Atualmente, nós conhecemos a internet como uma “terra sem lei”, já que nela supostamente podemos discorrer sobre tudo, e com esse conceito de “lugar sem regras” começaram a surgir as notícias falsas, propagadas por pessoas com más inteções e/ou pessoas com pouco acesso a conhecimento verídico e de qualidade. Mas compartilhar essas fake news tem consequências? Será que isso incentiva mais pessoas a fazerem o mesmo?
Bom, as fake news aumentaram bastante nos últimos anos, principalmente por conta do maior acesso à internet e por conta da pandemia do novo Coronavírus. Durante o auge da Covid-19 no Brasil, muitas informações não comprovadas foram publicadas na web, porém esse excesso de notícias gerava uma série de consequências na sociedade, como crises de ansiedade e abalo psicológico.
Durante esse período de isolamento, muitas pessoas com o intuito de ajudar e noticiar as outras compartilhavam fake news sem saber, já que nós não conheciamos muito sobre o vírus, com isso mais frações da população repassavam essas informações, porém elas estão no nosso meio até hoje e não discorrem somente sobre o novo Coronavírus. Mas o que podemos fazer para diminuir a falta de informação e a propagação de notícias falsas entre os Brasileiros?
Para diminuirmos a “epidemia das fake news”, devemos cobrar do gorverno e da imprenssa meios de combate, como por exemplo: palestras, eventos sociais e reconhecimento midialístico, tendo assim o objetivo de influenciar a população Nacional a saber da problematíca existente ao compartilhar notícias recebidas em apps de mensagem. Já para acabar com a falta de conhecimento básico, temos que cada vez mais incentivar o estudo e procurar formas de deixar a educação acessível para todos.
Wermeson
Sua redação não segue a estrutura padrão de redação dissertativa-argumentativa, então procure conhecer a estrutura para que o seu texto possa melhorar em estrutura, além de que você não fez um bom desenvolvimento da argumentação do seu texto. Fora isso você também teve alguns erros gramaticais e de concordância. Procure não realizar perguntas em seu texto. Não use o pronome “nós” ou verbos conjugados na 3º pessoa.
Use repertórios socioculturais de acordo com seu acervo de conhecimento de mundo, eu sei que consegue. Tome cuidado com abreviações como “app”.
No mais… é necessário atentar-se aos erros gramaticais, quanto a pontuação (vírgulas, acentos e a própria escrita das palavras) que é um fator extremamente importante no Enem. Como dica, seria legal você procurar as competências do Enem e como são avaliados os textos, para entender melhor a exigência em casa parte da redação.
PedroOmar
Houveram varias inadequações em relação ao almejado, nota mil no Enem. Sugiro que vc leia e se insira mais em redações nota mil, busque padrões e esqueletos nesses textos e vc verá uma maior facilidade na produção após praticas, use os meus conselhos e os de outras pessoas que corrigiram seu texto a seu favor, dinamize-as bem e conseguirá evoluir mto.
rodrigo999999999
Creio que faltou utilizar frases que conectam ideias em outras. A palavra “bom” para iniciar um parágrafo não foi uma boa ideia. Além disso, poderia retirar expressões que estão em primeira pessoa. Qualquer dúvida na minha correção fiquei à vontade para mandar mensagem para mim.
Notas:
C1: 140
C2: 120
C3: 90
C4: 120
C5: 90
Total: 560
apaixao
Olá, tudo bem? Vou corrigir a sua redação com base nos critérios do ENEM. Vejo que houve muitas inadequações levando em consideração o tipo textual do ENEM. Sugiro que faça uma análise de redações nota mil, para observar como a argumentação e tese são feitas, quais repertórios são utilizados, entre outros. Qualquer dúvida na minha correção fiquei à vontade para mandar mensagem para mim.
C1: 120
C2: 40
C3: 80
C4: 40
C5: 40
—
Nota final: 320
picoleseller
Olá.
— Durante a redação, nota-se a presença de expressões em primeira pessoa: o uso de nós e verbos conjugados nessa pessoa.
Esse é um hábito que deve ser evitado, porque promove a subjetividade (concepções mais particulares). Portanto, busque tornar o texto impessoal, escrevendo com pronomes de terceira pessoa: eles/elas, a utilização do SE (é recomendado conhecer o emprego disso) como partícula apassivadora e índice de indeterminação do sujeito. Um exemplo de reescrita de um trecho da redação utilizando o SE seria: “nós conhecemos a internet…” por “conhece-se a internet…”.
