A Constituição Federal de 1988, documento jurídico mais importante do país, prevê em seu artigo 6º o direito a saúde como inerente a todo cidadão brasileiro. Entretanto, tal prerrogativa não tem se reverberado com ênfase na prática quando se observa o aumento de casos de ansiedade no Brasil. Esse fator se deve pela forte pressão social com relação aos jovens, além do preconceito da sociedade para com a doença.
Em primeira análise, é importante ressaltar a cobrança que os adolescentes da atualidade sofrem a respeito do futuro. Em “Tartarugas até lá em baixo”, um romance escrito por John Green, a protagonista do livro contém um transtorno no qual a acompanha durante todo o enredo, mantendo-a inquieta e, muitas vezes, atrapalhando-a nos afazeres cotidianos. Este conto se relaciona com a realidade atual, no qual diversos adolescentes sofrem com problemas psicológicos desenvolvidos através de exigências corriqueiras. Com tais informações, nota-se a importância de combater esse cenário no Brasil.
Ademais, é de extrema relevância citar a ignorância da população perante o quadro de ansiedade no país. Nesse contexto, a frase “não há nada mais difícil do que tomar a frente para uma mudança”, de Maquiavel, reflete a sociedade contemporânea atual. Muitos dos indivíduos que sofrem com essa problemática acabam por não tomar a frente e buscar ajuda, por medo das críticas que irão receber, afinal, problemas psicológicos são apenas “drama”. Através dessa análise, se torna urgente a prestação de auxílio às pessoas ansiosas.
Urge, portanto, a necessidade de combater esses obstáculos na atualidade brasileira. Para tal, é imprescindível que o Ministério da Saúde, por intermédio de campanhas educativas e informativas nas mídias sociais, promova atendimento psicológico gratuito para indivíduos que possuem ansiedade, com a finalidade de findar esse quadro no Brasil. Assim, o Estado cumprirá o que diz o artigo 6º da Constituição Federal de 1988.
PS: Favor, corrijam a redação modelo ENEM com as respectivas notas das competências. Grata.
Amanda Guimarães
Redação muito boa, soube bem dominar o tema, tema esse que é muito impotante, escrita ótima, soube ligar bem os parágrafos. Tente se aprofundar mais na conclusão como sabemos é um ponto muito impotante na redação, tente propurar mais soluções para a sua intervenção ficar mais completa e profunda agora é ao questão de prática, parábens!
JullyPereira
A redação está ótima, o assunto é realmente muito importante, você soube ligar os pontos certinhos principalmente o contexto com o tema, pontuação está muito boa e a escrita excelente.
A Tese é um dos pontos mais importantes da redação, então foque bastante nela e coloque todas suas ideias e porquês.
ThaisPetacular
Realmente é um assunto que é de uma extrema importância e poder ler sobre é muito bom, ver o quão tem aumentado e poder observar em nosso meio mais casos sobre crise de ansiedade é frustrante, pois sabemos que os numero só tem se aumentado e não tem como prevenirmos isso, por isso sempre enfatizo que procurar ajuda não é vergonhoso é uma maneira de se aliviar e procurar meios para que se possa estabilizar. Incrível sua redação parabéns.
João.Vitor123
CORREÇÃO GRAMATICA
Pontuação do texto: 95%
◾Esta locução deve ser separada por vírgulas, e só deve ser utilizada no início duma frase para efeitos de estilo.
(…ênfase, na prática…)
◾A abreviatura deste ordinal é: “6.º”. Note que graus não são ordinais.
(6.º) Usa-se o ”.” depois do numero e antes do grau.