Primeiramente, de acordo com a Constituição Federal de 1988 (CF-88), são direitos sociais a educação, a saúde, o trabalho e a segurança. Dessa maneira, o ensino à distância está inserido no âmbito educacional, contudo, nem todos os alunos têm um acesso de qualidade à internet. Assim, esse método de instrução pode prejudicar o ensino devido às condições sociais vividas por cada um, com a forma de educação on-line.
Mormente, no ano de 2020, o mundo adaptou-se ao EAD em razão da pandemia, que impossibilitou a rotina da população em frequentar escolas e locais de trabalho. Dessa forma, em um ano pandêmico, o principal meio de comunicação foi o uso das mídias digitais que, infelizmente, a maioria dos alunos de escolas municipais e estaduais sofreu esse impacto, já que essa parcela não possui internet de qualidade ou até mesmo um computador para acompanhar as aulas. Nesse sentido, o futuro da educação não é igualitário, conforme uma sala de aula presencial.
Ademais, embora o EAD garanta o conforto do lar sem precisar locomover-se a uma instituição, ainda não é acessível para os cidadãos. Segundo o site G1, estudantes têm perdido além de conteúdos, o vínculo com a escola, gerando mais evasão escolar e abismo social no país. Nesse viés, a comunicação humana na classe influencia muito no aprendizado de crianças e jovens, tal como, ameniza a evasão escolar por interagir com outros indivíduos.
Portanto, o Governo deve promover palestras explicativas sobre a importância de um ensino presencial unido ao EAD, por meio da mídia televisiva, de alcance para a população. Além de ter o intuito de ajudar essa parcela de discentes com dois métodos de ensino, o remoto para a não propagação do vírus e o presencial para a retirada de dúvidas. Desse modo, tornando a CF-88 igualitária nos direitos educacionais e avançando o futuro do país.
Escrevendo a primeira redação depois 3 meses do Enem 2020, enferrujada rsrs.
Thamirysbds
Oi, Sandrielly, vi uma correção sua em alguma redação por aí (não lembro kkk) e gostei, daí vim dar uma olhada na sua redação e decidi corrigir. Caso haja algum erro, estou aberta a correções. :)
INTRODUÇÃO
-> evita o uso do “primeiramente”, nem é conectivo. Mas, isso só se torna um problema quando a redação apresenta um baixo domínio de conhecimento linguístico, com poucos conectivos, o que não é o seu caso.
-> erro de crase: “ensino a distância” não tem crase, pois não está especificado. Se fosse, por exemplo, “ensino à distância de 5km”, o “5 km” está especificando “distância”.
-> se tiver ocorrido um erro de digitação em “com a forma de educação on-line” e, ao invés de “com” for “como”, tem vírgula por se tratar de exemplificação. Caso não tenha ocorrido erro e seja “com” mesmo, não tem vírgula por se tratar de adjunto adverbial.
D1
-> especifica a sigla EAD, eu sei que é conhecidíssima, mas precisa. Se você tivesse explicado na introdução, não precisaria mais fazer de novo.
-> que pandemia ? o que ta acontecendo ? Você tem que construir sua redação como se fosse para um leigo ler e este, certamente, terá muitas dúvidas se você não explicar e detalhar. Claro que não precisa ser aqueeeeela explicação e tal, mas bastava dizer “pandemia devido ao coronavírus”. Não faça da especificação sua arqui-inimiga
-> achei que você foi bem breve na problematização, porém foi um tanto direta. Acredito que você poderia ser abordado as consequências da falta de internet para os alunos das escolas citadas. Você disse que estes sofrem com o impacto, mas não citou detalhes. Envolva a parcela da sociedade que está sendo prejudicada, diga os efeitos, as consequências… Faça uma problematização mais abrangente.
D2
-> a falta da vírgula acabou mexendo na coesão da frase “estudantes têm perdido[,] além de”
-> “tal como” não precisa estar entre vírgulas, basta a primeira
-> Novamente, breve no parágrafo, mas acredito que esse ficou mais direito e objetivo, você não “enrola” muito pra falar o que defende/critica, isso é bom tanto para a sua nota como para o leitor.
CONCLUSÃO
-> ação: promover palestras explicativas sobre a importância de um ensino presencial unido ao EAD
-> agente: Governo
-> meio/modo: por meio da mídia televisiva
-> finalidade: intuito de ajudar essa parcela de discentes com dois métodos de ensino
-> detalhamento (finalidade): o remoto para a não propagação do vírus e o presencial para a retirada de dúvidas
-> retomada: tornando a CF-88 igualitária nos direitos educacionais e avançando o futuro do país.
-> o conectivo “Além disso” foi utilizado de maneira equivocada, ficou sem complemento, pois a frase “o remoto para a não propagação do vírus e o presencial para a retirada de dúvidas” estava explicando o termo “dois métodos de ensino”, e não complementando o “além disso”
-> a proposta está completa, mas ficou no sendo comum, uma vez que você precisa, alem de atingir os 5 elementos, ser criativa. Minha dica é se você não tem ideias para a ação da proposta, capriche nos detalhamentos, tanto da ação como outro que escolher (finalidade ou meio/modo)
C1: 160
C2: 200
C3: 160
C4: 180
C5: 160
= 860 [representativa]
DANIELBSILVEIRA
Competência 1 – Domínio da língua portuguesa: 200
Competência 2 – Compreensão da proposta: 200
Competência 3 – Organização e defesa: 180
Competência 4 – Conhecimentos linguísticos e argumentação: 180
Competência 5 – Proposta de intervenção: 120
total: 880
Análise geral: Compreendeu bem a proposta e usou o reportório da maneira correta e necessária. Na introdução usou bem a alusão junto ao argumento mais tese.
Nos desenvolvimentos aproveitou bem dos problemas propostos, com conectivos bem trabalhados pra ter conexão. Pra finalizar, acho que a proposta de intervenção em si tem todos elementos necessários, porém não resolve o problema proposto: a lacuna do EAD no ensino público. No mais tudo ok ao meu ver.
OBS: Também só sou um estudante e tento analisar de melhor forma, a partir do que sei. Bons estudos!