No livro “Os segredos da longevidade”, o autor e nutrólogo Edmond Saab Junior, tem como proposta ajudar as pessoas a compreender os mecanismos do próprio corpo. Visto isso, é possível que qualquer indivíduo consegue ter uma vida mais saudável. Entretanto, uma parcela da população tem uma má alimentação, podendo acarretar uma morte-precoce e vários problemas de saúde.
Em primeiro plano, evidencia-se que a expectativa de vida no Brasil, certamente melhorou, já que difere-se totalmente do ano de 1945 que tinha uma média de 45 anos e, de acordo com dados de 2019 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística — IBGE, a probabilidade de vida é de 76 anos.
Cabe mencionar, em segundo plano, que os interesses da população sobre à saúde é de certa forma errônea, pois utilizam de medicamentos que impedem a produção de ácido clorídrico, como é o caso de remédios para gastrite — segundo o doutor Edmond Saab. Desse modo, a desprescrição dos fármacos deve-se estar na pauta de todo médico. Contudo, certos indivíduos têm uma má alimentação, como: consumo exagerado de açúcar e o consumo excessivo de comidas gordurosas, que pode ocasionar obesidade e diabetes.
Portanto, cabe ao Ministério da Saúde, através de postos de saúde, propagandas e palestras, estabelecer meios que auxiliem à população a procurar e manter uma alimentação saudável, de modo a ajudá-los a ter uma vida mais propícia. Diante disso, o Ministério da Saúde promova, por meio de campanhas de conscientização e discussões sobre saúde alimentar e sua relevância para ter uma vida tanto salubre como duradoura.
OBS: o desenvolvimento 1, aparenta ter 4 linhas, porém deu 6 linhas no caderno, já que todas as minhas redações faço em um caderno de 30 linhas(e deu exatamente as 30 linhas) e somente depois passo para esse site. Por favor, deem uma média de quanto tiraria no ENEM, grato!
LeilaGonzaga56
Olá! Sua introdução está muito boa, você já começo inserindo uma área do conhecimento e isso faz com que o corretor tenha mais vontade em ler sua redação.
D1: está com bastante informação, mas não está muito conectado com o texto em si. Preste atenção em desenvolver a introdução.
Na sua conclusão, siga o processo dos 5 agentes, quem? Ação? Modo? Detalhamento e objetivo.
Bruna128
Olá Kauan! Adorei sua redação. Vou te dar umas dicas que podem ser eficientes.
Introdução: Gostei dos dois primeiros períodos, você trouxe um bom repertório e correlacionou com a atualidade. No entanto, ao fim do parágrafo é interessante trazer as teses que você evidenciará nos desenvolvimento 1 e 2, respectivamente. A tese é aquilo que você julga ser a causa do problema, ou a questão a ser tratada.
Desenvolvimento 1: esse segundo parágrafo pareceu meio “solto”. Você deve trazer um tema e desenvolver ele no parágrafo inteiro. A expectativa de vida melhorou, qual a consequência, qual a problematização disso? É importante contextualizar cada informação que é inserida. Ainda, em “evidencia-se que a expectativa de vida no Brasil, certamente melhorou, já que difere-se…” não é necessário vírgula, pois está separando o sujeito do predicado.
Desenvolvimento 2: Acredito que mencionar o “remédio que impede produção de ácido clorídrico” não cabe nesse tema. Ficou meio desconexo, tente buscar mais repertórios que se relacionem diretamente com a abordagem. Uma vez que o tema da redação é sobre o aumento da expectativa de vida dos brasileiros, o uso do medicamento para impedir ácido clorídrico não se relaciona diretamente. Nesse caso, você poderia ter trazido que muitos brasileiros utilizam medicamentos de forma indiscriminada e que isso pode ser determinante para prejudicar a saúde. Lembrando sempre de referenciar!
Conclusão: a princípio é imporante trazer um tópico frasal que resuma tudo que você já mencionou, em seguida responder as perguntas que validarão sua intervenção: qual agente? unido a quem? o que eles farão? meio? modo? finalidade?
Bom, acredito que sua nota fica em torno de 640 pts. Boa sorte! Você foi bem!