Doutor

O aumento da evasão escolar no Brasil.

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        O filósofo francês Michel Foucault, em seu conceito de ‘’Normalização”, define haver na sociedade a repetição de comportamento sem a devida reflexão acerca dessa conduta. Tal análise pode ser facilmente aplicada à postura do corpo social tupiniquim diante do aumento da evasão escolar no Brasil, pois a habitualidade populacional frente à problemática é fruto do desconhecimento. Essa situação tem como origem a raiz histórica do país e é imprescindível enunciar os aspectos socioculturais e a insuficiência legislativa como pilares fundamentais dessa vicissitude.

         Tendo em vista a realidade supracitada, é importante verificar  o fator grupal. Conforme o pensador Jurgen Habermas, a razão comunicativa,  ou seja, o diálogo, constitui etapa fundamental do desenvolvimento social. Nesse sentido, a falta de estímulo ao debate a respeito do aumento da evasão escolar no Brasil, todavia, coíbe o poder transformador da deliberação e, consequentemente, ocasiona afastando ainda mais uma parcela significativa da população, impossibilitando o desenvolvimento em uma parte tão importante da vida. Então, discorrer criticamente a problemática é o primeiro passo para a consolidação do progresso sociocultural apresentado por Habermas. 

          Além disso, merece destaque o quesito constitucional. Segundo Jean-Jacques Rousseau, os cidadãos cedem parte da liberdade adquirida na circunstância natural para que o Estado garanta direitos intransigentes. Entretanto, a falta de apoio emocional do Estado e da família contrastam a concepção do pensador enquanto o maior índice de afastamento estudantil provém de meninas acometidas de uma gravidez indesejada, inviabilizando  a reinserção dessas jovens no ambiente escolar. Desse modo, ações precisam ser executadas pelas autoridades competentes com o fito de dirimir o revés.

           Portanto, entende-se a temática como sendo um obstáculo intrínseco de raízes culturais e legislativas. Logo, o Ministério de Educação, por intermédio de programas administrativos, irá discutir o assunto com profissionais especialistas nessa área, a fim de mostrar as reais consequências do problema, apresentar visão crítica e orientar a respeito das novas medidas de flexibilização do impasse. Essa iniciativa ocorrerá em virtude da elaboração de um projeto estatal em parceria com as instituições (públicas e privadas), a fim de propor uma maior reintegração desses jovens no âmbito educacional. Desse modo, com a deliberação de Habermas e a justiça de Rousseau, a sociedade brasileira romperá com esse comportamento retrógrado, como fora proposto por Foucault.

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2 Correções

  1. Olá!! Boa tarde!!

    Só de olhar a sua introdução me cativou para ler sua redação. Muito bom!!

    //INTRODUÇÃO\\
    Demonstra boa organização de ideias e ortografia. Sem correção textual na minha visão.

    //DESENVOLVIMENTO 1 E 2\\
    Eu não sei se você é estudante focado para algum vestibular ou se você já atua em alguma universidade de humanas, o que sei é que desencontro erros em seus desenvolvimentos também. Continue assim que irá bem.

    //CONCLUSÃO\\
    Fechamento em acordo com demais estruturas textuais.

    De todos os textos, esse é o que mais me cativou a querer seguir e me basear em minhas redações. Meus parabéns!!! Merece nota 1000!!!

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  2. Olá, gostei muito da sua redação. Apenas senti falta de mais detalhes nos parágrafos de desenvolvimento (não sou especialista). Parabéns e continue escrevendo, espero que ajude :)

    Introdução – Muito boa! Explicitou a tese e apresentou um ótimo domínio da norma padrão.

    D1 – Também excelente, mas você utilizou um verbo no gerúndio, busque substituí-lo, para ficar mais formal. Além disso, acho que você poderia ter se aprofundado um pouquinho mais.

    D2 – Aqui, eu preferi enumerar algumas observações:
    “Além disso, merece destaque o quesito constitucional. [1] Segundo Jean-Jacques Rousseau, os cidadãos cedem parte da liberdade adquirida na circunstância natural para que o Estado garanta direitos intransigentes. Entretanto, a falta de apoio emocional do Estado e da família contrastam a concepção do pensador enquanto o maior índice de afastamento estudantil provém de meninas acometidas de uma gravidez indesejada, inviabilizando a reinserção dessas jovens no ambiente escolar [2]. Desse modo, ações precisam ser executadas pelas autoridades competentes com o fito de dirimir o revés.”
    [1] Insira um conectivo.
    [2] Você poderia ter comprovado esse dado e aprofundado melhor sua argumentação.

    Conclusão – Ótima! Proposta de intervenção excelente.

    Notas por competência:
    [1] 200
    [2] 200
    [3] 160
    [4] 200
    [5] 200
    Total: 960

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