Aprendiz

O aumento do sedentarismo no contexto da pandemia da covid-19

  • 0

O filosofo brasileiro Raimundo Teixeira Mendes, em 1889, aplicou o lema positivista “Ordem e Progresso” não só para Bandeira Nacional Brasileira, mas também para a nação que no contexto atual, enfrenta significativos entraves para seu desenvolvimento. Infelizmente, entre eles, o grande aumento da taxa de sedentarismo por consequência da covid-19, representando uma ação contraria ao símbolo da pátria, uma vez que tal postura causa desordem e retrocesso social. Esse lastimável panorama é causado pela inoperância estatal e tem como consequência o aumento de mortes devido à baixa qualidade da saúde.

De início, há de se constatar a débil ação do Poder Público, enquanto mantedora do problema. Acerca disso, o filosofo inglês Thomas Hobbes, em seu livro “Leviatã”, defende a incumbência do Estado em proporcionar meios que auxiliem o progresso social. As autoridades, contudo, vão de encontro com essas ideias, uma vez que possuem papel inerte em relação à crescente taxa de sedentarismo. Esse cenário decorre do fato de que, assim como pontuou o economista norte-americano Murray Rothbard, uma parcela dos representantes governamentais, ao se orientar por um viés individualista com objetivo do retorno imediato do capital político, negligencia direitos sociais, como a qualidade de vida. Logo, é notório que a omissão do Estado estimula a permanência do sedentarismo no Brasil.

Por conseguinte, engendra-se a baixa qualidade de saúde, qual proporciona um maior aumento de mortes devido o sedentarismo. Posto isso, de acordo com dados de pesquisa da Fiocruz, UFMG e Unicamp, o percentual de pessoas que praticavam atividades físicas durante a pandemia caiu 42%. Diante de tal exposto, é notório que tal crise causou um grande distúrbio na vida de muitas pessoas, tanto diretamente — por meio da infecção do vírus —, quanto indiretamente — pelo estímulo ao sedentarismo —. Logo, é inadmissível que esse cenário continue a perdurar.

Depreende-se, portanto, sendo mister a atuação governamental no aumento do sedentarismo na pandemia. Assim, afim de melhorar a qualidade de vida dos brasileiros, cabe ao Poder Executivo Federal, mais especificadamente ao Ministério da Saúde, o estímulo de atividades físicas em casa. Tal ação deverá ocorrer por meio da promoção de campanhas e comerciais de televisão ou internet. Somente assim, com a conjuntura de tais ações, os brasileiros podem ver o progresso referido na Bandeira Nacional Brasileira como uma realidade.

Compartilhar

4 Correções

  1. Olá! Observei que as outras correções já estão bem completas, então vou tentar corrigir sua redação com base em detalhes que percebi.

    Por exemplo, na frase “Infelizmente, entre eles, o grande aumento da taxa de sedentarismo por consequência da covid-19, representando uma ação contraria ao símbolo da pátria, uma vez que tal postura causa desordem e retrocesso social.”, percebi a necessidade de um conectivo para obter maior coesão em seu texto.
    Exemplo: “Infelizmente, entre eles, o grande aumento da taxa de sedentarismo por consequência da covid-19 (“vêm”, “consiste em representar”, ou simplesmente substituição por “representa”) representando uma ação contraria ao símbolo da pátria, uma vez que tal postura causa desordem e retrocesso social.”

    Só gostaria de destacar os repertórios variados que se adequaram bem a sua redação.

