É evidente que a desproporção entre os ricos e os pobres tem sido cada vez maior nos últimos tempos.Entretanto,a miséria vai muito além da pobreza,por ser caracterizada pela ausência da garantia de manter o próprio sustento.Portanto,hoje em dia,o número de pessoas em situação de miséria no Brasil,supera a população total de outros países.Logo,uma das principais causas para o aumento exponencial de pessoas em estado de indigência no país,está na própria história,a crise econômica de 2015.Nesse sentido,fica claro que é de total responsabilidade do Governo e da sua fala de estruturas de apoio eficazes às pessoas que não possuem nem mesmo o básico para sobreviver.
Primeiramente,convém pontuar que mais de 6% dos brasileiros estão em situação de indigência no país.Sendo assim,esse percentual representa a vida de 13 milhões de pessoas,que cotidianamente ganham menos de U$2,00 dólares por dia,de acordo com dados do Banco Central.Desse modo,pouco menos de 10 milhões de pessoas,inclusas nesses 6%,encontram-se nas regiões Norte e Nordeste do Brasil,áreas que apresentam grande carência de recursos naturais básicos que auxiliam na sobrevivência das pessoas e na economia da região.Conclui-se assim que o Estado precisa tomar medidas de apoio à essas pessoas.
Além disso,é preciso lembrar que a crise econômica de 2015,iniciada no final de 2014 com o fim do ciclo de alta nos preços dos commodites no mercado,é uma das principais causas para o aumento do número de pessoas na miséria no Brasil.Pois,foi devido à crise que houve uma disparada nos índices de desemprego,das inflações sobre produtos,da queda na bolsa de valores,dentre vários outros fatores que levaram inúmeras pessoas à decadência no país.Dessa forma,segundo dados do UOL,cerca de 3 milhões de brasileiros chegaram à uma situação desumana ,a qual inclui a falta de acesso à água tratada e até mesmo a condição de fazer as três refeições básicas do dia.Contudo,torna-se inegável que uma grande parcela da população,está passando fome e por uma situação inimaginável por conta do descaso do Governo brasileiro.
Face ao exposto,fica claro que é de dever do Estado ajudar essas pessoas que se encontram em situação de vida desumana através da ampliação dos horizontes dos programas de apoio que tenham o objetivo de proporcionar uma vida melhor e garantir o mínimo para a sobrevivência,afim de diminuir o aumento do número de pessoas em miséria no Brasil,além de continuarem com os projetos de retomada da economia do país,sempre visando não desamparar a população em risco.Consecultivamente,parte da sociedade que não foi atingida pela crise,também pode ajudar a parcela da população que tem sofrido,atravésdas doações que são feitas às ONG`s que visam melhorar a vida dessas pessoas que são privadas dos seus direitos básicos.
[email protected]
Olá Boa tarde . gostei da sua redação , um texto muito rico em informações e dados de acordo com o tema , não foi um texto cansativo de ser ler , e é um texto que faz com que o leitor realmente entenda o seu posicionamento e ponto de vista. Muito bom também a sua proposta de intervenção , notasse que voce usou bem a organização das idéias e na problemática social do tema, continue sempre busca melhor aperfeiçoamento nas suas teses. muito bom, acho que ficaria com uns 800 pontos. espero ter ajudado .
Fabrizia Pacheco
Muito boa escrita, uma tese desenvolvida com clareza e com argumentos cabíveis e sensatos, trouxe muitos dados que deram mais verdades a sua tese e uma conclusão que buscou trazer solidariedade, além de não apresentar erros de concordância. Acredito que sua nota provavelmente não seria menor que 800. Espero que tenha ajudado !!
Otávio_ilibio
Poderia trabalhar mais na progressão dos argumentos, talvez algo mais conciso e menos vago, como apenas -crise econômica- e de suas respectivas consequências, falando dos motivos de tal crise econômica, diversificando as referências culturais presente no texto. Há certa previsibilidade no que está posto como solução e no próprio desenvolvimento, quanto a erros gramaticais está definido como 200 pra erro sem reincidência, algumas reincidências já abaixa pra 160, como bem disseram outras correções, trabalhar com as virgulas dentro da redação, no geral achei um bom texto, com potencial de se desenvolver na escrita se atentar a esses pontos
CI – 160
CII – 120
CIII – 160
CIV – 160
CV – 160
Total – 720
MARV
Bruna, sua introdução está está muito boa, uma vez que ela está bem organizada e, além disso, apresentar uma tese amarrada com o que foi dito antes, parabéns. Só houve dois erros de virgula: depois de “Brasil” e antes de “superar” e depois de “país” e antes de “está”. Ambos por que não pode virgula entre sujeito e verbo. E depois de “história” seria interessante dois pontos em vez da virgula,pq vc explica no caso um fato da história. Mas de resto ta muito bom.