— Evite aplicar termos característicos da fala do cotidiano: no segundo parágrafo, em vez de utilizar “Bom”, para iniciar a argumentação, opte por palavras como “primeiramente”, “em primeiro plano”, etc.
— Tente ter uma ideia dos sentidos que cada conectivo possui, a fim de utilizá-los de forma precisa. Por exemplo, no segundo parágrafo, empregou-se “porém” para uma relação entre as frases: “muitas informações não comprovadas foram publicadas na web, porém esse excesso de notícias gerava uma série de consequências na sociedade”. O “porém” deve ser usado para ligar duas orações com sentidos opostos entre si, o que não é o caso aqui. Observe que a segunda frase (após o porém) é uma consequência da primeira, ou seja, “foi gerada uma série de consequências…” porque “muitas informações não comprovadas fora publicadas…”.
— “Mas o que podemos fazer para diminuir a falta de informação e a propagação de notícias falsas entre os Brasileiros?”. Aqui há o uso de “mas” que se encaixa no problema do ponto anterior. Além disso, não é recomendado apresentar uma pergunta como essa no terceiro parágrafo, deve-se guardá-la para introdução, assim como as outras que foram usadas. É visível também a necessidade de prosseguir a discussão, pois é apresentada uma informação sobre as Fake News, sem nenhuma conclusão a respeito. Talvez por ter decidido em terminar o parágrafo com a pergunta.
Há potencial para melhorar. Alguns hábitos são recomendados, como leitura, e mesmo o estudo de alguns conteúdos de gramática. Outra coisa que é de grande auxílio é a leitura das redações que alcançaram nota máxima. E não se preocupe caso for ler uma delas e não conseguir entender muito bem como aquilo é articulado, é algo normal e o desenvolvimento vem com a prática. Tenha em mente que é possível sim alcançar uma boa pontuação, continue se esforçando que chegará lá.
Com relação à nota, 580. Porém não se apegue muito ao número, busque conhecer os seus erros e melhorar, verá que a pontuação aumentará naturalmente.
Bons Estudos.
eduardasoarres
INTRODUÇÃO: para iniciar sua redação você precisa de um repertório, inicie sempre com repertório. Cadê suas teses? seu tema? o tema da redação é um problema, o que causa esse problema? a sua resposta é sua tese. Conectivos, é uma das coisas mais importante no seu texto, seu texto está muito solto.
DESENVOLVIMENTO 1: não se inicia com “bom”, seu texto precisa ser formal, inicie sempre com conectivo, exemplos: PRIMEIRAMENTE, EM PRIMEIRO PLANO. manutenção temática, você é obrigatório colocar seu tema em todos os parágrafos. Você falou sobre o covid e pode ser considerado um repertório, mas, você apenas soltou ele lá, e só falou dele, cadê seu argumento sobre as fake news?
DESENVOLVIMENTO 2; seu argumento não tá ruim, só precisa ser organizado, não faça perguntas no seu texto
CONCLUSÃO: inicie com conectivos, todos os parágrafos inicie com conectivos, para deixar organizado responda as perguntas: quem? oque? como? efeito? detalhamento? fechamento e retomada? para seu parágrafo ficar perfeito precisa de todas essas respostas, não use gerúndio.
C1- 120
C2- 80
C3- 80
C4- 80
C5- 80
NF- 420
ana.45104
Olá, tudo bem? Espero fazer uma boa correção e de início, queria dizer que achei sua redação boa embora tenha alguns errinhos.
Na sua introdução, você utilizou o pronome “nós” e a redação do Enem precisa estar na terceira pessoa. Não esquece disso porque é importante. O mais correto seria “a internet é conhecida”.
Eu te aconselho a fazer menos perguntas na redação, embora não seja proibido, o seu objetivo é convencer o leitor da sua tese e não fazer ele tirar suas próprias conclusões.
A palavra “bom” deixou o seu texto muito coloquial, evita isso, prefira usar conectivos como “em primeiro lugar”, etc.
Na oração: “porém elas estão no nosso meio até hoje e não discorrem somente sobre o novo Coronavírus”, você poderia complementar a informação, dando exemplos dos assuntos que as fake news discorrem.
Na sua conclusão, novamente você não usou terceira pessoa. Na primeira solução você usou todos os elementos da conclusão mas na segunda não. É preciso colocar esses elementos em todas as soluções que você apresentar.
Dicas: Preste atenção se suas frases estão escritas na pessoa certa, nunca use o pronome “nós” ou verbos conjugados nessa pessoa.
