A Constituição Federal de 1988 assegura a todos os cidadãos o acesso igualitário aos meios de propagação de conhecimento, da saúde e da segurança. Na prática, contudo, evidencia-se que esses direitos são apenas teóricos, visto que, hodiernamente, o isolamento social tem agravado o número de casos de agressão em âmbito domiciliar. Essa realidade se deve, essencialmente, pela insuficiência estatal e pela falta de debate acerca desse impasse.
Diante desse cenário, percebe-se a figuração de um entrave de contornos específicos, que emerge devido à insuficiência de leis vigentes. Segundo o Contrato Social do pensador John Locke, cabe ao Estado fornecer medidas que garantam o bem-estar coletivo, entretanto, é indubitável que essa ação não é cumprida, pois, de acordo com o G1, os índices de violência referente à situação de quarentena são crescentes e, ademais, mulheres e crianças são as principais vítimas desse cenário. Dessa forma, tais fatos provam o caráter disfuncional aos direitos garantidos em relação ao combate ao feminicídio e aos mais tratos infantos-juvenis, contrariando as aspirações do filósofo contratualista.
Outrossim, o silêncio da sociedade e dos meios de comunicação compõe outra dificuldade enfrentada em questão da violência doméstica sofrida durante o isolamento social, que atua como fator agravante dessa situação. Dessa maneira, o pensador italiano São Tomás de Aquino defendeu que todas as pessoas precisam ser tratadas com a mesma importância, todavia, as vítimas que sofrem por um ambiente hostil frente a quarentena permanecem à margem de diálogos e canais midiáticos pertinentes. Logo, é importante trazer à pauta a quarentena como fator de grande incidência de agressão domiciliares a vulneráveis.
Depreende-se, portanto, que, assim como prevê a Constituição Federal de 1988, é dever do Estado fornecer a segurança dos afetados. Nesse sentido, cabe ao Governo Federal implementar sistemas que estimulem as vítimas a denunciarem seu agressor de forma segura, por meio da criação de símbolos que possam ser identificados em âmbito público, com a influência e a execução de campanhas por intermédio da mídia. Espera-se, com isso, a atenuação da violência doméstica em cenário de isolamento social
* Por favor, coloquem os erros, competências e a nota
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Olá, Maria. Ótima redação! Você conseguiu dissertar e argumentar muito bem, mostrando segurança sobre o tema. Teve apenas alguns pequenos erros ortográficos, e na conclusão faltou algum detalhamento.
C1: 200
C2: 200
C3: 200
C4: 200
C5: 180 ( Você poderia ter detalhado mais sobre as questões da mídia e da sociedade, acerca do assunto retratado).
Total: 980
apaixao
Oii Maria, tudo bem? estarei fazendo a correção de sua redação hoje. Copiei o seu texto, e dentro dos parênteses têm numeros, que indicam algum erro ou elogio, e abaixo do texto tem os detalhes de cada numero.
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A Constituição Federal de 1988 assegura a todos os cidadãos o acesso igualitário aos meios de propagação de conhecimento, da saúde e da segurança. Na prática, contudo, evidencia-se que esses direitos são apenas teóricos, visto que, hodiernamente, o isolamento social tem agravado o número de casos de agressão em âmbito domiciliar. Essa realidade se deve, essencialmente, pela insuficiência estatal (1) e pela falta de debate acerca desse impasse.
Diante desse cenário, percebe-se a figuração de um entrave de contornos específicos, que emerge devido à insuficiência de leis vigentes. Segundo o Contrato Social do pensador John Locke, cabe ao Estado fornecer medidas que garantam o bem-estar coletivo, (2) entretanto, é indubitável que essa ação não é cumprida, pois, de acordo com o G1, os índices de violência referente à situação de quarentena são crescentes e, ademais, mulheres e crianças são as principais vítimas desse cenário. Dessa forma, tais fatos provam o caráter disfuncional aos direitos garantidos em relação ao combate ao feminicídio e aos mais tratos infantos-juvenis (3), contrariando as aspirações do filósofo contratualista.
