Estudante

O COMBATE A FAKE NEWS NO BRASIL

  • 1

Em 2016 durante a corrida eleitoral para presidência dos Estados Unidos foram veiculadas notícias falsas sobre a candidata Hilary Clinton, o que prejudicou o pleito eleitoral e fez com que sociedades do mundo todo refletissem sobre as causas e consequências a respeito da fake News. No Brasil, não tem sido diferente e medidas precisam ser pensadas para combater esse mal que tem sangrado democracias.

Antes de mais nada, é importante deixar claro que as fake News elas nascem com a intencionalidade de prejudicar alguma pessoa ou alguma empresa, ao criar boatos e notícias falsas. O que vem sendo discutido é a forma de propagação dessas informações que muitas vezes é compartilhada por pessoas que não tem escolaridade. Mas, não só pessoas sem instrução fazem esses compartilhamentos, as instruídas também, justamente pelo fato de fotos, vídeos e documentos também serem manipulados afim de aparentar veracidade. Tanto que, além de desmentir essas notícias, o jornalismo ganhou uma nova tarefa que é a de fazer a checagem e a analises profundas de possíveis mentiras que estariam sendo veiculadas como verdades.

Como consequência, a fake News além de ser crime, incentiva outros e cria um ambiente antidemocrático. Só para exemplificar, em 2012, Maria de Jesus morreu depois de ter sido espancada por ter sua imagem vinculada em uma rede social à magia negra e ao sacrifício de crianças. Em 2018, as eleições no Brasil foram marcadas por disparo de notícias falsas, e hoje, a pratica vendo sendo investigada e combatida pelo Supremo Tribunal Federal, onde, a legalidade da chapa ganhadora vem sendo colocada em questão.

Portanto, compete ao Congresso Nacional, aprovar imediatamente a criminalização da criação e compartilhamento massivo de noticias falsas. Essa ação deve ser feita por meio de projeto de lei, que determine averiguação e checagem por parte das próprias redes sociais das notícias que são postadas, além do banimento de perfil anônimo e criação apenas por CPF. Além disso, deve ser desenvolvida também campanhas para alertar a população a respeito do compartilhamento de noticias falsas em aplicativos privados de troca de mensagens. Isso fará com que tenha mais controle do fluxo de informações compartilhada e conscientização da população sobre o problema.

Compartilhar

4 Correções

  1. Boa tarde, a introdução está completa com a contextualização das eleições Norte americana.
    O primeiro desenvolvimento faltou o conectivo para ligar o parágrafo de introdução e também faltou repertório sociocultural.
    No segundo parágrafo de desenvolvimento faltou conectivo.
    A conclusão está bem desenvolvida.

    • 0
  2. Olá, tudo bem? Gostei muito da sua redação. Não sou corretora, então espero sua compreensão.
    Sua introdução ficou muito boa. Só evite expressões exageradas. Cuidado para não se desligar da proposta do tema, isso pode fazer com que você perca pontos na redação do ENEM. Sua conclusão ficou boa. Seu texto é coerente, porém falta um ligamento entre os parágrafos. Espero ter lhe ajudo, até uma próxima oportunidade. Abraços.

    • 0
  3. Olá, tudo bem?
    vou dividir a correção por parágrafos e depois concluir, ok?
    1 parágrafo: boa contextualização, porém cuidado com expressões exageradas como: “esse mal que tem sangrado democracias” em uma dissertação
    2: fake news nasceram (tirar o elas), a discussão sobre escolaridade não é o ponto da proposta, mas já que você resolveu citar deveria ter se aprofundado nisso, ficou jogado. Terminou o paragrafo bem, falando sobre o papel no jornalismo no combate às fake news
    3: não entendi a ligação desse paragrafo com o anterior. Fake news não é considerado crime no Brasil. Os exemplos, tanto da Maria de Jesus como das eleições são bons e pertinentes. Falta uma contextualização melhor, acabou ficando confuso.
    4: bom uso de elemento coesivo. ótima proposta de intervenção.
    No geral, seu texto tem elementos de uma dissertação, tem bons e pertinentes exemplos que demonstram seu conhecimento de mundo, porém faltam elementos coesivos e uma maior conexão entre os parágrafos. Há informações jogadas sem contexto.
    Nota: 500
    não desiste, você vai chegar lá!

    • 0
  4. oi mdodareis, antes de tudo quero falar que não sou nenhuma corretora profissional, então vou falar o que aprendi durante os anos
    INTRODUÇÃO: amei a alusão histórica que você fez, sua tese esta perfeita, deixou bem claro seu pensamento e o que você vai defender ao longo do texto.
    DESENVOLVIMENTO: No seu primeiro paragrafo faltam conectivos, então tive que voltar varias vezes para entender o que estava escrito, para melhorar você pode organizar melhor as ideias de modo que elas se conectassem e se complementassem.
    No seu terceiro paragrafo a erros de ortografia, como ” vendo sendo”, tomar cuidado com erro de ponto, virgula, acentuação e a repetição de palavras muito próximas.
    CONCLUSÃO: Sua conclusão ficou perfeita, se você estiver treinando para o Enem, atingiu os 5 requisitos e parabéns pela ótima redação.

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.