Use repertórios socioculturais e cuidado com as perguntas excessivas, além disso, não use abreviações como “app” ou qualquer outra do tipo.
Competência 1 – 120
Competência 2 – 80
Competência 3 – 140
Competência 4 – 80
Competência 5 – 80 (por causa da segunda proposta)
Total: 500
Verifique seus erros e tente melhorar, você tem muito potencial!!
maria1818
O aumento de Fake News na sociedade contemporânea
INTRO: Atualmente, nós conhecemos a internet como uma “terra sem lei”, já que nela supostamente podemos discorrer sobre tudo, (1) e com esse conceito de “lugar sem regras” começaram a surgir as notícias falsas, propagadas por pessoas com más inteções* e/ou pessoas com pouco acesso a conhecimento verídico e de qualidade. (2) Mas compartilhar essas fake news tem consequências? Será que isso incentiva mais pessoas a fazerem o mesmo?
1 – O ideal aqui seria colocar um ponto para a uma nova oração junto com um conectivo.
2 – Se a gente forçar um pouquinho consegue lembrar de algum repetório, seja de filme, série, pensador e tantos outros que caberiam na sua intro. Acredito que assim ela ficaria com mais conteúdo
DESEN 1: Bom,(1) as fake news aumentaram bastante nos últimos anos, principalmente por conta do maior acesso à internet e por conta da pandemia do novo Coronavírus. Durante o auge da Covid-19 no Brasil, muitas informações não comprovadas foram publicadas na web,(2) porém esse excesso de notícias gerava uma série de consequências na sociedade, como crises de ansiedade e abalo psicológico. (3)
1- Existem conectivos iniciais que ficariam melhor aqui: Primeiramente, A priori e por ai vai;
2 – Por que houve esse aumento de casos de fake news durante a pandêmia? Senti que você focou mais em falar sobre esse ponto do que em responder a sua primeira pergunta da introdução.
3 – Por que essas notícias falsas acarretam nessas consequências? Trazer um repertório que afirme essa a sua tese é fundamental.
DESEN 2: (1) Durante esse período de isolamento, (muitas pessoas com o intuito de ajudar e noticiar as outras compartilhavam fake news sem saber, já que nós não conheciamos* muito sobre o vírus (2)), com isso (3)mais frações da população repassavam essas informações, porém elas estão no nosso meio até hoje e não discorrem somente sobre o novo Coronavírus (4). Mas o que podemos fazer para diminuir a falta de informação e a propagação de notícias falsas entre os Brasileiros?
1 – Conectivo;
2 – Toda essa oração ficou um tanto quanto informal;
3 – “graças a esse alto nível de desinformação” Reafirme bem a sua tese;
4 – Trata-se sobre o que mais então? Você focou muuiitoo em falar sobre o impacto que o covid trouxe na fake news, mas em nenhum momento você falou que esse seria o seu foco na introdução!
5 – Mais uma vez faltou um repertório para sustentar as suas teses. Com eles iria ficar mais fácil dissertar um pouco mais em cada parágrafo, já que eles ficaram superficiais ;)
CON: (1) Para diminuirmos a “epidemia das fake news”, devemos (2) cobrar do gorverno* e da imprenssa(3) meios de combate (4), como por exemplo: palestras, eventos sociais e reconhecimento midialístico, tendo assim o objetivo de influenciar a população Nacional (5) a saber da problematíca* existente ao compartilhar notícias recebidas em apps de mensagem. Já para acabar com a falta de conhecimento básico (6), temos que cada vez mais incentivar o estudo e procurar formas de deixar a educação acessível para todos. (7)
1 – Conectivo
2 – Priorize o uso da terceira pessoa na redação “a sociedade deve”, por exemplo
3 – Imprensa
4 – “meios de combater esse impasse” parece que só meios de combate ficou solto ali no meio;
5 – Nacional não precisa ter letra maiúscula no meio da frase.
6 – Sua tese era sobre a falta de desinformação e não de conhecimento básico
7 – Você não tocou no termo educação em nenhum momento da sua red. ficou perdida essa frase no final aqui
—
Mari, não vou dar notas por dois motivos:
Não faço a mínima ideia de qual seria a nota justa para cada competência da sua redação e, o mais importante, as notas que vc recebe aqui não vão valer de nada no final do ano, as correções sim são importantes.
Acho que você precisa focar mais em aprender a utilizar repertórios ao seu favor, vai ajudar muito na robustez da sua redação e não vai deixar você falar tanto de uma coisa que na intro não mencionou nenhuma vez.
