O ATUAL CENÁRIO DA LEITURA NO BRASIL.

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 PROMULGADA PELA ONU EM 1948, A DECLARAÇÃO UNIVERSAL DE DIREITOS HUMANOS ASSEGURA A TODOS OS INDIVÍDUOS O DIREITO À EDUCAÇÃO E AO BEM-ESTAR SOCIAL. CONTUDO, NOTA-SE QUE OS BAIXOS NÍVEIS DE LEITORES PREJUDICA GRAVEMENTE OS CIDADÃOS E SUA CIDADANIA, JÁ QUE ESSE QUADRO QUEBRA O ACESSO A TAL DIREITO FUNDAMENTAL. A PARTIR DESSE CONTEXTO, PERCEBE-SE QUE AS RAÍZES, EFEITOS E IMPORTÂNCIA PARA A CIDADANIA DO CENÁRIO DA LEITURA DEVEM SER ANALISADAS.

 DIANTE DO CENÁRIO DESAFIADOR SUPRACITADO É INCONTESTÁVEL QUE O PROBLEMA DERIVA DE UMA DESIGUALDADE SOCIOECONÔMICA, VISTO QUE SEGUNDO O SOCIÓLOGO BOURDIEU, O HABITUS DOS INDIVÍDUOS É DEFINIDO PELOS CAPITAIS ECONÔMICO, CULTURAL, SIMBÓLICO E SOCIAL OS QUAIS DEFINEM AS POSSIBILIDADES DAS CLASSES SOCIAIS E ESTRUTURAM A SOCIEDADE. NESSA PERSPECTIVA- A POPULAÇÃO DE CLASSE E ESCOLARIDADE INFERIORES SOFREM COM UM ACESSO DEPLORÁVEL À LEITURA QUE DIMINUI SEU CAPITAL CULTURAL E AUMENTA O PODER SIMBÓLICO COERCITIVO DAS CLASSES SUPERIORES, UMA VEZ QUE A FALTA DE INCENTIVO FAMILIAR, ESCOLAR, ACESSO PÚBLICO A OBRAS LITERÁRIAS E PODER FINANCEIRO BAIXO LIMITAM O ACESSO A UM ACERVO LITERÁRIO, GERANDO A DIMINUIÇÃO DA LEITURA E, CONSEQUENTEMENTE, MENOR CAPACIDADE CRÍTICA E ACESSO A INFORMAÇÕES,LOGO CONSTITUINDO SEQUELAS NA CIDADANIA E DEMOCRACIA BRASILEIRA. PROVA DISSO, É A MATÉRIA DO JORNAL POLITIZE, ESSA INDICA QUE ALUNOS DE NÍVEL SOCIOECONÔMICO BAIXO POSSUEM UM APRENDIZADO DE PORTUGUÊS DE 7% E AQUELES DE NSE ALTO,75%. DIANTE DESSE QUADRO INACEITÁVEL, FICA CLARO QUE AS DESIGUALDADES TÊM UM PAPEL FULCRAL NA DIMINUIÇÃO DO HÁBITO DE LER.

 SOB OUTRO ENFOQUE É PRIMORDIAL SALIENTAR QUE A TERRÍVEL ADVERSIDADE EM DEBATE TEM SUAS RAÍZES NA 1° REVOLUÇÃO INDUSTRIAL, DADO QUE NESTE PERÍODO A CONCEPÇÃO CAPITALISTA DE VELOCIDADE E PRODUTIVIDADE INCORPOROU-SE AO MODO DE VIDA, CRIANDO O PENSAMENTO DE NÃO TER TEMPO PARA LER E, ALÉM DISSO, A INDÚSTRIA CULTURAL CRIOU A CULTURA DE MASSAS TRANSMITIDA EM REDES SOCIAIS E PLATAFORMAS DE“STREAMING”, ASSIM PROMOVENDO A PREFERÊNCIA DOS INDIVÍDUOS POR ESSAS ATIVIDADES NO TEMPO LIVRE. NESSA ÓPTICA CAÓTICA, É PERCEPTÍVEL QUE OS TEMPOS MODERNOS MUDARAM OS HÁBITOS DOS HUMANOS.

 

 POR ESSE ÂNGULO DESSARTE, A FIM DE AUMENTAR A TAXA DE LEITORES, É PRECISO QUE A UNIÃO EM CONJUNTO COM O MEC E MF INVISTAM PESADAMENTE, MEDIANTE O AUMENTO DE IMPOSTOS VIA RENDA, EM REFORMAR O ENSINO PÚBLICO, AUMENTAR O NÚMERO DE BIBLIOTECAS E ACESSO À EDUCAÇÃO SUPERIOR COM O INTUITO DE PROMOVER UMA DIVERSIDADE DE HÁBITOS CULTURAIS NO BRASIL E DIMINUIR AS DESIGUALDADES DE CAPITAIS, ASSIM UM PAÍS COM CIDADÃOS CONSCIENTES, ATIVOS E COM O PODER CRÍTICO PARA EXERCER A CIDADANIA SERÁ CONSTRUÍDO.

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2 Correções

  1. Há muitos erros de pontuação e de grafia. (Palavras grafadas erradamente com letra maiúscula, vírgulas no lugar de ponto etc…)
    Tome mais cuidado quanto a esse aspecto.

    O texto, de modo geral, apresenta bons argumentos e boa contextualização.

    Competência 1: Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa – 80
    Demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita.

    Competência 2: Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa – 160
    Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.

    Competência 3: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista – 120
    Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.

    Competência 4: Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação – 160
    Articula as partes do texto, com poucas inadequações, e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

    Competência 5: Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos – 120
    Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.

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  2. 1. 180 pontos – A palavra deplorável eu achei que está fora do contexto, ou que está faltando algum sinal de pontuação. Já na sentença “ o problema deriva uma desigualdade” faltou a preposição “de“. Claro que também não estou avaliando alguns erros, por acreditar que sejam causados pelo corretor da plataforma (letras maiúsculas).
    2. 200 pontos – aplicou conceitos muito bem, texto rico em informações.
    3. 200 pontos – defendeu seu ponto de vista com informações de jornais e também com mudanças culturais geradas por fatores históricos.
    4. 200 pontos – texto claro e coerente.
    5. 140 pontos – senti falta da intervenção para o problema cultural gerado pela Primeira Revolução Industrial.

    Em geral, gostei bastante da sua redação. Você escreve bem e tem o domínio da dissertação cobrada no exame.

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