O carcere Brasileiro

  • 0

Historicamente, o sistema carcerário brasileiro é superlotado e muito ineficiente. O Brasil é o terceiro país no mundo com maior número de pessoas presas, em 2016, havia cerca de 726 mil prisioneiros. Outrossim, quando se trata de efetivar ressocialização o estado não consegue se mostrar eficaz.

Primeiramente, uma das causas do Brasil estar entre os países que mais detém presos no mundo, é a cultura do confinamento, pois o estado confia que esta é a única solução para os problemas da criminalidade. Expondo assim, outros problemas motivado por essa superlotação, como o desconforto devido a falta de espaço, mal higiene proporcionada pela falta de estrutura, esta que eleva a capacidade do individuo em adoecer ou se contaminar, gerando assim mais gastos para o estado.

Ademais, acredita-se que um preso custa aos cofres públicos entorno de mil e quinhentos reais, valor que o estado poderia estar direcionando, por exemplo, em uma melhor estruturação, e a efetivação de novos funcionários. Além do mais, na sua função de agente ressocializador, o estado demostra ineficácia, pois, cerca de apenas 11% dos presos estudam, e entorno de 25% realizam trabalho interno ou externo. havendo poucas chances de integrarem-se  e serem incluídos ao mercado de trabalho, deixando-os assim, necessariamente, que retornem para à vida da criminalidade.

Sendo assim, cabe ao estado em parceria com o ministério da justiça direcionar mais verbas, de início, para a efetivação da ressocialização dos presos, através de projetos que viabilizam o preso a estudar e trabalhar. E realizar parceria com empresas privadas, para que essas possam dar oportunidade ao ex- detento em troca de diminuição da isenção fiscal. Além disso, vale ressaltar também a necessidade da melhoria das estruturas, além da efetivação de mais mão de obra como as dos servidores públicos.

Compartilhar

3 Correções

  1. Bom, particularmente gostei bastante dos pontos que você trouxe, são pertinentes e demonstram entendimento do tema, porém, como o outro rapaz disse, acho que você poderia trazer mais alusões e referências ao seu texto, demonstraria mais autoridade sobre o tema…Fora isso a redação ficou excelente, parabéns e bons estudos!

    • 1
  2. .
    ..

    .

    ..

    .

    ..
    .
    ..
    .
    ..

    .
    …..htr~
    bg
    bg
    b
    g
    fg
    gfgggggggggggggggggggg
    fgggggggggggggggggggggggggggg

    fbgggggggggggggggggggggggggggggggg
    gfggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggg
    gfbggggggggggggggggggggggggggggggggggggg
    gbgfffffffffffffffffffffffffff
    gfbffffffffffffffffbbbf
    gfb
    gfbgf.fbffffffgggggggggggggggggggg
    ..

    .

    • 0
  3. Olá, bem construído o seu texto com um repertório bacana, porém apresenta alguns erros como na introdução “quando se trata de efetivar ressocialização” e no desenvolvimento “mal higiene” que atrapalham um pouco no sentido.
    Outro ponto a verificar é em relação aos dados (total de presos e percentuais) que são colocados, pois acho que seria interessante expor a referência deles assim (tipo “Segundo o órgão X ) você teria um dado mais concreto e garantir para quem lê, que não é apenas um dado jogado no texto. Além disso achei meio solto quando vc falou sobre mão de obra para serviços públicos, para mim não encaixou com a temática, acho que para adiciona-la você deveria ter pensado numa forma diferente de abordagem, eu entendi a ideia que queria passar mas acho que só precisa ser reescrita de uma forma a juntar com a temática geral.

    Fora isso é um bom texto, parabéns.

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.