Estudante

O atual panorama da impunidade no Brasil

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Na obra “Utopia”, do escritor inglês Thomas More, um corpo social isento de conflitos e problemas é retratado. Fora da ficção, o Brasil encontra-se em um campo hodierno que apresenta a impunidade como uma problemática persistente, intrinsecamente relacionada à realidade do país. Nesse contexto, evidencia-se a consolidação de um grave problema em virtude da insuficiência das leis e do legado histórico construído no passado.

Primordialmente, é importante destacar que a falha na legislação se caracteriza como uma dificuldade a ser enfrentada. De acordo com o filósofo John Locke, “as leis fizeram-se para os homens e não para as leis”, desse modo, ao ser criada uma lei é preciso que ela seja planejada para melhorar a vida das pessoas na sua aplicação. No entanto, observa-se que a legislação brasileira não tem sido suficiente para garantir o combate à impunidade, haja vista que o país ocupava a 9ª posição do Índice de impunidade contra jornalistas no ano de 2019, por exemplo.

Ademais, a impunidade está enraizada na história do Brasil desde o período colonial. Conforme o sociólogo Pierre Bourdieu, o que foi criado para ser instrumento de democracia não deve ser convertido em mecanismo de opressão. Nessa perspectiva, o poder Judiciário configura-se como opressor ao privilegiar a elite e as camadas de maior poder aquisitivo desde o Brasil colônia, flexibilizando as penas e promovendo recursos de absorção para pessoas que trouxeram algum tipo de benefício ou contribuição, como os chefes das capitanias hereditárias no século XVI e famosos ou políticos atualmente.

Portanto, faz-se necessária uma intervenção pontual no problema. Dessa forma, cabe ao Governo Federal, em conjuntura com o Ministério da Justiça promover ações que solucionem a questão. Tais ações devem ocorrer nos três poderes, ao aumentar a fiscalização do cumprimento das leis já existentes através de relatórios mensais de todas as delegacias do país. É possível, também, a criação da hashtag #Brasilcontraimpunidade a fim de ganhar mais visibilidade e possibilitar a participação da população nessa discussão. Assim, é viável que a democracia defendida por Bourdieu seja efetivada.

 

Redação padrão ENEM, se possível atribua uma nota, ficarei muito agradecida :)

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3 Correções

  1. • Na obra “Utopia”, do escritor inglês Thomas More, um corpo social isento de conflitos e problemas é retratado. Fora da ficção, o Brasil encontra-se em um campo hodierno que apresenta a impunidade como uma problemática persistente, intrinsecamente relacionada à realidade do país. Nesse contexto, evidencia-se a consolidação de um grave problema em virtude da insuficiência das leis e do legado histórico construído no passado.(1)

    1- tese por causas

    • Primordialmente, é importante destacar que a falha na legislação se caracteriza como uma dificuldade a ser enfrentada. De acordo com o filósofo John Locke, “as leis fizeram-se para os homens e não para as leis”, desse modo, ao ser criada uma lei é preciso que ela seja planejada para melhorar a vida das pessoas na sua aplicação. No entanto, observa-se que a legislação brasileira(2) não tem sido suficiente para garantir o combate à impunidade, haja vista que o país ocupava a 9ª posição do Índice de impunidade contra jornalistas no ano de 2019, por exemplo.
    2 – uma dica é explicitar a relação do repertório com a atualidade. Por exemplo: a legislação brasileira contraria a realidade apresentada por Locke

    • Ademais, a impunidade está enraizada na história do Brasil desde o período colonial. Conforme o sociólogo Pierre Bourdieu, o que foi criado para ser instrumento de democracia não deve ser convertido em mecanismo de opressão. Nessa perspectiva, o poder Judiciário configura-se como opressor ao privilegiar a elite e as camadas de maior poder aquisitivo desde o Brasil colônia, flexibilizando as penas e promovendo recursos de absorção para pessoas que trouxeram algum tipo de benefício ou contribuição, como os chefes das capitanias hereditárias no século XVI e famosos ou políticos atualmente.(3)

    Observação: Esse parágrafo não ficou argumentativo, você só está expondo a história, mas não está defendendo a tese ou relacionando isso à atualidade.
    3 – Aqui ficou incoerente, você estava falando do passado, como as pessoas do presente trariam benefícios àquelas do passado?

    • Portanto, faz-se necessária uma intervenção pontual no problema. Dessa forma, cabe ao Governo Federal(agente), em conjuntura(4) com o Ministério da Justiça(5) promover ações que solucionem a questão. Tais ações devem ocorrer nos três poderes, ao aumentar a fiscalização do cumprimento das leis(ação) já existentes através(meio) de relatórios mensais de todas as delegacias do país. É possível, também, a criação(ação) da hashtag #Brasilcontraimpunidade a fim(finalidade) de ganhar mais visibilidade e possibilitar a participação da população nessa discussão. Assim, é viável que a democracia defendida por Bourdieu seja efetivada.
    4 – palavra inadequada
    5 – vírgula

    C1: 200
    C2: 200
    C3: 160
    C4: 200
    C5: 160

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  2. Adorei a sua redação, você conseguiu usar de forma correta os valores da semântica de cada frase sem deixar o texto confuso, pelo contrário deu um ar diferente nele e na minha leitura ocasionou um interesse maior, não fiquei sem entender, mas compreendi todo o enredo do texto, o objetivo de cada coisa que você colocou e cada sentido que você quis passar.
    Resumindo esse seria um texto que indicaria para alguma pessoa ler

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  3. Excelente redação, parabéns!

    No 2 paragrafo do desenvolvimento ficou faltando vc fazer um defecho final bem critico…

    Competência 1
    Demonstrar domínio da norma da língua escrita. Sua nota nessa competência foi: 180

    Competência 2
    Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
    Sua nota nessa competência foi: 180

    Competência 3
    Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
    Sua nota nessa competência foi: 180

    Competência 4
    Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação. Sua nota nessa competência foi: 180

    Competência 5
    Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
    Sua nota nessa competência foi: 200

    Nota Final:
    920

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