“A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo”,disse Nelson Mandela, ex-presidente da África do Sul. O Art.205 determina que a educação é um direito de todos e dever do Estado e da família, no entanto nos últimos tempos as formas de ensino foram alteradas,principalmente em decorrência ao Covid 19, que se tornou o motivo principal para a formação do EAD,entretanto,muitas pessoas não foram favorecidas com isso.
Segundo dados do levantamento “TIC Domicílios 2019”, 30% dos lares no Brasil não tem acesso à internet, gerando indignação em relação ao EAD e outro fatores. A cada dia a educação vem se aprimorando graças a tecnologia, porém não são todas as pessoas que tem acesso aos mesmos. Gabriel Corrêa, gerente de políticas educacionais da ONG Todos Pela Educação, afirma que as desigualdades já existiam, mas estão acentuadas durante a pandemia. Falta de equipamentos, problemas com a conexão e baixos índices de leitura são alguns dos problemas enfrentados por uma determinada parte da sociedade.
“Educai as crianças e não será preciso punir os homens” disse Pitágoras, filósofo e matemático grego, e isso se aplica muito atualmente, pois o governo não utiliza meios para mudar o que uma determinada parte da sociedade está vivenciando, uma vez que parte do dinheiro que eles ganham os mesmos poderiam doar para ajudar as pessoas que estão passando por esses problemas, e não conseguem ter acesso algum à educação.
Portanto, intervenções devem ser realizadas para solucionar essa questão. Nesse sentido o MEC por meio de mídias publicitárias na televisão e nas redes sociais, deve apresentar meios de solução para esse problema, em horários estratégicos ao longo do dia, com a intenção de alcançar um público maior para que as pessoas possam ter conhecimento acerca do assunto e saibam discernir seus direitos e deveres.
Loren-rosan3
Olá, Giovanna. Tudo Joia?
Seu texto está visivelmente bem estruturado, possuindo ideias pertinentes à situação problema, No entanto, existem alguns errinhos referentes à argumentação e à gramática que merecem a sua atenção, veja:
# Enquanto leitora do seu texto, senti a necessidade de especificação do art. 205, já que você não delimitou o âmbito dessa problemática. Ademais, é válido salientar que são melhores citação indiretas do que diretas, lhe dá mais credibilidade e mostra ao receptor que você realmente domina o tema.
Sua conclusão foi muito sintetizada, espera-se, em todos os parágrafos: início, meio e fim. Seu parágrafo de finalização não conclui a ideia que você propôs, não ascende qual será o beneficio para o Estado ou mundo ( já que você não indicou o local problema) da erradicação desse obstáculo.
Obs: Sou iniciante e estou aqui com o mesmo propósito que você: aprender! Bons estudos!
ScouxX
Oi! Eu sou iniciante e estou aqui, assim como você, para aprender, mas vamos la haha
Enfim, notei pequenos erros na sua redação, que apesar da sua ótima argumentação e ideia proposta na redação, eu consideraria modificar posteriormente.
*Na sua introdução, você utilizou duas citações. Uma da lei, e outra era uma frase de Nelson Mandela, e ambos, claro, seriam super validos se não fossem colocados em conjunto. O ideal numa introdução, quando se for citar algo, e dar a devida importância e um nível moderado de aprofundamento no que citou. Quando se cita duas ou mais, acaba desfocando do real objetivo de uma citação, entende? Como aconteceu com a frase, já que a citação que você se aprofundou foi a lei.
*A sua argumentação foi ótima, e sua escrita muito boa também! Não tenho o que falar de ambas porque realmente, estão boas demais.
*A conclusão foi o que mais me deixou a desejar, por mais que – novamente – sua redação esta incrível. Numa conclusão, apos apontar a problemática, o ideal e apresentar formas de correções para tal.
Enfim, muito sucesso pra ti :) e muitas redações incríveis pela frente.
shianyders
oi, achei que sua redação tem alguns pontos bem interessantes, porém deixa à desejar em alguns sentidos.
A proposta de intervenção é justamente onde você deve colocar os meios para resolver os problemas apresentados nos desenvolvimentos e no tema, o que não acontece, ”Nesse sentido o MEC por meio de mídias publicitárias na televisão e nas redes sociais, deve apresentar meios de solução para esse problema.” Você não apresenta propostas reais para solução do problema, e sim meios de divulga-los, o que deixa sua conclusão incompleta.
Sua primeira citação, apesar de muito interessante, se tornou meio que indiferente na redação, pelo fatos de você não ter usado conectivos na mesma, e sim já ter abordado outra informação. Lembre-se, você não deve dar muita profundidade as citações, porém elas tem que ter um conectivo com sua redação.
espero ter ajudado
:)
livsnts
Boa tarde, Giovanna! Falarei sobre alguns tópicos no meu ponto de vista.
*Na introdução, você poderia colocar apenas uma das duas informações para iniciar seu texto: a citação ou o artigo. Mas lembre-se: sempre especificando!
Na introdução, uma dica é você utilizar todas as palavras do tema que foi dado, ou seja: avanço, EAD, futuro e educação. Assim, assegura que não tangenciou o tema.
*O termo “outros fatores” no primeiro desenvolvimento, eu acho que seria interessante você explicar logo em seguida para não ficar vago.
*Acho que seria mais interessante colocar mais uma resolução para o problema na proposta de intervenção, para demonstrar que não tem só um único meio para resolver, sabe?
*Gostei bastante das informações das outras áreas do conhecimento, mas é importante você demonstrar seu ponto de vista em relação à eles e não apenas citá-los.
Espero que eu tenha ajudado, abraço e bons estudos!
vtcdd
Oi! Eu acho que seria interessante especificar de onde você tirou o art. 205 e modificar a parte em que diz “principalmente em decorrência ao Covid 19, que se tornou o motivo principal para a formação do EAD”, pois o EAD certamente já existia antes do Covid 19 no cenário de educação superior.
[email protected]
O seu texto foi muito bem argumentado você soube utilizar como dados para convencer o seu leitor como a pesquisa da TIC domicílios do ano de 2019, a opinião de especialistas no assunto, e tmbém passagens de pensadores o que trouxe mais profundidade ao seu texto e credibilidade a temática exposta , ajudando assim bastante na compreensão da realidade por parte do leitor. Além disso, você também teve uma boa coerência e coesão com o encadeamento das suas ideias realmente trazendo a veracidade da situação retratada.