Outrossim, o silêncio da sociedade e dos meios de comunicação compõe (4) outra dificuldade enfrentada em questão da violência doméstica sofrida durante o isolamento social, que atua como fator agravante dessa situação. Dessa maneira, o pensador italiano São Tomás de Aquino defendeu que todas as pessoas precisam ser tratadas com a mesma importância, (5) todavia, as vítimas que sofrem por um ambiente hostil frente a quarentena permanecem à margem de diálogos e canais midiáticos pertinentes. Logo, é importante trazer à pauta a quarentena (7) como fator de grande incidência de agressão domiciliares a vulneráveis.
Depreende-se, portanto, que, assim como prevê a Constituição Federal de 1988, é dever do Estado fornecer a segurança dos afetados. Nesse sentido, cabe ao Governo Federal implementar sistemas que estimulem as vítimas a denunciarem seu agressor de forma segura, por meio da criação de símbolos que possam ser identificados em âmbito público, com a influência e a execução de campanhas por intermédio da mídia. Espera-se, com isso, a atenuação da violência doméstica em cenário de isolamento social (6) (8)
1: Como você falou de insuficiência de leis vigente no D1, coloca isso ao invés de insuficiência estatal (apesar de não parecer, existe uma diferença)
2: uma sugestão é começar um novo período
3: o correto é “infanto-juvenis”
4: o verbo está com um erro de concordância, na qual o certo seria “compõem”
5: uma sugestão é começar um novo período
6: seu texto apresenta os 5 elementos da proposta de intervenção
7: você já usou essa palavra antes no mesmo parágrafo, tente substituir para não perder pontos na competência 4
8: sua proposta de intervenção só solucionaria o problema relacionado à mídia, mas não resolve necessariamente a questão da insuficiência de leis vigentes, argumento defendido no 2° parágrafo, fazendo você perder pontos na C3
—
Sua redação está ótima, atente-se somente aos erros apontoados, que o 1000 logo chegará. Abraços e bons estudos!
– Competência 1: 200 (você só cometeu um erro de concordância, que não é suficiênte para perder pontos na C1)
– Competência 2: 200 (você ativou o tema e trouxe bons repertórios socioculturais)
– Competência 3: 160 (devido aos dois erros apresentados)
– Competência 4: 200 (você repetiu uma palavra, mas não é suficiente pra perder pontos na C4)
– Competência 5: 200 (você trouxe os 5 elementos da proposta de intervenção)
——– Nota final: 960 ——–
Samir soares
Competência 1-160
Competência 2-200
Competência 3-160
Competência 4-200
Competência 5-200
Nota:920
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* O problema foi não citar as consequências na introdução, você apresenta somente causas do problema.
*”crescentes e, ademais, mulheres e ” o “e” já dá ideia de adição, e após o “e” você coloca o “Ademais” que também da ideia de adição, creio eu que esteja incorreto.
* Senti a falta de mais conectivos, tente colocar mais em suas redações e tentar repetir o mínimo possível.
*”contornos específicos, que emerge” (sem vírgula)
*”aos mais tratos” maus tratos– cuidado com o Google tradutor na hora de fazer a redação–
*”isolamento social, que atua ” (sem vírgula)
*”frente a quarentena” não sei dizer ao certo se tem crase, mas deixando isso de lado, você não falou do Covid-19 na introdução, o que deixa a “quarentena” ser um comentário vago, sem explicação.
*”forma segura, por meio da ” (sem vírgula)
*”público, com a influência”( sem vírgula)
*”isolamento social ” faltou o ponto final para terminar a dissertação.
* Você fala da quarentena nos dois parágrafos de desenvolvimento, cuidado com ideias repetidas, isso impacta na C4.
