O filósofo francês Michel Foucault, em seu conceito de ‘’Normalização”, define haver na sociedade a repetição de comportamento sem a devida reflexão acerca dessa conduta. Tal análise pode ser facilmente aplicada à postura do corpo social tupiniquim diante do aumento da evasão escolar no Brasil, pois a habitualidade populacional frente à problemática é fruto do desconhecimento. Essa situação tem como origem a raiz histórica do país e é imprescindível enunciar os aspectos socioculturais e a insuficiência legislativa como pilares fundamentais dessa vicissitude.
Tendo em vista a realidade supracitada, é importante verificar o fator grupal. Conforme o pensador Jurgen Habermas, a razão comunicativa, ou seja, o diálogo, constitui etapa fundamental do desenvolvimento social. Nesse sentido, a falta de estímulo ao debate a respeito do aumento da evasão escolar no Brasil, todavia, coíbe o poder transformador da deliberação e, consequentemente, ocasiona afastando ainda mais uma parcela significativa da população, impossibilitando o desenvolvimento em uma parte tão importante da vida. Então, discorrer criticamente a problemática é o primeiro passo para a consolidação do progresso sociocultural apresentado por Habermas.
Além disso, merece destaque o quesito constitucional. Segundo Jean-Jacques Rousseau, os cidadãos cedem parte da liberdade adquirida na circunstância natural para que o Estado garanta direitos intransigentes. Entretanto, a falta de apoio emocional do Estado e da família contrastam a concepção do pensador enquanto o maior índice de afastamento estudantil provém de meninas acometidas de uma gravidez indesejada, inviabilizando a reinserção dessas jovens no ambiente escolar. Desse modo, ações precisam ser executadas pelas autoridades competentes com o fito de dirimir o revés.
Portanto, entende-se a temática como sendo um obstáculo intrínseco de raízes culturais e legislativas. Logo, o Ministério de Educação, por intermédio de programas administrativos, irá discutir o assunto com profissionais especialistas nessa área, a fim de mostrar as reais consequências do problema, apresentar visão crítica e orientar a respeito das novas medidas de flexibilização do impasse. Essa iniciativa ocorrerá em virtude da elaboração de um projeto estatal em parceria com as instituições (públicas e privadas), a fim de propor uma maior reintegração desses jovens no âmbito educacional. Desse modo, com a deliberação de Habermas e a justiça de Rousseau, a sociedade brasileira romperá com esse comportamento retrógrado, como fora proposto por Foucault.
ssabrynalima
Olá, gostei muito da sua redação. Apenas senti falta de mais detalhes nos parágrafos de desenvolvimento (não sou especialista). Parabéns e continue escrevendo, espero que ajude :)
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Introdução – Muito boa! Explicitou a tese e apresentou um ótimo domínio da norma padrão.
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D1 – Também excelente, mas você utilizou um verbo no gerúndio, busque substituí-lo, para ficar mais formal. Além disso, acho que você poderia ter se aprofundado um pouquinho mais.
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D2 – Aqui, eu preferi enumerar algumas observações:
“Além disso, merece destaque o quesito constitucional. [1] Segundo Jean-Jacques Rousseau, os cidadãos cedem parte da liberdade adquirida na circunstância natural para que o Estado garanta direitos intransigentes. Entretanto, a falta de apoio emocional do Estado e da família contrastam a concepção do pensador enquanto o maior índice de afastamento estudantil provém de meninas acometidas de uma gravidez indesejada, inviabilizando a reinserção dessas jovens no ambiente escolar [2]. Desse modo, ações precisam ser executadas pelas autoridades competentes com o fito de dirimir o revés.”
[1] Insira um conectivo.
[2] Você poderia ter comprovado esse dado e aprofundado melhor sua argumentação.
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Conclusão – Ótima! Proposta de intervenção excelente.
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Notas por competência:
[1] 200
[2] 200
[3] 160
[4] 200
[5] 200
Total: 960
brunalismo
Olá!! Boa tarde!!
Só de olhar a sua introdução me cativou para ler sua redação. Muito bom!!
//INTRODUÇÃO\\
Demonstra boa organização de ideias e ortografia. Sem correção textual na minha visão.
//DESENVOLVIMENTO 1 E 2\\
Eu não sei se você é estudante focado para algum vestibular ou se você já atua em alguma universidade de humanas, o que sei é que desencontro erros em seus desenvolvimentos também. Continue assim que irá bem.
//CONCLUSÃO\\
Fechamento em acordo com demais estruturas textuais.
De todos os textos, esse é o que mais me cativou a querer seguir e me basear em minhas redações. Meus parabéns!!! Merece nota 1000!!!