É isso, espero ter te ajudar e desculpa qlqr coisa ;)
ViníciusGarciaM
Introdução:
Atualmente (1), nós conhecemos a internet como uma “terra sem lei”, já que nela supostamente podemos discorrer sobre tudo, e com esse conceito de “lugar sem regras” (2) começaram a surgir as notícias falsas, propagadas por pessoas com más inteções (3) e/ou pessoas (4) com pouco acesso a conhecimento verídico e de qualidade. Mas compartilhar essas fake news (4) tem consequências? Será que isso incentiva mais pessoas a fazerem o mesmo? (5)
(1) começar a redação com “atualmente” ou outra palavra semelhante é muito manjada para se iniciar a redação.
(2) Você já havia citado que a internet era uma terra sem lei, portanto, não era necessário citar novamente que era um lugar sem regras.
(3) intenções*
(4) fake news é uma palavra estrangeira, logo, deve ser usada entre aspas.
Obs 1: Utilizar questionamentos na redação não é errado, mas o foco principal da redação do ENEM é de ser dissertativo-argumentativo, ou seja, expor informações e argumentar para convencer o leitor. As perguntas geram mais um efeito reflexivo do que persuasivo. Portanto, eu mudaria a forma de se realizar a introdução e retiraria os questionamentos. Novamente, não é errado usar, mas repare que a grande maioria das redações nota 900+ não apresentam questionamentos.
Obs 2: Inicie a introdução citando um filme, livro, alusão histórica e explique sobre o tema central. Depois, traçe um paralelo com a realidade no Brasil. Assim, a introdução fica melhor.
Desenvolvimento 1:
Bom (1), as fake news (2) aumentaram bastante nos últimos anos, principalmente por conta do maior acesso à internet e por conta (3) da pandemia do novo Coronavírus. Durante o auge da Covid-19 no Brasil, muitas informações não comprovadas foram publicadas na web (4), porém esse excesso de notícias gerava uma série de consequências na sociedade, como crises de ansiedade e abalo psicológico.
(1) não se usa “bom” desse jeito na redação, a não ser que fosse utilizado como adjetivo ou advérbio. Mas como elemento de iniciar a comunicação não se usa.
(2) estrangeirismo entre aspas
(3) repetição desnecessária de “por conta”
(4) estrangeirismo entre aspas. Ou pode optar por usar meio virtual em vez de “web”.
Obs 1: É recomendável o uso de repertórios (Filmes, séries, músicas ou livros) no desenvolvimento, justamente para fortalecer o seu argumento.
Desenvolvimento 2:
Durante esse período de isolamento, muitas pessoas com o intuito de ajudar e noticiar as outras compartilhavam fake news (1) sem saber (2), já que nós não conheciamos muito sobre o vírus, (3) com isso (4) mais frações da população repassavam essas informações, porém elas estão no nosso meio até hoje e não discorrem somente sobre o novo Coronavírus. (5) Mas o que podemos fazer para diminuir a falta de informação e a propagação de notícias falsas entre os Brasileiros?
(1) estrangeirismos entre aspas
(2) saberem*
(3) ponto final
(4) vírgula
(5) se não é só sobre o coronavírus é sobre o quê? Dê exemplos…
Obs 1: mesma coisa no desenvolvimento 1, cite repertórios para fortalecer seu ponto de vista.
Conclusão:
Para diminuirmos a “epidemia das fake news”, devemos cobrar do gorverno (1) e da imprenssa (2) meios de combate, como por exemplo: palestras, eventos sociais e reconhecimento midialístico, tendo assim o objetivo de influenciar a população Nacional (3) a saber da problematíca (4) existente ao compartilhar notícias recebidas em apps (5) de mensagem. Já para acabar com a falta de conhecimento básico, temos que cada vez mais incentivar o estudo e procurar formas de deixar a educação acessível para todos. (6)
(1) Governo*
(2) Imprensa*
(3) nacional*
(4) problemática*
(5) estrangeirismos entre aspas
(6) que formas pode se fazer isso? Dê exemplos
Notas:
C1: 160
C2: 120
C3: 80
C4: 120
C5: 80
Total: 560
Dica: Eu recomendo você ler algumas redações nota mil e analisar como elas foram feitas. Após a análise, compare com a sua e veja o que pode mudar.
Veja vídeos no Youtube sobre a estrutura da redação e dicas para fazer cada parágrafo.
E veja vídeos no Youtube de professores corrigindo redações.