*”infantos-juvenis, ” o correto seria: “infantojuvenis”
__qualquer dúvida me chame pelas mensagens. Isso é tudo.
ferronato
Oi! Ótima redação. Farei algumas alterações no seu texto
1)
A Constituição Federal de 1988 assegura a todos os cidadãos o acesso igualitário aos meios de propagação de conhecimento,* saúde e segurança*. Na prática, contudo, evidencia-se que esses direitos são apenas teóricos, visto que, hodiernamente, o isolamento social tem agravado o número de casos de agressão em âmbito domiciliar. Essa realidade se deve, essencialmente, pela insuficiência estatal e pela falta de debate acerca desse impasse.
** o `da´´ e “de´´ tornaram-se repetitivos,
2) Perfeito! Só precisa explicitar o que é G1, por exemplo: “ O site G1´´.
3) Muito bom!
4) Faltou falar sobre a mídia e a sociedade. Recomendo tentar usar uma frase de efeito no fim (não é obrigatório, mas diferencia o seu texto dos demais).
Texto coerente, com referências, bem argumentado e com uso de conectivos.
Excelente texto, parabéns! Nota final: 950
Volder
Competência 1: 180
Erro gramatical no segundo parágrafo: você escreveu “disfuncional aos direitos” em vez de “disfuncional dos direitos”. Outro erro, agora no último: escreveu “segurança dos afetados” em vez de “segurança aos afetados”.
Competência 2: 200
Ótima compreensão da proposta e do tema apresentados.
Competência 3: 200
Ótima argumentação.
Competência 4: 200
Coerência e coesão ótimas.
Competência 5: 160
Não explicitou a resolução da segunda parte da sua tese: a de que a mídia e a sociedade não dão voz ao problema em questão. Além do fato de precisar de mais detalhamento.
Total: 940
Matheus Mello
INTRODUÇÃO
A Constituição Federal de 1988 assegura a todos os cidadãos o acesso igualitário aos meios de propagação de conhecimento, da saúde e da segurança. Na prática, contudo, evidencia-se que esses direitos são apenas teóricos, visto que, hodiernamente, o isolamento social tem agravado[1] o número de casos de agressão em âmbito domiciliar. Essa realidade se deve, essencialmente, pela insuficiência estatal e pela falta de debate acerca desse impasse.
Contextualizou e explicou o tema. Apresentou a tese com seus dois argumentos.
A introdução está ótima.
1 – não é erro, mas é preferível substituir “tem agravado” por “agrava”
C1 ok
C3 ok
C4 ok
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DESENVOLVIMENTO 1
Diante desse cenário, percebe-se a figuração de um entrave de contornos específicos, que emerge devido à insuficiência de leis vigentes. Segundo o Contrato Social do pensador John Locke, cabe ao Estado fornecer medidas que garantam o bem-estar coletivo, entretanto, é indubitável que essa ação não é cumprida, pois, de acordo com o G1, os índices de violência referente à situação de quarentena são crescentes e, ademais, mulheres e crianças são as principais vítimas desse cenário. Dessa forma, tais fatos provam o caráter disfuncional aos direitos garantidos em relação ao combate ao feminicídio e aos mais tratos infantos-juvenis, contrariando as aspirações do filósofo contratualista.
Tópico frasal ok
Argumentação ok
Repertório pertinente e produtivo (eu amei que você deixou ele produtivo pela exemplificação dos dados que o G1 mostra, muito bem)
Conclusão do desenvolvimento retomando a ideia central de seus argumentos ok
Ou seja, C1 ok, C2 ok, C3 ok, C4 ok
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DESENVOLVIMENTO 2
Outrossim, o silêncio da sociedade e dos meios de comunicação compõe outra dificuldade enfrentada em questão da violência doméstica sofrida durante o isolamento social, que atua como fator agravante dessa situação. Dessa maneira, o pensador italiano São Tomás de Aquino defendeu que todas as pessoas precisam ser tratadas com a mesma importância, todavia, as vítimas que sofrem por um ambiente hostil frente a quarentena permanecem à margem de diálogos e canais midiáticos pertinentes. Logo, é importante trazer à pauta a quarentena como fator de grande incidência de agressão domiciliares a vulneráveis.