Seu Desem. 1 está muito bem feito, períodos bem articulados e vc traz dados para legitimar seu ponto de vista, com números e origem. Único desvio é o termo “assim” que deveria ser intercalado com duas vírgulas- alguns professores consideram errado, outros não, mas é smp bom colocar. Tem uma inconsistência quando vc diz que não há recursos naturais; mas há, pelo menos na região Norte, e muito. Isso tira ponto na competência 2.
o Des. 2 garante seus 200 pontos na competência 2, pois vc mostra muita autoria e demonstra conhecimento de outra área de conhecimento que valida sua tese: acrise econômica. Vc usa bem os recursos coesivos, são bem dispostos e sem inadequação em suas colocações. Mais um erros de vìrgula rsrs, entre sujeito e verbo: “uma grande parcela da população” (sujeito) “está” (verbo).
Na proposta de intervenção vc utiliza, dentre os 4 elementos essenciais (agente, ação, a maneira que será feita a ação e a finalidade), utiliza apenas dois, e além disso tem sempre que detalhar ou a ação ou a maneira. O enem pede apenas uma proposta, aí fica melhor pra vc detalhar, blz.
Compt. 1(gramática): 120, pq ocorreu alguns desvios gramaticais, só as vírgulas e os dois pontos.
Comp. 4 ( coesão): 200, vc utiliza muito bem os conectivos e as conjunções.
Comp. 2 (repertótio, etc): 160, traz bons dados para apoiar seu ponto de vista, vc diz que não há recursos no Norte.
Comp. 3 ( organização e estrutura: 200.
Comp. 5: 120, pq vc apenas traz dois dos 4 elementos exigidos.
800
brunabiankacpc
Olá! muito obrigada pelas dicas,estou tentando me curar do virgulismo kkk,mas eu coloquei sim tds os 5 elementos…
Ação: ajudar as pessoas que se encontram em situação de vida desumana
Agente: Estado
Meio: ampliação dos horizontes dos programas de apoio
Efeito: diminuir o número de pessoas em miséria no Brasil
Detalhamento: a continuação dos projetos de retomada da economia do país,sem desamparar a população em risco
Geraldo157
Olá, vc tem uma boa introdução porém vc cita nela apenas 1 dos pontos desenvolvidos no texto, no caso, a crise de 2015 sendo responsável pela indugência e dps falando que o governo tem que por fim a isso, confundindo assim elementos da conclusão com elementos da introdução.
Seu texto possui parágrafos mto longos sendo o ideal para vc usar 3 períodos em cada um, sem contar que a palavra certa para o último parágrafo é ‘a fim’ e não “afim”
Sua conclusão nao possui 1 dos 5 elementos exigidos pelo enem, o meio.
Tirando isso sua redação está mto boa e acredito que ficaria por volta dos 800.
brunabiankacpc
Olá! Obrigada pelas dicas, acho que o meio não ficou muito claro,mas está presente…
Ação: ajudar as pessoas que se encontram em situação de vida desumana
Agente: Estado
Meio: ampliação dos horizontes dos programas de apoio
Efeito: diminuir o número de pessoas em miséria no Brasil
Detalhamento: a continuação dos projetos de retomada da economia do país,sem desamparar a população em risco
raigmrs
Olá Bruna!
Vamos lá!
Competência 1: 120 pontos, você tem errado muito a vírgula, sugiro que assista uma aula sobre o assunto.
Competência 2: 160 pontos, boa compreensão e seleção de repertório Cultural.
Competência 3: 80 pontos, infelizmente você jogou muitas informações, mas não argumentou nem deu seu ponto de vista
Competência 4: 200 pontos
Competência 5: 80 pontos, sugiro que você siga uma linha para resolver o problema : quem vai solucionar? O que ele vai fazer? Como vai fazer? Para quê vai fazer? Sempre detalhando o máximo possível, responda essas perguntas no seu último parágrafo e garanto que será 200 pontos na próxima!
brunabiankacpc
Olá! Vou seguir as dicas,obrigada! Mas eu coloquei tds os 5 elementos na minha proposta…
Ação: ajudar as pessoas que se encontram em situação de vida desumana
Agente: Estado
Meio: ampliação dos horizontes dos programas de apoio
Efeito: diminuir o número de pessoas em miséria no Brasil
Detalhamento: a continuação dos projetos de retomada da economia do país,sem desamparar a população em risco