Convivemos diariamente em nossa sociedade intolerante com dados alarmantes que envolvem a juventude brasileira, em situações de violência.
Em uma sociedade que tende a relacionar o jovem com atos de brutalidade, onde o jovem é colocado como motivador, o tornando culpado em uma sociedade onde é vitima da falta de estrutura que foi imposta a ele.
Fatores como a pobreza, a evasão escolar, o uso de drogas, a falta de apoio familiar e a falta de recursos, contribuem para que o jovem caminhe para uma vida delituosa.
Me baseando nos dados do Atlas da Violência 2018 elaborado pelo Ipear e pelo FPSP-Fórum Brasileiro de Segurança Publica- digo que, nos anos de 2016, 409 pessoas com facha etária entre 15 e 29 anos, foram mortas no Distrito Federal. Esses dados confirmam um aumento de 7,1%, comparado com o ano anterior. Porém, no país ao todo, teve um aumento de 7,4%, marcando 33.590 jovens mortos no mesmo ano.
Na obra de Thomas More, “Utopia”, a sociedade perfeita é retratada, o que certamente, na realidade dos jovens brasileiros é algo totalmente distante.
Thau
Oi, boa tarde.
Seu texto não está no modelo Enem e não se encaixa em um texto dissertativo-argumentativo.
Falta uma introdução (te índico, no mínimo 5 linhas). O seu desenvolvimento não trata o assunto de maneira objetiva (um texto modelo Enem deve ter 2 desenvolvimentos). Não há a presença de uma proposta de intervenção (obrigatório no Enem). Seus parágrafos são muito curtos e acabam fugindo do tema. Você ainda se referiu aos dados em primeira pessoa (“Me baseando”); nunca faça isso, descontará da sua nota. Te indico estudar um pouco sobre cada competência, uso de conectivos e sinônimos. Procure aulas de redação online, treine os temas das últimas provas e estude as redações nota mil de cada tema.
Boa sorte e continue estudando, essa foi só sua primeira tentativa :)
Lucio
Seu texto não segue a estrutura de uma redação do ENEM, e em alguns trechos do seu texto você se posicionou em primeira pessoa e também faltou uma proposta de intervenção na sua redação (obrigatório no ENEM).
Indico que estude mais para poder melhorar a sua nota no ENEM.
Espero ter ajudado, boa sorte😉
LuigiCampag
Seu texto não segue a estrutura de um texto dissertativo-argumentativo, como a redação do ENEM pede. Esse modelo de texto tem introdução, desenvolvimento e conclusão, além de uma expressão objetiva das ideias, ou seja, o autor não pode se posicionar em primeira pessoa. No seu texto, não é possível identificar esses elementos, visto que você não apresentou uma estrutura de introdução, desenvolvimento e conclusão, e ainda, se posicionou em primeira pessoa, em trechos como: “Convivemos”, “Me baseando nos dados”. Além disso, você não apresentou uma proposta de intervenção no seu texto, requisito obrigatório para uma redação do ENEM.
emanuely13
Oi, tudo bem?
Então, o seu texto na maneira que está aparecendo aqui (ao menos para mim), não se encaixa no modelo de redação pedido pelo ENEM. É preciso ter uma introdução, 2 parágrafos de desenvolvimento (normalmente) e uma conclusão com uma proposta de intervenção. Seu texto ficou bem disperso e não dá para identificar esses elementos que citei anteriormente; há informações que poderiam ser utilizadas na introdução e no desenvolvimento, mas parece não haver existência desses parágrafos. Sendo assim fica complicado avaliar.
Enfim, caso você tenha dúvidas quanto ao modelo de redação, tente fazer download da cartilha de redação que o INEP disponibilizou no fim do ano passado, lá fala sobre as competências avaliadas e, ainda dispõe de redações nota 1000 comentadas para que você possa usar como guia.
É isso, espero ter ajudado. :)
Iasmyn Nakalski
Obs: Essa é minha primeira redação, tanto na plataforma, quanto no ano. Espero que não esteja tão ruim, fazem séculos que não escrevo, e podemos concordar que o ensino a distância foi bem falho. Mas não acho que seja desculpa.
Adoraria ler as criticas e dicas para que possa evoluir e conseguir uma nota alta no ENEM.