mecanismos eficientes, esse infortúnio social.
Ademais, cabe pontuar a Constituição Federal de 1988 que, por sua vez, enfatiza o dever do Estado em assegurar, com absoluta prioridade, o direito à saúde, à dignidade, ao respeito e à liberdade as crianças e adolescentes. Entretanto, observa-se que a realidade denota-se contraditória ao que é descrito no âmbito legal, uma vez que não há um prélio adequado do Estado frente à problemática supracitada, seja pela ausência de mecanismos de combate efetivos, ou pela ausência da difusão de informações, programas sociais e canais de apoio à criança e ao adolescente na mídia. Desta maneira, faz-se necessário uma atuação cabível do Estado, de acordo com seus deveres, a fim de assegurar os direitos estabelecidos as crianças e adolescentes pela Constituição Federal de 1988.
Desta forma, é indispensável a atuação do Governo Federal – órgão responsável por gerir e organizar a sociedade -, por meio da Secretaria Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, em busca de promover a criação de mecanismos eficientes e a difusão de informações, programas sociais e canais de apoio às crianças e adolescentes, por intermédio da mídia, com a intenção de assegurar os direitos referentes à estes presentes na Constituição Federal de 1988. Em suma, tenciona-se o defronte da pedofilia por meio dessas medidas, de modo a coibir e prevenir a ocorrência desse transtorno social no âmbito da sociedade brasileira.
anacarwlina
oii, gostei bastante da sua redação, você sabe escrever muito bem!! porém, uma coisa que eu senti falta foi de um detalhamento na conclusão depois do “Secretaria Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente”, porque ficou bem vago após essa parte.
também teve um erro na palavra “intenção”, não sei se foi erro de digitação
taiana
1. Domínio da escrita formal da língua portuguesa = 200
2. Compreender o tema e não fugir do que é proposto = 200
3. Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista = 160
4. Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação = 190
5. Conclusão = 195
MarlaGabrielle
De modo geral, sua redação ficou bem estruturada; sem erros perceptíveis (com exceção de “impetem”) de gramatica e pontuação (como não sou especialista, não tenho muito o que dizer sobre isso, hehe)
Contudo, a sua introdução demonstrou um “ar” de argumentação e faltou um repertório (você apenas citou “historicamente”, mas não embasou”).
Uma recomendação é que use dados dos textos motivadores, parafraseando, caso não tenha um repertório em mente.
Atenção ao uso de palavras rebuscadas: caso continue optando por fazer uso, todo o seu texto deve apresentar tais palavras. Lembre-se que a redação exige norma padrão; não rebuscamento.
E também as repetições! Busque por sinônimos.
Cuidado com períodos longos (como presente no paragrafo D2), pois podem cansar o seu corretor e ter perca de conexão de ideias, que podem ocasionar em perca de pontos. Para evitar, use conectivos, como: em razão disso, a vista disso, por conseguinte, contudo…
Conclusão:
Agentes: Governo Federal (1), Secretaria Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (2) >> considerei o segundo como agente, pois deu a entender que agirão em conjunto e midia (3).
Ação: visando promover a criação de mecanismos eficientes e a difusão de informações, programas sociais e canais de apoio às crianças e adolescentes, por intermédio da mídia.
Modo: por meio da Secretaria Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente,
Detalhamento: ???
Finalidade: assegurando os direitos referentes à estes presentes na Constituição Federal de 1988.
Fechamento: Em suma, tenciona-se o defronte da pedofilia por meio dessas medidas, de modo a coibir e prevenir a ocorrência desse transtorno social.
C1: 200
C2: 160
C3: 200
C4: 160
C5: 160
Total: 880
Continue a estudar, que o resultado virá :)
edrick
Senti falta de uma tese. Você diz que zelar pelo bem estar social é dever do Estado, mas não relaciona tópicos a serem discutidos nesse contexto. Você poderia, por exemplo ter citado a erotização precoce (até por parte da mídia) e a incidência de casos em ambiente familiar. A citação da Lolita mais ocupou espaço que serviu de argumento, sendo que ela poderia até mesmo ser relacionadas (mesmo que ficcionalmente) ao segundo tópico que mencionei. Os parágrafos de argumentos foram um tanto quanto prolixos. De qualquer forma, apesar da precariedade do conteúdo, você escreve com bastante destreza: contudo, devo apontar as conclusões idênticas do parágrafo de introdução e do parágrafo de conclusão como uma falha. Ou seja, estruturalmente você peca um pouco, o que precisa melhorar mesmo é a argumentação utilizada.
Deyse33
Oiiii! Eu sou iniciante, mas vou tentar fazer o meu melhor.
Competência 1:Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da língua Portuguesa.
Não vejo erros gramaticais evidentementes .
-200 pontos
Competência 2 : Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa
– 200 pontos
Competência 3: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista-200
Competência 4: Demonstrar conhecimentos dos mecanismos necessários para a construção da argumentação – 160
Competência 5: Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos- 200
ThayAguiar
Olá, gostei muito da sua redação!! Você escreve muito bem e trouxe os repertórios para justificar teus argumentos, tornando-os fortes. A única coisa que eu repensaria se seria legal ou não usar, foi o fechamento do deu D1, pq tu começou falando da família e depois falou do Estado, sendo que teu D2 tu também falou do Estado, entendeu? *por favor, não entenda isso como arrogância, só estou dizendo o que eu não faria, certo?*
No geral, sua redação está impecável, acho que daria uma nota 900+. Continue assim e sucesso!!
Gabriel_Oliveira
Entendo sua critica, realmente não ficou legal. Obrigado!