    • 0
  2. tentei corrigir sua redação conforme as 5 competências do ENEM. Espero que goste :)

    [1] – Atente-se a norma culta, principalmente em relação ao uso da vírgula e da acentuação. [120]
    [2] – Você demonstrou compreender o tema e sua tese ficou bem explícita. [200]
    [3] – Suas ideias são boas, porém, busque aprofundá-las e relacioná-las melhor. Evite o excesso de dados e citações “soltos” no texto, ao invés disso, invista em um repertório realmente produtivo e que ajude a enriquecer sua redação. OBS: Na sua tese, você fala sobre o aumento de mortes devido ao sedentarismo, mas essa questão mal é citada no decorrer do texto, cuidado!!! [120]
    [4] – Adicione mais conectivos que ajudem na boa fluidez do seu texto. [160]
    [5] – Sua proposta de intervenção está boa, entretanto, senti falta do detalhamento. [160]

    • 0
  3. Olá 👋

    Parágrafo 01
    Linha 01: filósofo **
    Linha 04: deveria ter uma vírgula após “nação que”
    Linha 05: entre eles quem? Poderia ser entre a comunidade, entre o corpo social e etc
    Linha 06: deveria ser ” ouve, percebe-se, nota-se” ou algum outro sinônimo, pq esse início de frase (Infelizmente, entre eles, o grande aumento da taxa de sedentarismo) cria a expectativa ou se subentende que você vai colocar uma causa ou um efeito, o que não ocorreu.
    Linha 12: deveria ter uma vírgula após “mortes”

    Parágrafo bem escrito, com um repertório sociocultural bem empregado, relacionado com o tema/problema e as teses presentes. Ótimo

    Parágrafo 02
    Linha 02: não há necessidade de vírgula após “Poder Público ”
    Linha 02: enquanto mantedor *
    Linha 03: filósofo **
    Linha 10: um novo repertório foi introduzido, mas não de forma correta. Deveria ter sido citado e relacionando com o tema anteriormente, assim como você fez com o filósofo Thomas Hobbes
    Linha 11: ao se orientarem*
    Linha 13: negligenciam*
    Linha 13: os direitos*
    Linha 13: negligenciam os direitos sociais de quem?
    Linha 13/14: como o direito/ a qualidade***

    Parágrafo 03
    Linha 02: a baixa qualidade da saúde *
    Linha 02: a qual proporciona *
    Linha 03: devido ao sedentarismo*
    Linha 06: o percentual de pessoas que praticavam atividades físicas caiu 42% durante a pandemia***
    Da forma que foi escrito fica entendido que as pessoas que praticavam atividade física DURANTE a pandemia caiu para 42%, mas foi durante a pandemia que o número de pessoas praticantes diminuiu
    Linha 06/07: repetiu “tal” duas vezes em um curto período, utilize sinônimos

    Parágrafo 04
    Não encontrei nenhum erro, porém faltou o detalhamento na sua conclusão.
    Algumas ideias foram introduzidas mas não foram desenvolvidas ou não foram desenvolvidas o suficiente. Tente não deixar ideias soltas ao longo do texto, tudo tem que estar bem conectado e interligado.
    Boa utilização de repertórios socioculturais e a argumentação é boa, mas com um pouco mais de organização e aprofundamento vai ficar ainda melhor. Poderia ter falado que durante a pandemia e com o aumento do uso das redes sociais e de outras tecnologias os indivíduos começaram a deixar a prática de exercícios de lado, ou então queba angústia causada pelo caos ao redor do mundo desmotivou o ciclo vida de muitos cidadãos, faltou abordar mais profundamente o tema.
    Parabéns
    Espero ter ajudado

    • 1
  4. Oiee, tentei corrigir sua redação conforme as 5 competências do ENEM. Espero que goste :)

    [1] – Atente-se a norma culta, principalmente em relação ao uso da vírgula e da acentuação. [120]
    [2] – Você demonstrou compreender o tema e sua tese ficou bem explícita. [200]
    [3] – Suas ideias são boas, porém, busque aprofundá-las e relacioná-las melhor. Evite o excesso de dados e citações “soltos” no texto, ao invés disso, invista em um repertório realmente produtivo e que ajude a enriquecer sua redação. OBS: Na sua tese, você fala sobre o aumento de mortes devido ao sedentarismo, mas essa questão mal é citada no decorrer do texto, cuidado!!! [120]
    [4] – Adicione mais conectivos que ajudem na boa fluidez do seu texto. [160]
    [5] – Sua proposta de intervenção está boa, entretanto, senti falta do detalhamento. [160]

    Nota – 760

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.