Segundo o (IBGE) Instituto Brasileiro de geografia e estatísticas, fala que as expectativas de vida das pessoas de 1945 em relação atualmente aumentou cerca de 31,1 anos, graças ao acesso a água tratada e esgoto, crescimento econômico e outros. No entanto, com a chegada do covid-19 em 2019 a taxa de vida no Brasil diminuiu cerca de 1,94 anos em 2020. Nesse contexto, torna-se evidente os problemas com a pandemia no impacto da saúde e a diversidade de expectativas de vida no Brasil.
De acordo com as pesquisas feitas pelo demográfico Fernando Albuquerque, o homem é mais propício a morrer mais cedo do que as mulheres, ficando com a expectativa de vida de 73,1 anos e as mulheres com 80,1 anos, isto ocorre porque os homens entre 15-34 anos sofrem principalmente em relações de homicídios e acidentes. Além disso, pesquisas mostram que quem nasce em santa catarina vive mais que a média, com cerca de 79,9 anos, enquanto quem nasce em maranhão vive menos que a média, com cerca de 71,4 anos,ou seja, quem nasce em santa catarina é propício a viver 8,5 anos a mais de quem nasce em maranhão.
No entanto, pesquisas feitas por Harvard mostra que a expectativa de vida diminuiu cerca de 1,94 anos no Brasil, enquanto nos Estados Unidos diminuiu apenas 1,3 anos por ser um país políticamente mais desenvolvido, o Brasil vem se desenvolvendo bastante nesses anos, porém não tanto quanto os outros. Nessa lógica é provável que 2021 a expectativa de vida diminua mais que 2 anos podendo ser bem pior que o ano passado.
Logo necessita-se que os orgãos governamentais crie campanhas para diminuir as aglomerações feitas na sociedade, para que a saúde seja preservada por meio da alimentação saudável, exercícios e dentre outros. Deste modo, poderá melhorar a expectativa de vida das pessoas e previnir o virús.
Obs: não consegui por o espaço antes de cada parágrafo
cartola682
Segundo o (IBGE) Instituto Brasileiro de geografia e estatísticas, fala(1) que as expectativas de vida das pessoas de 1945 em relação(2) atualmente aumentou cerca de 31,1 anos, graças ao acesso a(3) água tratada e esgoto, crescimento econômico e outros. No entanto, com a chegada do covid-19(4) em 2019 a taxa de vida no Brasil diminuiu cerca de 1,94 anos em 2020. Nesse contexto, torna-se evidente os problemas com a pandemia no impacto da saúde e a diversidade de expectativas de vida no Brasil.
1 – Segundo o IBGE fala? Ficou incorreto.
2 – em relação a
3- acesso à agua
4- Covid-19
De acordo com as pesquisas feitas pelo demográfico Fernando Albuquerque, o homem é mais propício a morrer mais cedo do que as mulheres, ficando com a expectativa de vida de 73,1 anos e as mulheres com 80,1 anos, isto ocorre porque os homens entre 15-34 anos sofrem principalmente em relações de homicídios e acidentes(5). Além disso, pesquisas mostram que quem nasce em santa catarina vive mais que a média, com cerca de 79,9 anos, enquanto quem nasce em maranhão vive menos que a média, com cerca de 71,4 anos,ou seja, quem nasce em santa catarina(6) é propício a viver 8,5 anos a mais de quem nasce em maranhão.(7)
5 – Pesquisa sobre tópico frasal, aqui faltou.
6 – Santa Catarina
Texto expositivo, tenta desenvolver mais as ideias, não somente expor os dados.
Beatriz_Almeida
As correções anteriores ja foram muito boas, não muito o que falar, então vou dar uma dica, para de usar dado estatístico criança, pode ter nos textos de apoio, e se vc colocar pode ser confundido com cópia dos textos motivadores, e acredito que vc não vá lembrar de tanto dado na hora de escrever. Então, utilize ideia dos filósofos, filmes, livros, anime, desenho animado, espero ter ajudado um pouco, sucesso pra ti.
Valeria.Milhomes
Olá Gabriel, primeiramente deixando claro que sou apenas uma estudante, mas irei tentar ajudar-te
1. Notasse um domínio mediano da língua portuguesa.
2. Sua introdução ficou boa, você consegui explicar o tema muito bem
3. Seus desenvolvimento 1 ficou bom também porem recomendo-te usar mais conectivos, ficou bom bem detalhado
4. seu desenvolvimento 2, eu acehi bem alegal o fato de voce usar uma pesuisa da havard
Ângelo.
Olá! Não sei qual sua preferência de correção, mas corrigirei de acordo com as competências do ENEM, vamos lá:
C1: 160
Percebi erros de ortografia, sintaxe e vírgula! Procure melhorar isso.
C2: 160
Compreendeu bem o tema, mas falou da expectativa de vida dos brasileiros, e não falou muito do aumento dela, o que é classificado como tangência.
C3: 120
Excesso de informações. É o que chama-se de repertório improdutivo, tome cuidado. Argumente em cima de suas informações, e não precisa apresentar tantas,
C4: 120
Apresente mais conectivos, principalmente no D1. E por conta da C3, seu texto ficou menos coeso e coerente.
C5: 80
Cadê o modo/meio? E o detalhamento? Sua proposta está vaga e ela não me convenceu.
Nota final: 640
Espero que não fique chateado, ok? Mas é preciso compreender os erros para melhorar.
Bons estudos e boa sorte! :)