Está tudo ok KKKKKKKKKK você escreve muito bem, é muito difícil encontrar erro.
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CONCLUSÃO
Depreende-se, portanto, que, assim como prevê a Constituição Federal de 1988, é dever do Estado fornecer a segurança dos afetados (texto circuito ok). Nesse sentido, cabe ao Governo Federal(agente) implementar sistemas(ação) que estimulem as vítimas a denunciarem seu agressor de forma segura(finalidade – sugiro utilizar “a fim de”, “para” ou “com o fito de” para deixar mais claro ao corretor sua finalidade), por meio da criação de símbolos que possam ser identificados em âmbito público(meio/modo), com a influência e a execução de campanhas por intermédio da mídia(detalhamento). Espera-se, com isso, a atenuação da violência doméstica em cenário de isolamento social.
*resolva as duas causas apresentadas na introdução – pode fazer 2 propostas ou resolver as duas em 1 proposta – isso afeta o projeto de texto C3.
C1 – 200
C2 – 200
C3 – 180 (resolva as duas teses na proposta de intervenção)
C4 – 200
C5 – 180 (deixe mais claro a finalidade e desenvolva melhor o detalhamento – ficou difícil de identificar, e, como o Enem é corrigido de forma rápida, o corretor pode não identificar na hora. Então, é um alerta)
Nota: 960
Até a conclusão eu pensei que ia ser um 1000, mas enfim, você escreve muito bem!
Espero ter te ajudado e que você possa alcançar seus objetivos ;)
willian_0207
Primeiramente parabéns, ótima redação.
Introdução, está ótima, mesmo que após o seu repertório você acabou errado no lugar do conectivo, pois deveria ter sido usado antes do “Na prática”. Mas de qualquer forma não deu um mal sentindo na sua introdução, continuou muito bem estruturada
Seus argumentos estão ótimos, porém, você as acabou pensando mais no uso dos conectivos do que nos pontos finais, como por exemplo, você poderia ter usado um ponto final após citar o pensamento de John Locke. Mas seus argumentos ficaram ótimos, não houve em nenhum momento fuga do tema.
Na sua conclusão, acabou faltando o detalhamento, falou bem sobre a ação, o agente interventor, por meio de quê, em viés de quê, mas faltou o detalhamento.
Porém, sua redação ficou muito bem composta, até fiquei me perguntando como que na minha mente não surge tanta argumentação quanto para você na hora do desenvolvimento.
Nota:
C1: 180
C2: 200
C3: 200
C4: 200
C5: 180
Total: 960
juliomontan3
Boa noite, Maria!
INTRODUÇÃO
C2 e C3: Elogio – Parabéns! Você fez ótimo uso do repertório e abordou bem a causa, utilizando bons argumentos.
DESENVOLVIMENTO 1
C2 e C3: Elogio – Parabéns! Você fez ótimo uso do repertório e abordou bem a causa, utilizando bons argumentos.
Obs.: Uso complementar da notícia do G1 muito bem colocado!
DESENVOLVIMENTO 2
C1: ausência de vírgula após “São Tomás de Aquino”
C2 e C3: Elogio – Parabéns! Você fez ótimo uso do repertório e abordou bem a causa, utilizando bons argumentos.
CONCLUSÃO
Elogio: Parabéns – Você estruturou uma proposta de intervenção coerente ao tema.
C1: Ponto final para concluir o parágrafo
VISÃO GERAL
Não tenho nem muito o que dizer sobre sua redação, você abordou perfeitamente as causas apresentadas, usou muito bem os repertórios, estruturou bem a redação inteira. Apenas um detalhe que me chamou a atenção, a falta da retomada do fundamento na conclusão. Entretanto, pelo fato de ter retomado a Constituição no começo, não gerou nenhum problema. Perfeito!
NOTA: 1000
:)