A internet está no dia a dia da sociedade, nela se encontra as redes sociais, um meio de comunicação, assim como há os sites, blogs, portais, nos quais é possível manifestar pensamentos, crenças e opiniões. Há usuários que utilizam o meio digital sem se identificar de maneira a causar danos a terceiros que dificultam o desenvolvimento da sociedade digital.
O direito à liberdade de manifestar pensamento é consagrado na Constituição Federal de 1988, assim como está expresso na Declaração Universal dos Direitos Humanos de 1948. Contudo, na Carta Magna é vedado o anonimato, pois, também, é assegurado o direito de resposta proporcional ao agravo, bem como indenização por dano moral ou à imagem.
A sensação do anonimato e de impunidade na internet gera desrespeito ao direito de outrem, tipificados como crimes contra a honra na internet (ameaça, calúnia, difamação, injúria e falsa identidade), porque evento como este que ocasiona entraves na evolução da sociedade digital que torna a internet um local selvagem e inseguro, segundo a especialista em direito digital Patrícia Peck em 2015.
No momento que se exerce um direito que excede os limites impostos pelo seu fim econômico, social, pela boa-fé ou pelos bons costumes é configurado como ato ilícito de acordo com o Código Civil, porém há usuários digitais que praticam o direito fundamental como sendo ilimitado, entretanto em 2015 o Supremo Tribunal de Justiça apresentou a jurisprudência de sessenta e cinco casos de crimes no âmbito digital contra a honra que geraram pagamentos de indenizações em favor das vítimas e retirada de páginas do ar.
Logo, ao se expressar anonimamente, na internet, praticando crimes contra a honra que gerou resultados de retrocesso na comunidade digital que são os frutos da injustiça e da insegurança no ambiente digital.
AnaPaula1000
olá, bom texto!
Gostei do tema escolhido, muito interessante.
tente melhorar sua estruturação, senti falta de uma conclusão.
Seus texto vem carregado de informações boas porém a utilização de várias citações deixa seu texto saturado, tome cuidado com isso.
Por fim gostaria de ressaltar o que foi dito pelo corretor Gustatavo, trabalhe melhor seus argumentos no desenvolvimento, utilize mais conectivos e demostre mais a sua tese
espero que tenha ajudado!
eu daria 600 pontos
Gustatavo
Introdução:
1- “A internet está dia a dia sociedade” essa frase ficou meio que sem sentido, mesmo havendo uma explicação logo depois da vírgula.
2- “manifestar pensamentos, crenças e opiniões.” No contexto dessa frase, pensamento e opinião tem o mesmo significado, tome cuidado com isso.
3- “Há usuários que utilizam o meio digital sem se identificar de maneira a causar danos a terceiros que dificultam o desenvolvimento da sociedade digital.” Nesse período, poderia ter apresentado dois causadores do óbice apresentado, é essencial numa introdução.
4- Ausência de conectivos.
5- Pesquise sobre a estrutura de uma introdução, vai ajudar muito, algumas dicas: use 3 períodos, e conectivos sempre que iniciar um novo período.
Primeiro Desenvolvimento:
1-Nesse desenvolvimento, houve muita informação “Carta Magna, Constituição e DH”, tente equilibrar as informações com seu pensamento.
2- Tente escrever com suas próprias palavras sobre a problemática, depois você pode apresentar esse repertório para dar solidez nos seus argumentos, ou vice versa.
3- Em toda a estrutura desse desenvolvimento, há apenas um período, isso deixa a leitura corrida, mesmo havendo vírgula. Divida sua redação por períodos, independente se estiver na introdução, desenvolvimento ou conclusão.
4- Faça um desfecho no último período, pois terminar o primeiro desenvolvimento em: “agravo, bem como indenização por dano moral ou à imagem.” Fica muito em aberto, mesmo tendo mais conteúdo no próximo parágrafo.
Segundo Desenvolvimento:
1- Nesse desenvolvimento há os mesmos erros que o primeiro, porém, esse há argumentos sólidos, gostei muito :)
2- A mesma coisa que falei antes, priorize os conectivos, dívida em períodos e vai dar tudo certo.
Observação: há 4 parágrafos com argumentações, está faltando uma conclusão, sempre no último parágrafo, faça uma conclusão (proposta de intervenção).
Vou explicar a estrutura de uma redação dissertativa argumentativa:
1- Introdução:
– Apresentar problemática.
– Ponto de vista.
– Apresentar dois causadores do problema apresentado.
– Use 3 períodos e conectivos
2- Primeiro desenvolvimento:
– Tópico frasal
– Argumentos
– Repertório
-Use 3 ou 4 períodos, e conectivos!
– Fechamento do desenvolvimento.
3- Segundo desenvolvimento:
-Faça o mesmo que o outro desenvolvimento
4- Conclusão:
– Tópico frasal
– Faça uma proposta de intervenção para a problemática tratada no texto.
– Fechamento da conclusão.
Tente pesquisar mais sobre a estrutura de redação dissertativa argumentativa, vai ajudar muito. Boa sorte com os estudos, abraços!